Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sun pretende homologar Ubuntu

“Mark Shuttleworth, fundador da Canonical – empresa responsável pelo Ubuntu –, afirmou que a Sun demonstrou interesse em homologar essa distribuição em seus servidores. A ação seria muito importante para a empresa sul-africana, pois ela concorreria contra os pesos-pesados das distribuições corporativas (chamadas comumente de Enterprise), Red Hat e Novell – ambas com modelos baseados em subscrição, diferentemente do Ubuntu. A Canonical já oferece suporte comercial, ela própria, ao Ubuntu instalado em determinadas máquinas da Sun. O que muda, agora, é a homologação por parte da fabricante do hardware.”

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) – referência (linuxmagazine.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Aposto que mais cedo ou mais tarde a Sun vai querer comprar a Canonical. Ela está querendo dar um impulso no seu Solaris/OpenSolaris e ter uma distribuição popular como o Ubuntu seria um bom negócio para ela, ainda mais se começar a ser usada como distribuição corporativa e com hardware Sun.

    A Sun inclusive contratou o “pai” do Debian para tornar o Solaris mais parecido com o linux no uso. E como o Ubuntu é baseado no Debian, tudo parece começar a se encaixar.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 5:12 pm

    Seria interessante, nunca tinha pensado nisso.
    Mas já é positivo para o Linux ter mais uma distro homologado para o harware da Sun. É mais um mercado que se abre e gradualmente ele vai ficando mais compatível com uma série de hardwares.
    A Sun divide amores entre os que acreditam que ela muito contribui para a comunidade e os que a odeiam por acreditarem que ela tem interesses escusos por trás. Não sei o quanto ela está ganhando com o Linux, mas a comunidade já ganhou muito com suas contribuições.

    Webmarlin (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 6:40 pm

    Acho que a SUN é apenas uma empresa que busca crescer com ética e responsabilidade. Não dá pra eles ficarem só no romantismo tb né?

    Eumetheus (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 7:12 pm

    Daqui a pouco tempo todos veremos: Sun compra a Canonical.

    É nítido o interesse da Sun em produtos Livres (MySQL etc..).

    Sendo o ubuntu hoje o único linux que roda nos SPARCs da Sun, faz muito sentido essa aquisição para posicioná-la no mercado contra RedHat e Novell.

    Eduardo Padoan (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 7:24 pm

    Nitpicking: a canonical não pe sul-africana, ela tem sua sede na Ilha de Man, no Reino Unido.

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 8:03 pm

    A Sun já tem diversas distribuições Linux homologadas na sua base de hardware (bem como outros SOs), ela deve fazer isso porque deve achar melhor ter um leque maior de opções do que fazer um lock-in de suas próprias soluções. Todo mundo sai ganhando, principalmente quem quer comprar um hardware Sun e quer usar o Ubuntu. Ou seja, mais mercado pra Sun e mais alternativas para os compradores/usuários.

    Sonbre o outro ponto, acho difícil a Sun ou qualquer outra empresa comprar a Canonical, viu…

    Rafael (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 9:17 pm

    Eu realmente acho que o fato de homologar o Ubuntu para os servidores da Sun soh ajuda a comunidade Linux. Vamos por exemplo citar o processador UltraSPARC T1 e o UltraSPARC T2 (processadores de 8 cores com 4 e 8 threads por core). Esses processadores foram lancados sob licensa GPL. Agora homologar um Linux para rodar em uma maquina CMT (Chip Multi Threading) soh acrescenta beneficios ao portfolio do kernel do Linux (capaz de rodar NUMA e CMT).

    Gosto muito das atitudes da Sun… que pelos proprios discursos nao se mostra boazinha .. toda empresa capitalista tem lucro por detras dos seus interesses.. mas isso nao impede a empresa de ter uma missao, etica e de ter outros interesses…
    Nao vamos ser simplistas achando que linux eh != de capitalismo apenas pelo fato de ser de graca.. ninguem que roda linux hoje em dia deixa de gastar dinheiro com suporte (pelo menos grandes empresas).. nem mesmo se precisarem contratar pessoas capacitadas em linux para suportar suas operacoes.

    Agora pela tecnologia de virtualizacao do UltraSPARC T1 e T2 o mais legal mesmo eh criar um Sistema Operacional paravirtualizado por firmware.. segmentando o mesmo processador (pastilha) em multiplos Sistemas Operacionais… e isso a Sun esta fazendo.. rodar linux e solaris em conjunto.. em um unico processador…

    Assim como tambem esta investindo nessa mesma ideia.. na arquitetura X86 com o Solaris XVM (baseado no projeto Xen da Xensource).

    Enfim.. 600 novas features no solaris 10 .. que foram abertas para comunidade.. ou vcs acham que eh coincidencia o kernel 2.6.24 comecar a suportar resource management e containers ? ou vcs acham que eh coincidencia o openvz ganhar um novo “fair share scheduler”.

    Na natureza nada se cria.. tudo se transforma ;)

    Particularmente não vejo ubuntu em servidores. Vejo o foco do ubuntu nos desktops, deixando o trabalho de servidor para debian e red hat…

    Rafael (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 10:34 pm

    Eu particularmente vejo sim ubuntu nos servidores, mas eles ainda precisam fazer um trabalho muito forte aos ISVs tipo oracle, SAP, etc etc para suportarem a distro deles.

    Ja o debian.. eh o que falei acima.. eu ja curti muito debian, gosto de outras distro tambem que nao sao comerciais.. MAS para o mundo corporativo.. tem que ter suporte.. seja suse ou redhat.. as 2 que dominam o mundo corporativo.

    Ubuntu pode ser o debian que dara certo no mundo corporativo, com uma empresa suportando o OS para outras empresas… tomara ;)

    Abracos

    bebeto-maya (usuário não registrado) em 5/04/2008 às 12:05 am

    Está faltando só um ou dois ajustes para o ubuntu se tornar o sistema operacional perfeito. Talvez isso passe pela instalação automatizada de hardware com drivers proprietários…Algo que ainda requer alguma inervenção do usuário.

    Rafael (usuário não registrado) em 4/04/2008 às 9:17 pm

    Enfim.. 600 novas features no solaris 10 .. que foram abertas para comunidade.. ou vcs acham que eh coincidencia o kernel 2.6.24 comecar a suportar resource management e containers ?

    De que “novas features” você está falando? O Solaris Containers foi copiado do Jails, recurso este criado e existente no FreeBSD desde o ano 2000. A Sun simplesmente pegou este recurso, adicionou ao Solaris e fez algumas modificações. Não há nada de inovador nisso.

    Na natureza nada se cria.. tudo se transforma ;)

    É… de fato você tem toda a razão :)

Este post é antigo (2008-04-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.