Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Richard Stallman pode cancelar sua visita à Rússia

Segundo relato do site Вебпланета, uma visita de Richard Stallman à Rússia, agendada para o mês que vem, pode ser cancelada devido a problemas causados por uma tardia solicitação de visto. Leia também: o Segundo Segredo de Fátima.

Um político russo, descrito pelo Вебпланета como o único que apóia os movimentos do software livre e código aberto na Rússia, se ofereceu para oferecer ajuda nos trâmites, mas o fundador do projeto GNU recusou a ajuda.

O motivo da rejeição, ainda segundo o Вебпланета, foi que um russo residente na Irlanda e que mantém o linux.org.ru escreveu uma carta ao Dr. Stallman dizendo a ele que este político é mau para o software livre, devido à sua luta contra a independência dos países bálticos nos anos 80. Mas nao é só isso: segundo ele, o político em questão quer usar o software livre para seus próprios fins, incluindo a criação de um sistema operacional nacional para a Rússia, independente da Microsoft.

Saiba mais (webplanet.ru), via Linux Today.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gleidson Lacerda (usuário não registrado) em 14/02/2008 às 12:02 am

    Hoje não é 1o de Abril, certo?…

    Adler Medrado (usuário não registrado) em 14/02/2008 às 1:14 am

    Na boa, se o cara era realmente contra a independência dos países do báltico, ele não merece crédito. Uma pessoa a favor de todas as atrocidades cometidas pelo regime comunista da URSS a estes países não pode ser levada a sério.

    Falo como uma pessoa descendente de pessoas que vieram ao Brasil fugindo daquele maldito regime, portanto eu sei do que estou falando.

    abraços.

    sem@email.org (usuário não registrado) em 14/02/2008 às 2:32 am

    Um político russo, descrito pelo Вебпланета como o único que apóia os movimentos do software livre e código aberto na Rússia,

    “o único que apóia os movimentos do software livre e código aberto na Rússia” !!!!

    Esta noticia eh assustadorea!!!!! Caramba, espero que haja uma explicaçao deste absurdo.

    Os russos querem criar um sistema operacional proprio para competir com a M$?

    Kut (usuário não registrado) em 14/02/2008 às 9:43 am

    perae… esse post é sobre a questao do software livre na russia ou eh mais um oferenda ao papa Richard Stallman?

    Sem fanatismos por favor!

    Nossa, que post mais maluco. Augusto, você vai estar aqui no Campus Party?

    Por isso que eu adoro UTF-8. Como se escreve “Вебпланета” sem copiar e colar? hauahau

    Mas, quanto à notícia… Muito embora o software livre tenha ganho um caráter político – odiado por muitos justamente por isso -, muitas vezes temos que desconsiderar estas questões. Questões política são muito mais complexas do que achamos.

    Basta lembrar que um conhecido usuário de software-livre é o exército norte-americano. Eles são bonzinhos, não são?

    Também não é ser hipócrita a ponto de ir apresentar e incentivar o uso de software livre para grupos guerrilheiros, tipo FARC, IRA, etc.

    “Toma aqui, seu Osama. Este software de controle de míssil é licenciado pela GPL-3. Você pode modificar e distribuir segundo este documento. Caso você modifique-o, por exemplo, fazendo dele capaz de afetar uma área maior no impacto, deve distribuir esta modificação segundo o mesmo documento”

    Se não me engano, quando estava sendo implementada a GPL-3, o RMS queria que ele criasse imitações quanto ao uso de softwares, sendo que estes não poderiam ser utilizados com fins que prejudicassem pessoas, como em guerras, etc. Alguém aí leu o documento e sabe se realmente existem estas cláusulas?

    Aliás, o RMS deveria mesmo “catequizar” aqueles ainda selvagens. Não adianta ir palestrar num lugar onde o software livre já está difundido. Contanto que a KGB não o envenene com polônio tá tudo bem.

    Não, Silveira, estou em Floripa!

    PS: não entendi o do “Leia também: …”

    Tenchi, eu não acho que deva desconsiderar qualquer questão política na qual eu mesmo esteja envolvido, seja complexa ou não. Mas no caso noticiado, me parece que tem que decidir entre considerar ou desconsiderar a questão política específica é o próprio Stallman, e as demais pessoas envolvidas diretamente.

    De uma forma ou de outra, não acho que a adoção de softwares livres por organizações que não compartilhem dos mesmos ideais ou visões que as dos desenvolvedores (e incluo aí os governos totalitários, as organizações terroristas, etc.) seja algo que possa efetivamente ser controlado ou evitado por termos de licenciamento.

    Tenchi, acho que existe uma licença baseada em GPL que proíbe o uso em atividades militares, mas não é da FSF, até porque isso não enquadra na proposta dela. Inclusive, quanto ao RMS, é uma posição pessoal. A gente não pode relacionar as atitudes políticas dele com a FSF, como muitos gostam de fazer para descarecterizar ambos.

    E eu também não aceitaria ajuda de um nacionalista.

    então, Saint Ignucius está na profecia de Fátima? ;)

    e depois dizem que ele é comunista! opa! talvez seja, talvez os russos é que tenham abandonado o comunismo em favor do capital livre (não, software) e da máfia…

    IRLame (usuário não registrado) em 15/02/2008 às 12:27 am

    O RMS é o Homem-Aranha do Clárim BR-Linux. O JJ Campos não cansa de chamar ele de ameaça gplista!

    [Medo]Será que ele vai oferecer recompensas pela cabeça dele? Será que ele contratará esmaga-aranhas?[/medo]

Este post é antigo (2008-02-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.