Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Reembolso do Windows Vista no computador Dell – mais um caso de sucesso

“É a velha história, você compra um computador e junto vem o Sistema Operacional. Comprei um computador da DELL que tinha o Windows Vista, quando fui comprar eu havia solicitado que viesse sem sistema operacional, mas o atendente me disse que não podia, que se eu quisesse teria que escolher um outro computador mas perderia a promoção, então fiz a compra com o Vista mesmo. Mas depois que o computador chegou liguei na DELL para solicitar reembolso, depois de negarem todas as minhas apelações fui ao Procom de Maringá-PR e consegui que me reembolsassem 214,00 reais do SO (Windows Vista).”

Enviado por Marcelo Silveira Vilar (tchelovilarΘgmail·com) – referência (mistura.wordpress.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-09-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Procom? que triste….

    Loco (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 2:57 pm

    Meus parabéns pela atitude!!

    Se todo mundo fizesse isso, essas empresas iam pensar duas vezes antes de fazer venda casada…é igual à situação do celular bloqueado. Quando comprei o meu V3 há alguns anos, já comprei desbloqueado porque sabia da independência de operadoras…e hoje, um boooooooom tempo depois, você pode exigir o desbloqueio direto com as operadoras.

    Abraço

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 3:00 pm

    Acho que escrevi Procon errado quando enviei a notícia, é PROCON com N de navio!

    Leonardo (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 3:39 pm

    Concordo com a atitude que você tomou, Marcelo. O desktop e notebook que comprei recentemente vieram com Linux justamente porque eu não concordo em pagar a licença por algo que eu não vou utilizar. Mesmo assim, já pensava em buscar meus direitos caso visse alguma oferta com Windows interessante. Que todos os que utilizam outros SOs tenham atitude semelhante à sua, pois isso mostra aos fabricantes que nem todo mundo utiliza Windows e que nem todo mundo concorda com venda casada. Quem sabe não teremos computadores ou notebooks com Linux oferecidos no Brasil pelos grandes fabricantes (Dell, HP, Acer, Sony, etc.)?

    Marcelo só para esclarecer eu não falei do nome errado no primeiro comentario hehe, eu tambem nem vi que estava errado e repeti errado tambem ok ;)

    Minha opinião é que não deveria ser tão difícil assim conseguir o reembolso, algum tempo atras um colega aqui tinha conseguido fácil, mas agora não sei o que aconteceu com a Dell.

    Talvez o problema é que a fabricante tem que se responsabilizar com o problema da pirataria, o que não acho correto. Espero que o problema do windows ilegal fique somente com Microsoft e autoridades competentes.

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 3:59 pm

    Tranquilo Tiaggs, eu não tinha entendido o que você queria dizer, mas eu não me corrigi por causa do que disse :P

    E parece que está difícil de conseguir o reembolso, pois vi alguns comentários no blog do Vinicius e inclusive 1 no meu de pessoas que não conseguiram.

    Eu também comprei um Dell no Brasil em fevereiro deste ano e consegui obter o reembolso do windows diretamente com a Dell, sem precisar de Procon ou justiça. Relatei isso aqui

    http://br-linux.org/2008/conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-windows-em-um-pc-dell-outra-experiencia/

    Pode ser que eu tenha dado sorte de ter pego um atendente menos robotizado mas, de qualquer forma, outros que quiserem comprar micros Dell (pelo menos) podem citar claramente que sabe que eles reembolsam sim e podem inclusive citar o meu nome e o endereço da internet acima. Tem que ser incisivo mesmo e firme.

    Eles não fazem nenhum favor e inclusive vem bem claro e destacado o valor da licença do windows na nota fiscal, refutando a tese de quem diz que o windows OEM “vem junto” ou “de graça” com o computador. Outra prova é a de que as versões OEM do windows também podem ser compradas em lojas por qualquer um, inclusive pessoas físicas. É um produto, como outro qualquer.

    Enfim, insistam e briguem. Deixem de lado o comodismo de engulir algo vendido de forma casada. Se não for por bem usem o PROCON ou mesmo o juizado de pequenas causas.

    É uma pena que sites de informática não relacionados com linux e grandes jornais não divulguem essas coisas.

    dello (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 4:30 pm

    Parabéns pela persistência, mas o pior é que o mesmo não ocorre só com a Dell. Se fizer uma pesquisa rápida ao sites dos fabricantes mais conhecidos, você vai descobrir que ninguém oferece opções sem o Windows. Pelo menos, não que se encontre facilmente. Pelo menos, não para todos os produtos e promoções. Quando muito, com Linux eles têm as versões capadas de algumas máquinas, só para terem com o que concorrer na faixa de preço do computador para todos. Alias, todos eles anunciam em destaque que recomendam o Windows Vista.

    Agora me diga, por que diabos um fabricante tem que fazer propaganda ao Vista? Por que toda essa resistência quando a comprador discorda da licença do SO e resolve pedir o reembolso? Eu sei a resposta, você sabe e qualquer um com meio palmo de testa também. Podem tentar enrolar você de mil e uma maneiras, só não dá pra dizer que isso não é venda casada.

    O que o procon devia fazer era mesmo obrigar a uma conduta de sempre discriminar o valor do SO a parte e que o reembolso fosse imediato quando o consumidor manifestasse interesse. O calvário imposto só serve mesmo para desestimular as pessoas de buscarem seus direitos.

    dello (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 4:38 pm

    Para ser justo, eu não sei se os outros fabricantes também criam caso na hora de efetuar o reembolso, talvez não. Então, se alguém tiver experiências a contar, por favor se manifeste.

    Marcio-Torres (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 5:17 pm

    Acho que seria interessante ter um site, onde se pudesse fazer o protesto em forma de baixa assinado, para depois de uma certa quantidade de assinaturas, fosse enviado para um Senador ou Deputado Fedoral, para coibir essa prática, que ao meu ver é um desrespeito com os consumidores.

    Outra interessante seria fazer outro para que as operadoras de banda larga, dessem suporte aos usuários com OS Linux, pois o Governo oferece computadores populares com o sistema operacional LINUX, porém como você vai conseguir suporte na internet ?. Um exemplo legal, minha esposa é professora, e ela tem direito a um crédito com taxas de juros menores que o normal, porém o banco so libera se o computador ter Softwares Livres. Então pergunto, como pode um professor ter um computador se o mesmo não poderá ter internet banda larga no mesmo?.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 5:50 pm

    queria eu ter tido esta sorte, comprei um note da AmazonPC nao tive a chance de ler a EULA para negar e pedir meu dinheiro devolta, sei que o que os caras fizeram é ilegal aceitaram um contrato por mim, mas o Brasil é assim mesmo Babel, casa do *xR*tv++*.

    Avelino de Almeida Bego (usuário não registrado) em 11/09/2008 às 6:04 pm

    Parabéns! É assim que se faz! Isso mostra como existe “liberdade” de escolha no S.O.!

    Incrível! A M$ ammara o SO à máquina!

    Acredito que é assim também com a Apple.

    Abraços.

    Sim, a Apple mais ainda. Dúvido você achar um Macbook com outro OS ou mesmo sem OS para vender :P

    Douglas (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 1:22 pm

    Com a Apple não há como devolver só o SO. A licença diz que pode ser necessário devolver toda a máquina caso você não queira o MacOS.
    Mas quem compra micro da Apple e não quer MacOS, por que comprou Apple? O hardware deles você encontra num Dell Inspiron, por exemplo, e até mais barato. Tá certo que o Inspiron não é tão bonito quanto um MacBook, mas Macs têm outros inconvenientes para usar outro SO. Já instalei Windows (p/ testar um jogo) e depois também usei Ubuntu por um tempo no meu Mac, mas achei que não vale a pena. Agora deixo Ubuntu e FreeBSD só no desktop mesmo e note com MacOSX.

    Anderson Kaiser (usuário não registrado) em 14/09/2008 às 1:26 pm

    Uma diferença entre a Apple e Fabricantes normais é que a Apple possui um sistema operacional para “incorporar” em suas maquinas, e essas máquinas são feitss totalmente compatíveis com esse SO. O que não é o caso de PCs com fabricantes “normais” que não possuem SO nativos.

    Claro que não justifica 100% o fato de vir ou não com o sistema, mas a Apple tem mais justificativas para isso do que os montadores comuns.

Este post é antigo (2008-09-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.