Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Projeto Moblin da Intel troca Ubuntu por Fedora

“Aproximadamente um ano após o lançamento do projeto Moblin, a Intel resolve rever alguns detalhes no produto e decide substituir seu sistema operacional. O que antes era Ubuntu, em diante será Fedora.

De acordo com Dirk Hohndel, diretor da divisão Linux e estratégias Open Source da Intel, não há nenhum problema com o Ubuntu, a decisão sobre a utilização do Fedora é puramente técnica.”

Enviado por Rafael Gomes (rafaelgomesΘprojetofedora·org) – referência (projetofedora.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Que paradoxo: “não há nenhum problema com o Ubuntu, a decisão sobre a utilização do Fedora é puramente técnica”

    Ora, se é decisão técnica é porque há algum problema, do contrário seria apenas uma decisão gerencial.

    Será que estou precisando rever meus conceitos? “Fala sério aí!”

    []‘s

    Alan

    Sem entrar no mérito, para mim parece bem evidente que nem todas as decisões técnicas são tomadas devido a problemas.

    Como o próprio autor especulou muito bem na notícia completa, a utilização de pacotes RPM pode ter sido um dos fatores determinantes para a escolha do Fedora. E essa é, dependendo do ponto de vista, uma boa razão técnica.

    Parecem apontar também para a comunidade em torno de cada distribuição, mas pouco sei sobre elas para opinar a respeito.

    E na suposta guerra entre Ubuntu e Fedora, inflamada principalmente pelos sites especializados, é mais um ponto para o Fedora.

    como corporação, a red hat é muito mais sólida que a canonical, tem mais experiência, dá lucro já há algum tempo, e a intel leva muito isso em consideração.

    do aspecto técnico, o fedora tem caminhando bem, e tem a disposição muitos engenheiros da red hat, o que a intel também leva em consideração.

    sandro (usuário não registrado) em 27/07/2008 às 8:09 pm

    Não sei se o meu caso mas todo a vez que tenho que lidar com pacotes rpm sempre tenho problemas, com o deb já são poucos, mas o melhor sistema ainda acho que é o portage do Gentoo.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 27/07/2008 às 8:12 pm

    A distribuição que vem no Moblin pode ser alterada ou substituída pelo usuário? Em caso afirmativo, quem quiser o Ubuntu, instala o Ubuntu!

    E no fundo, Fedora, Ubuntu, Slackware, Gentoo, Mandriva, são todos GNU/Linux mesmo!

    Vai ver é porque …

    …a Red Hat é uma que contribui com o desenvolvimento do Linux mais do que o seu concorrente.

    Basta comparar o número de contribuições de kernel entre os envolvidos.

    PopolonY2k
    PlanetaMessenger.org

    Livio (usuário não registrado) em 27/07/2008 às 11:06 pm

    Só me resta uma dúvida, se a Intel trocou o Ubuntu pelo Fedora por causa dos pacotes RPM, porque ela não escolheu primeiro o Fedora?

    Wallacy (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 12:12 am

    Pode ser varias coisas, até um daqueles problemas relacionados ao hardware, que faz com que X distro rode melhor que Y distro em Z PC.

    Porém acho que o que pesou mesmo foi a Red Hat.

    Uma análise menos abrangente do panorama atual das duas distribuições dá a entender que o Ubuntu soma mais vantagens quando comparado ao Fedora. Foco, simplicidade, aprovação popular, além de empresa e comunidade motivadas e em sinergia são algumas dessas vantagens. O resultado é uma bola de neve que cresce rapidamente amontoando novos usuários e empresas. E isso também poderia ter motivado uma decisão prematura da Intel.

    É evidente que, exclusivamente no caso da Intel, a análise mais criteriosa e as necessidade do projeto pendeu a balança para o Fedora. A justificativa foi apenas o fato dessa distribuição usar o RPM.

    Seria interessante se eles divulgassem detalhadamente quais foram as razões técnicas, já que uma decisão como essa – pelo peso da Intel e das distribuições envolvidas – tende a causar um grande impacto. Além disso, divulgá-las seria importante para a própria comunidade do Ubuntu analisar essas razões e, se for o caso, melhorar sua distribuição.

    Huhum (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 1:10 am

    Me desculpem, mas não achei nada de nada em http://www.moblin.org/ então não sei se esta noticia é verdadeira mesmo.

    Huhum (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 1:19 am

    Lembrando que por que trocariam um projeto pronto por um que nem começou, lembrando que o Ubuntu MID Edition esta sendo desenvolvido a mais de 1 ano e não eh a mesma coisa que o Ubuntu padrão.

    Carlos Texeira (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 9:22 am

    Da notícia original:

    “Aproximadamente um ano após o lançamento do projeto Moblin[1], a Intel resolve rever alguns detalhes no produto e decide substituir seu sistema operacional. O que antes era Ubuntu, em diante será Fedora.”

    Uma boa pesquisa na net mostra que eles substituíram o KERNEL do Ubuntu pelo do Fedora (além do .DEB por RPM).

    Além do mais… eles na Intel criam a própria distro no projeto Moblin, e pegam de outros projetos apenas as partes e conceitos que lhes interessam.

    Me parece que o Rafael Gomes gosta talvez de exagerar as suas notícias (assim como foi com a notícia do supercomputador de rodava Fedora) esquecendo os detalhes técnicos que não lhe ajudam a “vender seu peixe”.

    Está desculpado, Huhum! Mas a declaração foi feita por um diretor da Intel, durante a OSCON.

    Carlos Texeira (usuário não registrado) em 28/07/2008 às 12:19 pm

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=NjYxMw

    Aqui menciona que a escolha foi mais baseada principalmente na adocao do empacotamento por RPM (Red Hat Package Manangment), e usando por Red Hat, OpenSuse, Mandriva e tb Fedora).

    Empresas americanas em geral -nao é sempre- preferem investir e dar oportunidade a outras empresas americanas. Isso reata laços e futuros negócios. Simplesmente, é muito mais negócio uma RedHat do que a Canonical. Formato de pacote é irrelevante na minha opnião.

Este post é antigo (2008-07-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.