Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Oito anos de Funções ZZ

“Criadas em fevereiro de 2000, as Funções ZZ acabaram de completar oito anos de existência. Neste período, vários projetos livres nasceram e sumiram, mas as funções conseguiram perseverar. Para comemorar esta conquista, foi lançada a versão 8.3, repleta de novidades.

Esta versão nova é um divisor de águas no desenvolvimentos do programa. O código foi completamente rescrito, visando segurança, legibilidade e facilidade de manutenção. Com comentários em português e algoritmos simplificados, seu código-fonte é um prato cheio para estudantes de Shell Script. Está tudo muito claro, fácil de entender.

Outra grande mudança é que agora o UTF-8 é a codificação padrão das funções, garantindo seu funcionamento nos sistemas modernos e acabando de vez com os problemas de acentuação. Os usuários que ainda utilizam o ISO-8859-1 não foram esquecidos, pois há também uma versão especial que vai funcionar em seus sistemas.

Agora o funcionamento correto das funções é garantido por uma suíte de testes automatizada que conta com mais de 550 verificações, fazendo um controle de qualidade rigoroso. Uma equipe de voluntários roda estes testes em diversos sistemas, ajudando a encontrar e resolver problemas. Há também duas funções novas: zzbyte para conversões entre grandezas de bits e zztool para validação de textos e arquivos.

Para completar este processo de amadurecimento das funções, o seu site www.funcoeszz.net foi remodelado, ficando mais intuitivo e fácil de encontrar as informações. Que tal uma visita agora para conhecer melhor as funções?

Funções ZZ é um software livre 100% nacional que reúne dezenas (65 atualmente) de mini-aplicativos de linha de comando, que funcionam no Linux, Mac e Windows. São várias funções em shell Bash para cálculos com datas, validação de CPF/CNPJ, arrumar nomes de arquivos, gerar senha, buscar notícias na Internet, obter o resultado da Mega-Sena, consultar a Wikipédia, pesquisar no Google e traduzir textos, entre outras. A dupla de autores é Aurélio Marinho Jargas e Thobias Salazar Trevisan.”

Enviado por Aurélio Marinho Jargas (verdeΘaurelio·net) – referência (funcoeszz.net).

Parabéns!


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Guilherme Paula (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 11:39 am

    Excelente suite de mini aplicativos. :)

    As funções ZZ já deveriam vir instaladas por padrão. São muito boas. Parabéns ao Verde por tanto empenho.

    Renato

    hugohagogo (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 1:13 pm

    É um canivete suiço do shell. Quem gosta de escovar bits e também aqueles que de vez em quando precisam de estar na interface de texto podem economizar tempo e até se divertir com as ZZ. Vale também para aqueles que estudam shell script pois incentiva a criatividade. Recurso indispensável.

    Oi pessoal,

    Lá no blog tem mais detalhes sobre este lançamento:
    http://aurelio.wordpress.com/2008/03/05/a-nova-geracao-das-funcoes-zz/

    Falouzz

    Baixei agora mesmo e olhando o código notei que uma função chamada zzbovespa estava toda comentada. Com o comentário que a Bovespa tinha mudado a tecnologia para Ajax. De Ajax eu só sei escrever o nome mas penso que não seja difícil adaptar um programa bash para pegar alguma cotação. A chave de tudo é a URL, veja exemplo para PETR4:

    http://www.bovespa.com.br/Cotacoes2000/formCotacoesMobile.asp?codsocemi=PETR4

    daí é só passar para um sed e um eval e imprimir.

    VAR=`sed -e 's/<?.*?>//' -e 's/<PAPEIS>//' -e 's/<.PAPEIS>//' -e 's/<PAPEL //' -e 's%/>%%'` petr4.xml`

    eval $VAR

    echo $CODIGO $DESCRICAO $DATA $HORA $VALOR_ULTIMO

    Talvez tenha maneira melhor de manipular um .xml ou algo mais otimizado, mas…

    Obs.: tentei postar esta msg no site original mas não consegui.

    Fantástico que ainda tenha gente que se preocupe com a linha-de-comando. Mas ZZ me lembra de sair e salvar, no vi…

    hugohagogo (usuário não registrado) em 5/03/2008 às 4:41 pm

    Fantástico?

    ótimo?

    genial!!

    $ zzramones radio
    Radio playin’ so no one can see

    parabéns!
    não conhecia. e agora já não vivo mais sem.
    :-D

    EmanuelSan, obrigado pela dica da URL!
    Vamos ver se ressuscitamos a zzbovespa então :)

Este post é antigo (2008-03-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.