Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Um pequeno passo para Ted Ts’o, e um grande salto para o ext4

“Um grande passo no desenvolvimento de um novo sistema de arquivos é quando seus próprios desenvolvedores se sentem confiantes o suficiente para começar a usá-lo nas suas próprias máquinas pessoais, no dia-a-dia (e não em partições de teste). E este momento parece ter chegado para o ext4, pois o seu desenvolvedor Ted Ts’o migrou seu laptop pessoal para ele, e vem usando sem grandes sustos – embora tenha aumentado a freqüência dos backups ;-) Usuários do mundo inteiro já usavam o ext4, mesmo estando marcado como em testes. Mas agora que recebeu esta chancela, talvez estejamos mais perto de ver o ext4 ser declarado como pronto para o uso em produção.”

Enviado por Julio Pacheco – referência (lwn.net).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 2:58 pm

    O Ext4 tem desfragmentador?

    Marllon (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 5:16 pm

    O Ext4 naum precisa de desfragmentação pois tem o esquema de journaling, que indexa os arquivos sequencialmente, desfragmentação só em ntfs, fat e o futuro winfs (eca!)

    Gostaria de saber detalhadamente quais as principais diferenças entre o ext4 e o novo reiserFS… o que ouvi falar é que o reiser tem maior consumo de cpu.. mas isso é muito impactante em workstations? digo, se eu colcoar o ext4 ganho muitas performance em relação ao reiser?

    Att

    Isaac (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 7:22 pm

    O que eu realmente queria ver no Linux é o ZFS.
    Dizem que daqui a uns 2 anos, ele será portado para o sistema.
    Será?

    Cadu (usuário não registrado) em 1/07/2008 às 7:28 pm

    Olha, se tem algo que o journaling NÃO significa, isso é “indexar os arquivos sequencialmente”. E basicamente todos os sistemas de arquivo fazem o possível para gravar no disco blocos do mesmo arquivo sequencialmente, ou de uma maneira em que o acesso a eles em sequência aconteça o mais rapido possível (às vezes é necessário intercalar ou fazer mágicas parecidas).

    Acho que as ferramentas de desfrag da serie 3 pode funcionar, assim como e2desfrag funciona “mais ou menos” no ext3, possivelmente o e3desfrag deve funcionar nos primeiros builds do ext4!

    Não é comum desfragmentar partições Linux, até porque a taxa de fragmentação dos sistemas de arquivo do linux tende ser bem baixa, porém as vezes é bom, principalmente se tiver acima de 10% de fragmentação!

    sem@email.org (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 12:50 am

    “Não é comum desfragmentar partições Linux”

    Um comentario:

    Um engano comum que todos nos que usamos/usavamos Windows ja cometemos eh de pensar que desfragmentar aumenta o desempenho do Windows. Quer dizer, ate que eh verdade, melhora, mas o que aumenta mesmo o desempenho do Windows eh escolher aquela opçao de re-arranjar os arquivos mais usados para que abram mais rapido na hora de desfragmentar!

    O Linux praticamente nao precisa de desfragmentar o sistema de arquivos. No meu caso, agora mesmo, o indice de fragmentaçao eh 5%. Se aumentar muito mais que isso eu vou usar a famosa “desfragmentaçao do homem das cavernas”: Copio tudo de uma partiçao para uma outra, reformato e copio de volta para a partiçao original.

    No entanto nao existe, que eu saiba, uma maneira de re-arranjar os arquivos numa partiçao Linux (ext2, ext3 etc) para que os programas mais usados iniciem mais rapidamente.

    Penso eu, que quando o pessoal mais antigo pergunta sobre desfragmentador no Linux estao na verdade perguntando por uma maneira de melhorar o desempenho – ja que desfragmentar no Windows melhora visivelmente o desempenho.

    Quanto ao ext4 espero ansiosamente. So estou esperando a confirmaçao da noticia que H. Reiser cometeu (confessou) mesmo o crime do qual eh acusado para tirar definitivamente partiçoes reiser do meu PC.Mesmo que o desempenho do reiserfs seja maravilhoso (nunca tive um crash) nao da para ignorar o que ele fez (caso ele tenha feito mesmo).

    Nao da para ignorar um crime como estes que mudou arrazou com a vida ate de quem deveria ser protegido: os filhos de H. Reiser.

    Alexandre (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 5:55 am

    um recurso que tem no ext4

    Online defragmentation

    Ext4 will eventually also have an online defragmenter. Even with the various techniques used to avoid it, a long lived file system does tend to become fragmented over time. Ext4 has a tool which can defragment individual files or entire file systems.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Ext4

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 9:55 am

    Revoltado, concordei inteiramente com você. Imagina se alguém, acidentalmente, mata outra pessoa, e é presa por isso. Seu filho, na escola, deveria ser discriminado por causa dos atos dos seu pai?

    E daí que o Hans é um assassino? Um excelente sistemas de arquivo precisa ser penalizado só por que o criador pisou na bola?

    Palavra de meu pai: “Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.” – João 8:7

    Mas vocês quem? Você está respondendo a um cara que quer assumir o papel de juiz. É singular, e não justifica chamar de hipócrita todo mundo que ler sua mensagem!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 10:10 am

    É Augusto. Não me atentei pra parte da generalização…

    Revoltado (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 10:33 am

    Augusto, meu comentário foi dirigido não apenas para o sem@email.org mas para TODAS as pessoas com a mesma opinião que infelizmente são muitas.

    Também, as “comadres” leitoras do BR-Linux não suportam a verdade, visto que meu comentário anterior foi rapidamente moderado.

    Se quer se referir a um grupo, deixe claro a quem está se referindo. A generalização que você usou não é bem-vinda aqui, nem o comentário ofensivo.

    A moderação é um recurso à disposição dos usuários do BR-Linux, e me parece que foi bem usada ao reduzir a visibilidade da sua generalização ofensiva. Por favor não repita estas atitudes por aqui.

    Saiba mais sobre como funciona a moderação, participe dela e, se desejar, comente-a pelo formulário de contato. Leia também os Termos de uso. Criticar e ofender os leitores que usam (bem) o sistema dificilmente está dentro do tema da discussão em curso nas notícias, e eu peço que você não repita este comportamento por aqui.

    Eri Ramos Bastos (usuário não registrado) em 2/07/2008 às 2:01 pm

    Eu estou com o Isaac… Depois de pesquisar sobre o ZFS 2 coisas aconteceram:

    1-) Somente o chipset do meu wireless está me impedindo de migrar pra OpenSolaris ou Nexenta (o último é mais provável)
    2-) Todos os outros filesystems me parecem iguais.

    Se os rumores forem confirmados, no entanto, ai fico com o Linux mesmo, afinal um pinguim é muito mais legal que uma girafa. :-P

    []‘s

    Não tenho nada contra a família ext. Desde que me lembro por gente utilizo o reiser em meu PC. Acho que utilizei ext3 somente quando usei o Red Hat, há um bom tempo. O que não gostei do ext3 é que à cada determinado número de montagens de uma partição ele checava automaticamente a consistência dos dados. Não que isso seja ruim, mas me fazia lembrar do Windows… hauahua Mas mesmo assim nunca tive problemas de perda de dados com ele.
    Já o reiser… Sei lá. Acho que é por costume mesmo. Mesmo com as fenomenais cagadas que tenho feito com o HD do meu pc, ele tem agüentado a barra muito bem. Frequentemente dá kernel panic quando restauro o computador de uma hibernação (isto depois de alguns problemas de hardware), e a partição no disco certamente é que mais sofre. E mesmo assim parece não haver dano algum no sistema de arquivos.

    Que fiquem estáveis logo o reiser4 e o ext4.

    Quanto à prisão do Reiser, é palhaçada né? A idéia de comunidade não é não depender de uma pessoa ou empresa em específico? Pois então? O ReiserFS é um excelente “produto”, e havendo ou não a Namesys ou o Hans, seu desenvolvimento será continuado, e o fato de o cara ser ou não culpado não muda em nada a qualidade do que ele produziu.

    Ou então vá morar numa selva, já que 50% – chutou, chutou! – das parafernálias tecnológicas que você usa foram inventados com fins militares. E isto lembra guerra, que lembra morte, assassinatos, às vezes coisas muito piores do que o que o Hans cometeu.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 7/07/2008 às 1:05 am

    E daí que o Hans é um assassino? Um excelente sistemas de arquivo precisa ser penalizado só por que o criador pisou na bola?

    “E daí”?

    E dai que se ele tivesse jogado a filha do sexto andar faria diferença?

    Um excelente sistemas de arquivo precisa ser penalizado só por que o criador pisou na bola?

    Infelizmente o FS se chama reiserfs.

    Peço desculpas aos funcionarios da empresa que criou o reiserfs, e tambem agradeço pelos varios anos de otimo desmpenho.

    Uma coisa que facilita muito o trabalho de divulgar o FSoftware eh o mal carater da M$. A M$ eh mal, e faz coisas ruins. Mas nada do que ela faça chega perto de matar a mae dos proprios filhos. Como eh que da para criticar a M$ e virar os olhos para o caso Reiser?

    Agora as crianças estao na Russia sendo criados pela sogra e pelos cunhados. Talvez daqui a alguns anos possamos velos trabalhando em filmes pornos made in fundo de quintal.

    Por pior que fosse a mae era melhor te-los por perto para proteger, ou nao?

    Agora ele esta na cadeia “#” e nao pode ajudar ninguem.

    Como eh que eu posso instalar um Linux num pc de um amigo ou cliente usando reiserfs e nao dizer para a pessoa o que fez o cara criou o fs? Eu tenho este direito? De omitir fatos?

    Algumas pessoas realmente se importam com este tipo de coisa!

    Voce vai ver este tipo de comportamente em pessoas civilizadas (ou que busquem ser civilizadas).

    E reze para voce nunca estar na mesma situaçao que o Reiser se meteu. Pode acontecer com quaquer um.O desespero eh mal conselheiro.

    Mas, ainda nao tivemos a confirmaçao da culpa do Reiser. Vamos aguardar.

Este post é antigo (2008-07-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.