Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Monte sua própria distribuição Linux pela web

“Sempre gostei de ter várias opções e ainda vejo isso como uma das coisas mais interessantes que o código aberto pode nos dar. Temos todos os tipos de distribuições para todos os gostos. Claro que apesar de podermos modificar uma distribuição existente, alguns preferem criar a própria distribuição do zero. Para isso o Linux From Scratch já é muito conhecido e utilizado. O único problema é que o LFS pode parecer complicado não apenas para iniciantes, mas também para usuários com mais experiência.

Uma alternativa para isso é o NimbleX 2, um site capaz de criar uma distribuição personalizada de acordo com as necessidades do usuário, tudo pela Web!”

Enviado por Terramel (leonardo·saibotΘgmail·com) – referência (terramel.org).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Fabio (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 3:43 pm

    Nossa !!! Enquanto deveriam unificar as distros e formar um ambiente 100% compativel, os caras criam um site para criar + distros …. :( amanhã vão surgir 100000 de distros novas …. aff

    BG (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 3:55 pm

    Concordo, mas convenhamos, pra sair algo bom daí vai ser praticamente impossivel.

    Terramel (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 4:14 pm

    Unificar distros é besteira na minha opinião… Tem que criar alguns padrões e tal, mas uma unica distro é a maior besteira que se pode querer… Imagine só se apenas existisse Ubuntu ou Mandriva ou Fedora? Apenas um desses… O seria das pessoas que gostam de trabalhr com distros como Slack ou que gostam de estabilidade e por isso procuram o Debian ou quem tem máquina velha pra kct ou quer algo bem pequeno mas não tem DSL pra instalar…

    Da mesma forma acredito que seria uma boa idéia se tivessem mais forks de interfaces como Gnome e KDE, por exemplo… se os forks acrescentam algo, é muito interessante. O problema são os que criam um e só mudam o papel de parede pra falar que fizeram alguma coisa…

    self_liar (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 4:15 pm

    Um fork do Gnome seria necessário,pois o Icaza está inserindo muitos aplicativos Mono.

    Terramel (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 4:28 pm

    Justamente por isso que usei o Gnome como exemplo. Não entendo como ainda não fizeram fork O.o

    Sem contar que tá ficando cada vez mais pesado e parece que agora tão querendo por aba em tudo. Até a calculadora do Gnome tá com abas O.o

    A ideia em si é ridiculamente interessante.

    Que atire a primeira pedra quem nunca pensou em baixar o ISO do Ubuntu/Mandriva/Fedora/Gentoo/Kurumin etc com apenas aqueles pacotes que julga essencial para o seu dia a dia.

    Pensem nesse sistema como uma forma de você otimizar o LiveCD da sua distro preferida antes de baixar aqueles 4.7GB de lixo que você nunca vai usar.

    Realmente ao propósito atual é algo meio asqueroso de se imaginar, mas vendo por outro lado realmente é um projeto tão digno de elogios quanto muitos outros que surgiram por ai.

    Se a Mandriva, Canonical, Fedora colocarem um “wizard” similar a este nas suas páginas de download, acho que a coisa virará um sucesso.

    Renato (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 4:41 pm

    /
    ||
    ||
    ||
    ||
    Concordo com esse cara!

    Paulo Colen (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 4:45 pm

    Falou tudo welrbraga, se todas seguissem esse site será mais do que perfeito.
    Tenho esperanças de isso acontecer.
    Linux é isso mesmo, direito de escolha, direito de liberdade.

    Puts, muitos aí reclamaram sem nem acessar o site. Você não monta uma distro, o negócio já está pronto, só o que você faz é escolher o que virá na iso que você vai baixar. A idéia é muito boa, gostei!

    InFog

    Terramel (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 5:02 pm

    Sim.. é praticamente assim ;) Seria como criar sua distro baseando-a em outra e escolhendo os pacotes ;D Debian podia fazer isso também :D

    Na realidade vendo mais por baixo dos panos você não está criando uma nova distro, mas personalizando a imagem de uma distro (NimbleX) que é baseada no Slackware. Você poderá definir os softwares desejados, o papel de parede, o som de login, o idioma padrão, a senha do root e do usuário principal … opa, isso pode ser um problema de segurança, não acham!?

    Minha conclusão é que assim como a própria ideia de LiveCD foi uma onda que tornou-se BEM aceita na comunidade como um todo após tervindo a tona em uma distro quase desconhecida, talvez essa seja a próxima onda para distribuição de CDs.

    Avelino Bego (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 5:12 pm

    Isso mesmo, welrbraga.

    Não tem como não parabenizar estes caras, agora… esse sistema de personalizar o ISO deveria virar um projeto a parte (disponiblizado por uma licença aberta) para que pudesse ser aproveitado por outras distros também.

    Eudes Cruz (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 5:27 pm

    A criatividade humana é fantástica. A inovação somente ocorre se não houver medo de errar. Quando vou ler os comentários referentes a toda notícia referente a alguma distro/variação/sabor de Linux já fico preparado para a mesma ladainha de sempre dos críticos de plantão. Ora meu, use uma só distro a vida toda se desejar. Fique na mesmice. Mas deixe outro inovar, errar, criar.

    Gosto de ler a biografia de vários dos chamados gênios que com suas idéias e descobertas mudaram muito as coisas, sendo que na época ele ou outros não tinha nem noção disso, ou da importância de suas descobertas. Alguns foram inclusive ridicularizados. O que quero dizer com isso? No dia em que o Augusto recusar-se a publicar noticias sobre qualquer iniciativa nova, como a do Patinho Faminto ou outra, então não há motivo para eu acessar este site diariamente. Eu busco novas idéias e curto muito essa diversidade.

    E viva a liberdade! Liberdade inclusive de criticar quem faz uso dela.

    hey (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 5:37 pm

    O Enlightenment precisa desesperadamente de um fork. E acredito que nao precisaria de muito trabalho para deixar o Enlightenment rodando, estável e melhor do que é agora.

    O ruim do Enlightenment é que está em desenvolvimento, e ficará eternamente em desenvolvimento. Nao tenham esperanza que um dia seja lanzada uma versao estavel. Nunca será.

    Não entendo como ainda não fizeram fork.

    edempoa (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 6:00 pm

    Acredito que esses caras tem muita visão de futuro.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 6:37 pm

    Só reclama de uma ferramente para criar uma distro, quem nunca fez uma distro ou montou um sistema from scratch. É incrivelmente divertido…

    Terramel (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 8:33 pm

    hey: Concordo com você! Enlightenment está fácil pros caras lançarem! praticamente é só corrigir e botar mais umas coisinhas… Só que eles ficam deixando infinitamente em pré-alpha (isso mesmo! PRÉ-ALPHA!)…
    E posso dizer que já podem lançar logo o E17, pois só uso ele no meu Ubuntu há mais de 1 ano ;D

    Tenchi (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 9:29 pm

    como diçeram assima, a idéia aqui não é criar uma nova distro – daquelas q enriquecem o ranking do distrowatch -, mas sim dar a possibilidade de o usuário ter um cd com algo feito especialmente para ele, sem trabalhos extras. já imaginou o camagada personaliza seu sistema por este site e inventa de dar um nome à criatura e distribuir ou vender. eu nunca usaria uma disto onde o “fabricante” não dá tipo algum de suporte.
    se for diferente, vamos proibir distros como o gentoo, que é uma meta-distro, já q em tese quando o usuário a instala cria uma instalação única. o mesmo vale para distros q permitem ao usuário escolher o q vai ou não ser instalado – perído pré-ubuntu. tenho certeza de q não há no mundo uma ibstalação do slackware como a q tenho. é minha pernonalização, que no entanto, não deixa de ser slackware.
    com relação aos forks, não os aprecio muito. há aqueles q dão bons resultados, como no caso do compiz/beryl. mas muitos simplesmente morrem na praia, como o gaim-vv (estes dias estive testando o pidgin-vv, projeto dentro do pidgin, e está bem cru). ainda não sei o q veremos de novo no funpidgin.
    forks em grandes projetos não dão certo. de nada adianta um fork do kde, do gnome ou do linux se a comunidade – ou boa parte dela – se juntar ao fork.
    quanto ao elightenment, ele será alpha enquanto não atingir seu objetivo, que é ser mais que um gerenciador de janelas.
    há melhorias que devem ser feitas no gerenciador de arquivos (há um projeto no SoC q visa isto) e os desenvolvedores do ambiente e demais libs da efl estão discutindo sobre filtros q permitiriam coisas como o q temos no plasma do kde, como widgets q podem ser rotacionados, etc. lógico q quem usa o enlightenment sabe q seus widgets são muito mais leves e fluidos q o plasma (ou qualquer outro mecanismo de widgets na área de trabalho).

    o q falta no enlightenment seja talvez um roadmap definido para um projeto. não há nada definido, mas acho q um fork não funcionaria sem q seus principais desenvolvedores estivessem descontentes com o projeto e isto não parece estar acontecendo. eles parecem estar bem contentes com o andamento do projeto.

    mas já são quase dez anos desde a concepção do e17 :-)

    estou utilizando o enlightenment sempre na última versão e digo q ele está demais. os únicos inconvenientes são seu gerenciador de arquivos e algumas congeladas q o ambiente dá às vezes.

    mas o itask-ng é o melhor dock para sistemas não-mac q eu já vi. muito leve e cheio de recursos.

    Eduardo Luiz (usuário não registrado) em 18/07/2008 às 10:36 am

    Muito boa a concepção desse projeto! Você personalizar antes mesmo de baixar a ISO poupa trabalho e banda de conexão, pois já cria sua distro enxuta!

    Gostei da idéia, já estou baixando minha personalização. Quanto ao título da notícia acho que não está bom, pois extende o significado de distribuição Linux. Para mim é apenas a personalização do live CD da distro NimbleX (como foi dito antes) e de uma maneira bem fácil pela web!

    Rodnei (usuário não registrado) em 18/07/2008 às 2:15 pm

    Alguém aí lembrou que o Gentoo (a instalação mínima) faz justamente isso? Coloca só o que você quer na sua instalação, evitando downloads desnecessários?
    Só que de um jeito mais complicado.
    A idéia não é nova, só remodelada.

Este post é antigo (2008-07-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.