Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ulteo Virtual Desktop: Aplicações Linux, Rodando Diretamente no Windows

“Um novo sistema de Virtualização denominado Ultreo promente revolucionar o mercado de integração em sistemas Operacionais Linux e Windows. Baseado no projeto CoLinux, usa os pacotes do Ubuntu e parece uma ótima alternativa para quem precisa usar Windows mas não quer abrir mão das aplicações do Linux.

O Ultreo, não é emulação como o VMware/Virtualbox/Virtual PC e nem um adapter como o Cygwin. O CoLinux roda o kernel do Linux em paralelo ao kernel do Windows, portanto a performance é quase a mesma do que executar o código diretamente no Linux (com exceção do overhead causado pela presença dos dois sistemas operacionais em memória).”

Enviado por Dailson Fernandes (dailsonΘyahoo·com) – referência (dailson.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    AlphaZine (usuário não registrado) em 21/05/2008 às 3:12 pm

    No texto da notícia tá Ultreo. Na verdade é Uteo. :P

    foobob (usuário não registrado) em 21/05/2008 às 3:21 pm

    coisa mais inútil

    Acho que o sonho de todos aqui é o contrário, poder usar aplicações windows no Linux.

    Sei que vão me dizer que já existe Wine, mas não é a mesma coisa, o software da empresa onde trabalho por exemplo, roda com muitas falhas, a mais inconveniente é de uma janela com o foco se posicionar atrás da outra que depende de uma reposta sua na janela focada, o que inviabiliza o uso de wine no meu caso, infelizmente.

    Ricardo Carraro (usuário não registrado) em 21/05/2008 às 4:39 pm

    Que besteira, vários softwares legais do Linux rodando sobre o instável sistema do Bill ahahaha, Um “Não respondendo” bem grande na borda da janela ahahahahah.

    João Marcus (usuário não registrado) em 21/05/2008 às 4:46 pm

    @Wushu,

    A melhor solução é usar virtualização.
    Não é realista a expectativa de que as aplicações Windows rodariam perfeitamente no Linux. Instale um VirtualBox com Windows. É fácil, rápido e funciona muito bem.

    Já existia isso há mto tempo.
    Tem ubuntu que roda dentro do windows e tudo.
    Veja o projeto andLinux por exemplo…

    Mas realmente é um lixo. Serve pra nada.

    Bom, retifico meu comentário, pode servir sim, pode ter algumas utilidades pra quem usa Windows, tipo rodar um LAMP como rootkit oculto :)

    @João Marcus,

    No meu PC tudo bem, o problema é fazer isso com mais 30 estações de trabalho e explicar para os usuários como fazer, além de não acrescentar melhoria ao sistema de trabalho da empresa e diminuir a performance mesmo que minimamente.

    O jeito é esperar o software ser portado para web. :-)

    Abraço.

    Instalem esse novo virtualbox 1.6 no linux e usem o novo recurso “seamless windows”, onde as janelas dos programas windows rodando dentro da máquina virtual windows aparecem no desktop linux como se fossem programas nativos, isto é, rodando lado a lado com outros aplicativos linux.

    Vejam como é esse recurso em

    http://www.theopensourcerer.com/wp-content/uploads/2007/12/screenshot-nq8.png

    http://www.youtube.com/watch?v=njGsQXXi3ic

    Com o Vista pesadão, é muito mais vantagem usar um linux no desktop e usar um windows XP (ou um windows 98 se o hardware for fraco ou se você já tiver a licença dele) ou windows 2003 para rodar os aplicativos windows legados que houver.

    Não é uma solução para quem quer legalizar empresas (é preciso pagar pelo windows mesmo numa máquina virtual) mas é uma solução mais prática do que um dual-boot e com maior certeza de compatibilidade plena do que o wine/cedega.

    Daniel (usuário não registrado) em 22/05/2008 às 9:25 pm

    Copia do novo Terminal Service do Win2k8, onde as aplicacoes rodam via TS diretamente no terminal, inclusive é possivel criar os seus proprios pacotes, personalizar e salvar – para o usuario fica transparente que é uma aplicacao de terminal.

    LKRaider (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 12:50 am

    Já usava o andLinux há bastante tempo desta forma no workstation que utilizava no trabalho. Como as estações eram padronizadas em Windows 2000 e eu não conseguia ficar longe do Linux, optei por essa solução para poder fazer desenvolvimento de aplicações em python, php, mysql, apache, e poder utilizar todas as facilidades das ferramentas unix para isso.

    Bruno P Goncalçves (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 8:22 am

    ótima alternativa, instalei em algumas maquina aqui do lab da faculdade onde trabalho, e funcionou perfeitamente, muito util.

    Valeu!

    João Marcus (usuário não registrado) em 23/05/2008 às 8:48 am

    @Daniel

    Cópia do TS? O que você anda fumando? Quero um pouco também! :-)

    Não é cópia do TS porque o Ulteo permite rodar dentro do Windows aplicações do Linux, que é outro OS, totalmente diferente. Isso é algo muito mais complexo do que parece. O TS não serve para rodar aplicações de outro sistema, serve para criar estações de trabalho remotas.

Este post é antigo (2008-05-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.