Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Relato de experiência com o Mandriva

“Pessoal, postei no meu blog um relato da minha experiência com o Mandriva. Já uso Linux há um ano e não posso deixar de relatar sobre a experiência boa que tive, e que continuo tendo, com essa distro.

Trecho: “Há pouco menos de um mês baixei e instalei a versão final 2009. Adorei essa nova versão, tava até meia cabreira porque tinha testado a release candidate com o kde 4.0, mas tinha detestado porque travava muito, aí criei uma certa antipatia pelo kde 4.0, no entanto essa versão final do Mandriva saiu agora com o 4.1, a primeira impressão foi muito boa. Não sei o que os caras fizeram, mas tá muito mais leve. Adorei mesmo. Até agora sem reclamações.””

Enviado por Aracele Lima (aracelelimaΘyahoo·com·br) – referência (cibermundi.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Felipe Raposo (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 11:34 am

    “(…) até MEIO cabreira porque (…)”

    Helvio (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 11:56 am

    De uns tempos pra cá tenho usado sempre o Kubuntu, mas ontem instalei o Mandriva 2009 pra experimentar, e até agora estou gostando bastante. Até o KDE 4.1 me pareceu mais ‘redondo’.

    israroot (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 1:30 pm

    Baixei o One 2009 e na hora de entrar o gráfico ele trava.
    Tenho um Nvidia mas a MB tem uma sis desabilitada.
    O ruim é que não encontro documentação suficiente da Mandriva para resolver o problema.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 1:37 pm

    Tô usando o Mandriva 2009.0 lá em casa. No desktop, tá muito bom. E, apesar dos anúncios da empresa, a distrô não funciona bem no Eee PC. O vídeo e o teclado são configurados automaticamente para o hardware, mas várias janelas do Mandriva Control Center ficam grandes demais para a tela do netbook. Também tá com um problema estranho em que, quando você desliga, ele desativa todo o hardware, mas o computador estranhamente continua ligado. Aí, só apertando continuamente o botão de desligar do PC para terminar o processo.

    israroot,
    Tive o mesmo problema que você. Parece um problema com a detecção de placas nvidia. Resolvi da seguinte forma. Primeiro “ctrl+f1″ para acessar o terminal. Pode usar o usuario root para logar. agora digite drakxconf, é o utilitario gráfico para configuração da placa de video. Configurei com ele é funcionou. despois de configurado basta usar o comando startx. É um bug meio chato, mas foi o unico que eu encontrei nessa versão do mandriva, e á reportei no bugzilla do mandriva.

    Se alguém encontrar mais um bug seria legar reportar para a mandriva:
    https://qa.mandriva.com/index.cgi

    Danilo Cesar (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 2:13 pm

    Parece que existe um bug com KDE4 e algumas placas NVidia. Não parece ser coisa do Mandriva.

    israroot (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 2:18 pm

    Valeu Anakin.
    Quanto ao KDE eu tenho o 4.1 instalado pelo Biglinux 4 e não apresentou problema com o vídeo.

    Daniel (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 2:37 pm

    Tenho um HP Pavilion com processador AMD Turion 64×2. Vcs sabem se a mandriva criou uma versão específica para este tipo de processador?

    Obrigado.

    Daniel,
    Tem a versão 64bits que é feita para aproveitar melhor o seu processador e os processadores intel 64 bits também.
    Não sei como anda o suporte a flash e outras coisas que são 32 bits, mas você pode testar e ver por si mesmo:

    ftp://mirror.fis.unb.br/pub/linux/MandrivaLinux/official/iso/2009.0/mandriva-linux-free-2009-dvd-x86_64.iso

    Não tive muita sorte com o Mandriva 2009 One KDE, vários bugsinhos chatos e o principal: um arquivo doc de minha esposa não abria nem com reza, e no openoffice do Mandriva 2008.1 e Fedora 9 abria normalmente… Como estava tentando substituir o Mandriva 2008.1 que já estava meio problemático desisti. Voltei para o Ubuntu, que usei da a versão 5.04 até a 7.04 e estou bastante satisfeito nenhum bug incômodo… embora existam uns meio bobinhos como o ponto do teclado numérico que acha que é vírgula e a tradução do nome terminal de mouse qu está em português de portugal.

    Um abraço.

    Charles (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 6:03 pm

    Eu não troco meu Mandriva por nehum outro Linux!
    No início foi complicado adaptar-me ao novo modo de se trabalhar no ambiente KDE 4.1, mas é questão de adaptação mesmo. O único incomodo é o KDE, creio que é dele a culpa, não reconhece as teclas de funções do meu note da dell.

    Curioso (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 6:45 pm

    Estou fazendo tour por distribuições Linux, testei ultimamente o Ubuntu 8.10 e fiquei bastante impressionado mesmo não gostando tanto do Gnome.

    A uma semana estou usando o Mandriva 2009 e posso dizer que a nível de beleza, facilidade, e performance esta muito melhor que o Ubuntu, tem apenas alguns bugs bobos.

    As distribuições para Desktop realmente fazem um belo trabalho de integração dos softwares, uso o Arch como distribuição, “um Linux mais cru”, onde se faz tudo no braço e a diferença para o Desktop é gritante.

    O Arch é muito bom, se aprende muito com ele, mas deixar um Desktop com padrão do Ubuntu ou do Mandriva é quase impossível.

    Outro detalhe que notei foi no quesito desempenho, o Arch tem o foco a performance e atualização dos softwares, mas no meu hardware o Arch fica mais lento usando o KDE 4.1 e outros aplicativos como Firefox, OpenOffice, acho que isso se deve ao trabalho da distribuição.

    Parabéns a Mandriva, agora só falta usar o Suse, mas por experiências passados sempre achei o mesmo meio pesadão.

    rá-tim-bum (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 7:55 pm

    Eu usei o Conectiva 3, 4, 8, 9 e 10 e gostava, apesar dos “altos e baixos”.
    Nunca usei o Mandriva para tentar rever as “tantas emoções” (como diz o Roberto Carlos, cantor).
    Pena que a sucessora da Conectiva está indo para o céu (está virando uma estrelinha).
    O Conectiva tinha alguns probleminhas de “estruturação”…
    Certa vez, comigo, no Linux Conectiva, não sei por quê, o Netscape começou a destruir a pasta de cache, e ia junto todo o diretório da configuração do aplicativo (eu acho que era em $HOME/.mozilla/), mas parece que a culpa era minha, que não sabia consertar.
    Como diz o mesmo rei Roberto: “se você sentir saudades minhas, a culpa é sua…” (eu acho que é assim).

    israroot (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 10:19 pm

    Deu não.
    Com ctrl+f1 não acontece nada.
    Com ctrl+alt+f1 vai pro modo verbose mas não fica em texto.
    Nem selecionando o modo texto no início ele deixou de tentar entrar o KDE.
    E o md5 está correto.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 8/11/2008 às 11:17 pm

    Falei agora pouco que o Mandriva 2009 estava com problemas no meu EeePC, e acabei de ver hoje a atualização que saiu pro kernel da distrô:

    (…) Additionaly, a problem with TCP options ordering, which could manifest as connection problems with many websites (bug #43372), was solved, a number of fixes for Intel HDA were added, another number of fixes for issues on Asus EEE PC, Panasonic Let’s Note, Acer One, Dell XPS, and others, were also added. Check package changelog for more information.

    Parece que usuários de netbooks podem ficar mais tranquilos agora!

    Eu (usuário não registrado) em 9/11/2008 às 1:04 am

    Povo chato, o assunto é MANDRIVA e chegam falando do UBUNTU, o mandriva ta redondo, e tentar usar o Mandriva 2009 numa quaquina de 2002 é sacanagem, o problema não é exclusivo do mandriva em relação a placas ansiães da nvidia, minha gforce 6200 roda que é uma blz.
    Existe uma versão apropriada (de pacotes do kernel, ou melhor do LINUX) pra E³PC e pra 64 bits. O live one é dessenvolvido pra ser compatível com hardware atual, dá raiva, ouvir falarem mal do mandriva. Para usuário final é a melhor distro, pode existir iguais mas superiores não existe não!!!

    A MAIOR ESTRELA ENTRE AS DISTROS LINUX NUNCA DEIXARÁ DE BRILHAR!!!!

    Yan (usuário não registrado) em 9/11/2008 às 9:58 am

    Usei o Conectiva e o kurumin por muito tempo e agora estou com o Mandriva 2009.0 que instalei recentemente.

    Não posso deixar de elogiar. O Mandriva 2009.0 está bem estável e muito bem esteticamente com o KDE4 e as duvidas na configurações do Mandriva foram esclarecidos no fórum do MandrivaBrasil. (http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/)

    Portanto, quem desejar é só acessar e postar suas dúvidas e críticas e colaborar com dicas e sugestões.

    Acho que a maioria das distribuições linux estão amadurecendo muito em relação a estabilidade, usabilidade, aparência, pacotes, etc. O Mandriva tem avançado bastante e pelo que eu ouvi falar, o Ubuntu também tá cada vez melhor.

    Espero que esse modelo de negócios do linux, baseado em licenças livres/GNU, continue e ofereça cada vez mais opções de acesso a todos.

    Luiz Ricardo (usuário não registrado) em 9/11/2008 às 5:47 pm

    Infelizmente a minha experiência com o Mandriva 2009 foi um desastre. Isto por que simplesmente não reconhece o drive de CDROM e portanto não consegue achar a mídia de instalação. Então estou usando o Ubuntu 8.10 e estou bastante satisfeito.

    miranda (usuário não registrado) em 9/11/2008 às 7:47 pm

    Excelente distro. Comecei minha carreira com Linux com o finado Mandrake versão 7.0, nem tinha na época versão em português brasileiro, era o de portugal mesmo. E desde aquela epoca essa distro já se sobressaia em relação as demais: Tinha auto mount (montagem automática de CD´s Disquetes apenas com um clique), configurador de de vídeo visual (não em modo texto, com o saudoso xconfigurator), com o seu centro de controle (se não me engano Drakcontrol) já era capaz de fazer configurações “avançadas” para época tudo em modo visual, enquanto a maioria somente no modo texto. Isso é pra desmitificar essa lenda que tudo é ubuntu é inovador. Se tem uma distro inovadora, essa se chama Mandriva, o resto segue apenas seus rastros.

    Rodolfo (usuário não registrado) em 11/11/2008 às 8:43 am

    Não uso o KDE4.1 nem por decreto, mas considero a opinião de quem tem uma certa experiência com esta distro. Não sei, de fato, NO QUE ela se diferencia do (K)(X)Ubuntu, mas ainda assim fico com o Ubuntu 8.10 porque além de trazer o GNOME 2.24 (que está meio pesado sim, mas muito mais eficiente e o suporte à conexões 3G com o NM), ele também me oferece o Evolution e o Nautilus, que não devem nada para a outra desktop environment em questão.

Este post é antigo (2008-11-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.