Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mirax trará MSI Wind para o Brasil por R$ 999 – com Insigne Linux

O mercado nacional de mini-laptops está prestes a levar uma bela chacoalhada. Previsto para estrear em agosto, o Mirax Freedom terá como base o elogiadíssimo MSI Wind, que tem tela de 10 polegadas, HD de 80 GB e processador Atom com um chip de 1,6 GHz.

É a primeira máquina equipada com o chip que a Intel criou especificamente para os ultraportáteis a chegar no Brasil, e a melhor parte da história é o valor do lançamento, que deverá ser de R$ 999 — preço igual ao dos netbooks de 7 polegadas e configurações bem mais fraquinhas.

O Mirax Freedom, que terá versões com Windows XP Home e Insigne Linux, passou com total exclusividade pelo INFOLAB e agradou. O teste completo, você pode confere na INFO de agosto.

Saiba mais (info.abril.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-07-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Sabe, gosto bastante da idéia da Insigne, mas a última versão do Insigne Gnu/Linux, 5.0 Momentum, está muito defasada, ela vem com um Firefox 1.5! Creio que está na hora de um novo release. Certo? Vamos lá Insigne, mostrem o poder do SL no Brasil!

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 11:08 am

    Legal que eles conseguiram chegar a esse preço no Brasil, não como certas empresas que ficam dando desculpas para não vender a um preço justo.

    E esse MSI Wind é muito legal mesmo, pena que não vem com um SSD ao invés do HDD… não vir com HD é uma das melhores coisas do meu EEE para mim

    Agora o que não me conformo é com essa coisa de ficar colocando essas distros amadoras e voltadas para ganhar dinheiro fácil com o projeto computador para todos. Não é a toa que muitas pessoas tem a impressão de que o linux é amador, é feio e é difícil…

    Entrei no sítio desta Insigne, parece muito amador…
    Já vi um laptop toshiba com essa distro, fique impressionado pois a resolução estava incorreta deixando o visual horrível, de doer os olhos.

    Outra coisa é que não dá para baixar a distribuição, tão pouco obter informações mais precisa do que se trata.

    Infelizmente a falta de competitividade no Brasil cria empresas com produtos de baixo nível, como parece ser o caso desse Insigne.

    Sinceramente, dependedo do preço, vale mais apena pegar o modelo com XP, afinal o estrago que a MS faz ao mercado de SO é inferior ao destas distribuições.

    Opa maiconfaria, o Insigne da para baixar ele sim.

    http://www.linuxnobrasil.com/distribuicoes/insigne-linux

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 1:06 pm

    Estou ansioso para ver este produto chegar ao Brasil e fazer os testes a fim de substituir o meu Notebook nos trabalhos externos.
    Quanto a distribuição incluída a Insigne GNU/Linux eu gostaria de dizer apenas que a capacidade de análise das pessoas que comentaram a matéria me impressiona, por exemplo:
    1- Alguém olha um site uma única vez e já sabe tudo a respeito da empresa, não ligou para ela, não pesquisou sobre as propostas da empresa, nem ao menos soube porque algumas empresas de montagem de micros a escolheram em detrimento de outras distribuições de GNU/Linux;
    2- Alguém viu uma vez a distribuição em um Notebook e por acaso achou que a distribuição era ruim, e nem pensou que quem instalou pode ter feito um serviço de segunda categoria.
    3- Todos adoram criticar tudo, mas não contribuem com nada, nem com códigos-fonte, nem com traduções de interfaces ou manuais, nem com críticas construtivas para que se o determinado software ou distribuição seja melhorada, isso porque que critica não tem nem condições de formular uma idéia lógica que tenha uma sugestão de solução acompanhada.

    Eu não costumo postar muito por aqui, mas ultimamente tenho visto apenas pessoas que detém “todo o conhecimento do mundo”, com “larga experiencia em informática” e “profundamente conhecedoras” do âmbito legal, social e “entendem” que para a população em geral o software não tem que ser o mais novo e sim o que atenda aos leigos.
    Porque para os “usuários avançados” e os “especialistas” não interessa o que vem instalado, eles nunca estão satisfeitos e vão mudar o sistema mesmo, seja instalando um novo SO ou modificando o sistema e fazendo inúmeras gambiarras com o software. Se as pessoas esquecem eu vou lembrá-los que a maioria das pessoas que usam computador não sabem nem instalar o Microsoft Windows ou o Office ou qualquer coisa assim. Sempre recorrem ao técnico amigo ou algum parente que saiba mais de informática, então não interessa o SO apenas quem vai usá-lo.
    Não sou atualmente usuário do Insigne GNU/Linux, mas ja o testei tempos atrás e ele atende o que se espera de um SO para a população em geral, incluindo o suporte para resolução de problemas que eu tive o prazer de testar através de um usuário completamente leigo e mesmo assim os problemas foram resolvidos. Apesar de utilizar o Gentoo eu sempre recomendo as pessoas que querem iniciar no Linux distribuições com Ubuntu ou Insigne ou o BigLinux, estas mesmo que sempre vejo sendo criticadas pelos “sábios do software livre”, os mesmos que dizem para usar o Microsoft Windows quando qualquer problema acontece, e sempre tenho ouvido das pessoas aos quais recomendo que gostaram de usar e até instalaram em uma partição do disco, não tirando o Microsoft Windows, mas deixando como segunda opção o Linux.
    Já me alonguei demais e não quero reter demais os outros comentários.

    Vagner Fonseca.

    Adilson Santos da Rocha (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 1:56 pm

    Muito Bem Vagner Fonseca.
    Trabalho com consultoria, muitas vezes instalo linux em alguns desktops e nem aviso que é linux apenas disse que instalei um sistema mais novo moderno e seguro, claro que faço algumas personalizações como colocar os ícones dos programas mais acessados no desktop. Mudar alguns temas etc. Quando volto depois de algumas semanas normalmente os usuários dizem “é um pouco diferente mais eu gostei, nunca mais deu problema, eu estou me adaptando legal”, esses usuários não tem a mínima noção que estão rodando Gnu/Linux eles querem apenas executar suas tarefas diárias sem a mínima preocupação com o computador.
    em contrapartida temos também péssimas distribuições que realmente foram feitas para acompanhar o hardware que na maioria das vezes também não são grandes coisas. Mas o consumidor acaba filtrando isso e essas marcas acabam se sucumbindo. Um bom trabalho que vejo é o feito pela positivo que combina uma configuração de hardware com uma boa personalização na sua distribuição de linux tendo um produto final muito bom para o publico em geral.

    luiz (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 2:26 pm

    Muito Bem Vagner,[2], pela critica contrutiva.
    mais discordo da maioria do que disse,
    ja utilizei o tal insigne e realmente eh muito ruim
    (depois dessa de vir com FF 1.5 então),
    e esta longe de ser uma boa opção para quem esta iniciando no linux.

    E em relação pq eh escolhida essas empresas, acredito que seje justamente pra quem compra, colocar um windows pirata e eles nao terem que ficar dando suporte. Que o pessoal aqui gosta de reclamar e não faz muito eh verdade, mais soh pelo fato de estarem reclamando eh pq alguma coisa nõa tah certa.

    Gostei da configuração. Se o preço for o mesmo, vou comprar a versão com Windows. Esse Insigne acho que não vai durar muito…

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 2:52 pm

    Vagner Fonseca, você trabalha lá né? Por favor, o site dos caras é extremamente amador e mal feito, a distro é horrivelmente mal organizada e mal feita. Os caras estão ganhando dinheiro fácil com o programa computador para todos e nem se dão o trabalho de contratar um designer ou um especialista em usabilidade.

    Essas empresas queimam a cara do linux sim! Das duas uma, ou esses caras não estão nem aí e colocam qualquer porcaria só para cumprir as exigências do governo, ou eles são BEM incompetentes.

    E quanto à colaboração, ficar criando distro à torto e direito não é um bom sinal de contribuição. Contribui-se muito mais para o SL traduzindo-se aplicativos, desenvolvendo aplicativos de verdade e promovendo o software.

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 2:53 pm

    Concordo com o Adilson, existem sim distribuições ruins que não agregam nada de valor à informática. Mas não é dizendo que Bill Gates é o “demônio” (alguns acham isso, já que informática é religião), e que a Microsoft é o “mal universal”, é mostrando o que o GNU/Linux tem a oferecer é que teremos mais usuários e adeptos ao GNU/Linux.

    As pessoas não devem deixar de usar o Microsoft Windows porque ele é “ruim” ou é “lento”, se o Microsft Windows nunca “travou” para você, ou nunca “deu algum problema” e sempre fez tudo que você queria com ele, nunca teve de formatar a máquina ou teve contaminações com vírus com certeza você ainda não precisa do GNU/Linux.

    As pessoas devem deixar de usar o Microsoft Windows porque o usam de forma ilegal, porque têm problemas com vírus, porque têm problemas com roubo de senhas e porque são sempre obrigadas a comprar micros mais novos para usar a nova versão do sistema.

    Não disse que não devemos criticar, mas antes de denegrir ou prejudicar o trabalho de alguém devemos saber muito sobre o que estamos falando, ter argumentos e ter pelo menos sugerido algo para melhorá-lo, se possível ter feito algo para melhorá-lo.

    Tenho uns 20 anos de experiência em informática, acompanhei várias mudanças na concepção do que é bom ou não, inclusive uma época em que não havia opções de escolha e todas achavam o Microsoft Windows o “nirvana”, e nem olhavam para um dos melhores SO que eu já vi o OS/2. E sempre que vejo as pessoas comentarem sobre esta ou aquela distro esquecem que qualquer SO, disse qualquer, tem problemas e que sem algum conhecimento não se resolvem. Mesmo em GNU/Linux, nas maiores distros temos problemas que o chamado “usuário comum” não resolve sem ajuda.

    Espero que antes de falarmos mal de algo tenhamos o conhecimento do assunto, bons argumentos e sugestões inteligentes e lógicas de como as coisas devem ser.

    E se não tiverem nada disso, sejam como o Adilson que sabe o ruim de algumas distros, mas usou do bom senso e conseguiu que o GNU/Linux tivesse mais pessoas a usá-lo porque ele mostrou algo que eles não tinham antes. Não se ganha a confiança de alguém mostrando o quanto o outro sistema ou disto é ruim, mas o que a minha distro ou SO tem de bom.

    Vagner Fonseca
    Consultor de TI
    Instrutor de GNU/Linux

    jotaB (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 3:16 pm

    Interessante que existe um escritório da Canonical no Brasil. Será que o pessoal lá não está correndo atrás dessas coisas? Com a divulgação que o Ubuntu tem tido no Brasil através da mídia corporativa (FSP, Estadão, JT, INFO, programas de TV), a aceitação de um mininote desses com Linux seria muito mais fácil. Muita gente compraria só prá ver se ele (o Ubuntu) “é tudo isso que andam falando”.

    Do jeito que está, é claro que a maioria só vai comprar a versão com Linux se for mais barato. Aí mandam formatar o HD e colocar Windows pirata.

    Falem, executivos da Canonical no Brasil, falem!!!

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 3:20 pm

    Não trabalho na Insigne, nem conheço ninguém que trabalhe lá , mas pelo que as pessoas escrevem pode-se saber da postura pessoal e principalmente profissional delas.

    Julgar algo pela capa é algo típico, não disse que o Insigne é a melhor opção ou que não tem defeitos, mas que ela atende aos que não tem conhecimentos avançados, e eles têm serviço que pós atendimento ao serviço de help-desk.

    O que é bom pra você é bom pra todos?
    Talvez isto ajude as pessoas a pensarem antes de escrever algo.

    Vagner Fonseca.

    jonas araujo (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 3:36 pm

    O site nem eh assim … nao confunda o site da distro com o da empresa …
    http://www.insignesoftware.com/default.php

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 4:29 pm

    Luiz,
    Você criticou o que eu disse sobre o Insigne, mas não porque não tinha nada melhor pra fazer, mas porque você tinha opinião formada por embasamento, você usou e teve problemas, a distribuição não te atendeu e você com critérios seus criticou a distro. É isso que eu espero das pessoas ao criticarem algo, pelo menos conhecê-lo de perto e não só por opiniões alheias.

    E realmente o pessoal aqui reclama e não ajuda em nada, eu nunca incentivei ninguém a criar uma nova distro, e sim a ajudar em correções de software (se puder), traduções de interfaces ou documentação (se puder), ou apenas sugerindo melhorias, mas parece que nem isso eles podem.

    Vagner Fonseca

    Não vou julgar pela capa pois já peguei um computador com Insigne instalado. Meu amigo chegou para mim e disse “Comprei um computador e ele veio com aquele teu Linux” Me deu vontade de dizer “Isso não é Linux” pois não gostei nada do que vi nessa distribuição. Para começar, o boot tinha um baita pinguim, coisa que assusta qualquer um que espera no mínimo uma discreta logomarca. Depois o ambiente tinha atalhos chamados “Disco C:”, “Disco D:”. As atualizações eram impossíveis de se fazer, softwares desatualizados por sinal…

    Na época eu deixei ele usar um pouco o Insigne e queimei um CD com o Kalango, que era uma versão bem mais atual e bonita na época.

    Esse notebook aí, se vir com Linux, ficaria feliz de comprá-lo com o Ubuntu.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 4:46 pm

    Eu acredito que para que qualquer software seja considerado bom, ele deva ter uma excelente interface, pois a interface é o que faz a ligação entre o sistema e o usuário.

    Se a interface é amadora, não importa o quanto o sistema seja bom em baixo nível, para o usuário, o sistema inteiro vai ser amador.

    Portanto se essas empresas não investirem sério em usabilidade e em uma camada de apresentação, assim como empresas como Apple, Ms, e Novell fazem, elas nunca vão deixar de passar essa imagem de amadorismo, por melhor que sejam seus programadores e analistas.

    Mef1 (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 4:55 pm

    Uma pergunta… vai ser possível instalar outro sistema nessa máquina?
    Agora são duas… o processador atom é comparável (desempenho) com qual outro?
    Até mais.

    Bruno (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 5:26 pm

    Alguem não sentiu falta de nada não?
    E a memoria ram? é de quanto?

    Sobre a distro estar desatualizada isso é o de menos, tem tantas distros por ai que a unica coisa que se pode fazer é formatar e colocar sua distro favorita.

    Tirando a memmoria ram que não foi revelada, a configuração é bacana.
    Ter 10 polegadas e hd é muito bom.
    Se o povo do eeepc colocar um hd nesses novos ai ia ficar interessante.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 5:30 pm

    Tem um eeepc que tem HD, só que é bem mais caro que isso, U$ 649 se não me engano

    Mesmo assim prefiro os SSD, mesmo que sendo pequenos, pois eles são muito mais silenciosos e rápidos..

    Eu lembro quando eu liguei meu EeePC pela primeira vez e fui para um quarto vazio com tudo fechado para tentar ouvir o barulho dele, mas mesmo assim não ouvi nenhum :P (o fan dele demora bastante para ligar, só quando vc tenta usar algo mais pesado)

    Bruno (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 5:48 pm

    o fan?

    No dia que lançarem um ssd de uns 120 gb ou de no minimo uns 40 ou 60 gb ai ele fica interessante.

    Eu não me incomodo com barulho de hd, no meu notes nem escuto o barulho de hd direito.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 6:19 pm

    é fan, cooler, vetiladorzinho..

    Então, seus problemas acabaram! O novo Eee 1000 vem com 40gb de SSD hehe

    Eu pessoalmente prefiro mil vezes 40gb de SSD do que 300gb de HDD em um notebook (afinal meu desktop já tem 300gb..)

    Bruno (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 6:40 pm

    Mas o novo Eee pc deve ser mais caro ou proximo do mini da hp.
    Eu não tenho planos de comprar um mini desses ainda , se for compar vai ser mais pra mexer com desenvolvimento mesmo rs

    Por isso que a parte do tanto de memoria ram que vem me interessa.

    Meu plano em um futuro proximo ( ano que vem rs ) comprar um mini desses, instalar um postgresql , Mono e Python.

    Ai nas horas vagas ou antes das aulas ou até mesmo quando estiver atoa em casa.
    Estudar essas coisas porque creio que se tudo caminhar bem , aplicações rodando em linux ou unix em escolas ou até mesmo em prefeituras.
    Eu ia colocar isso com FreeBSD , mas um cara que mexe com o Mono não me aconselhou mexer com o FreeBSD com mono pq não está bom.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 7:13 pm

    É isso eu também achei.. Ele é meio caro mesmo. Só que eu estava pensando nisto, e acho que ainda compensa, porque o bom dele é o tamanho, e a duração da bateria, então compensa pagar um pouco a mais.

    Eu sou bem feliz com o meu EeePC 701, tanto que vejo meus amigos que sempre tem problemas com seus Toshiba, HP, que além dos problemas ainda são lentos para bootar, barulhentos e pesadões..

    A ASUS me surpreendeu com este produto, é muito bem acabado, e rápido demais para essa configuração dele (pô, rodar compiz sem engasgar com o processador a 600mhz???? Parece que ele é mais rápido que o Celeron D 2.13ghz do meu trabalho)..

    Mesmo com essas ótimas opções que estão aparecendo (Wind, Dell E), estou pensando seriamente em comprar outro Eee!

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 8:23 pm

    Paulo,
    Gostei de seu comentário sobre o que deve ser um sistema bom. É isso que faz comentar algo vale a pena, você disse algo que faz sentido, tem base e precisa mesmo ser visto pelas distribuições GNU/Linux.
    E quanto ao preço e eee901 tem chip atom, 1gb ram e no Brasil, quem trouxe está vendendo R$1600,00 aproximadamente, o que não vale a pena.
    Este note mesmo que vier com pouca RAM, pode-se colocar um pente de 1gb como muitos fizeram no eee701 e melhorar a preformance.

    Vagner Fonseca

    puelocesar (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 9:46 pm

    é, eu tenho o 701, mas o problema maior é a tela.. Estão vendendo o Eee 1000 por 650 dólares na gringolândia, e como o preço no PY dos Eee são compatíveis com os preços dos estados unidos, ou até mais baratos, calculo que ele sairia por uns R$ 1320 com os impostos, e isso se eu for buscar.

    E 1320 é um preço aceitável para um laptop de 1kg, 40gb de SSD e bateria que dura 7 horas. E sem contar que eu fiquei tão encantado com o 701 que fiquei fiel à marca hehe

    O duro mesmo é que demora para chegar as coisas por aqui né.. Mas como esse aqui dura mais 1 ano, então estou tranquilo.

    sobre minhas críticas: eu atualmente estou pesquisando sobre usabilidade para meu TCC, e sou responsável pelo UI design na empresa onde eu trabalho, e sou muito, mas muito chato nesse negócio. Para mim um produto comercial, não deveria sair das portas da empresa sem antes passar por rigorosos testes de qualidade. Desculpem-me se eu fui grosseiro com os caras, mas essa é a minha visão.

    Vagner Fonseca (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 10:03 pm

    Paulo,
    O que escrevemos aqui são nossas opiniões mesmo, mas o que eu discordava era quanto aos argumentos, concordo com a parte visual que você falou e que precisamos esmerar mais no que fazemos. Aqui temos espaço para ajudar a melhorar com críticas e sugestões sobre algo.
    Espero que assim as próprias distribuições vejam o que quem realmente usa e tem experiência de mercado e conhecimento técnico dizem a respeito de seus produtos.

    Jaime Balbino (usuário não registrado) em 16/07/2008 às 11:48 pm

    Conheci o pessoal da Insigne (eles são aqui de Campinas). Eles tem um trabalho sério, sim.

    Cada cliente encomenda a distribuição que quiser para seu produto. A Insigne deve fazer um trabalho de adaptação e atualização bem grandes para não fazer feio nesta maquininha.

    Agora, nem tudo é Ubuntu, Xandros e Mandriva, só para ficar nas três que “fazem a festa” nos subnotebooks. Acho muito relevante que tenham escolhido a brasileira Insigne como fornecedora do SO. Isso não foi por acaso, tenham certeza disso.

    Paulo Cesar (usuário não registrado) em 17/07/2008 às 12:08 am

    Jaime, eu até acredito que o trabalho deles é sério e tal, só que como um produto comercial eu acho que eles deviam investir mais em usabilidade e também em design. São coisas muito importantes tanto para a imagem do produto quanto para o usuário final, e parecem ter sido ligeiramente ignoradas no trabalho deles..

    Outro dia vi um laptop bem barato da CCE que vem com o Satux linux e, ao procurar sobre Satux no google vi um monte de tópicos de fóruns sobre gente falando sobre como tirá-lo da máquina para colocar XPirata.

    Mas o maior absurdo mesmo é que a própria CCE até ensina como fazer isso em um PDF fartramente ilustrado

    http://www.cceinformatica.com.br/pdfs/Satux.pdf

    Se os fabricantes encaram o linux como uma espécie de software demo só para o comprador ver que o micro funciona, então porque simplesmente não entregam um livecd e o hd formatado ? É uma falta de vergonha desses fabricantes de micros o que eles fazem para o linux. Estão colocando na cabeça do povo que o linux é uma coisa inferior, que colocam só para não cobrar a josta do windows, como se o linux na verdade fosse muito melhor e mais poderoso, além de poder ser usado como desktops e com vantagens para quem usa o computador pbasicamente para navegar na internet e escrever pequenos textos.

    RJP (usuário não registrado) em 18/07/2008 às 2:45 am

    Droga, vou ter que continuar no vermelho mais tempo… Com o lançamento desse Mirax Freedom (baseado no MSI Wind), a R$ 999… É nesse que eu vou.

    E vou remover o Insigne, vou trocar por uma distro q eu esteja + familiarizado.

    Pessoal acho que a gente exige muito, não que não devamos, mas ficar descendo a lenha em uma distro acho que não vai ajudar muito, não conheço a distro pois nunca a usei, mas acho que se comprasse um note com qualquer distro linux que não fosse a de minha preferencia, ou seja a que eu uso nesse momento eu trocaria, não pq a outra seja ruim, mas pq prefiro uma determinada distro por razões que não valem ser discutidas aqui, e acho que é assim para todas, e tambem acredito que qualquer distro linux é melhor que uma que venha com o da M$, as pessoas que dizem que vão comprar com W$ eu não as entendo, pq normalmente essa versão será mais cara e se não for pq eu compraria um equipamento com windows se depois eu vou tira-lo e colocar uma distro linux, só para favorecer a microsoft?? a menos que eu va usar o windows, e se esse for o caso, acho que essa pessoa nem deveria estar comentando aqui, pois o forum dela é o Baboo.

    Se vc acha que alguma coisa esta errado com essa distro, antes de destrui-la aqui na net, mande um e-mail com sugestões a empresa, dica o que pode e deve ser melhorado, e se não tiver um respaldo ai sim post aqui, pois ai vc terá razão para reclamar.

    edempoa (usuário não registrado) em 21/07/2008 às 12:48 am

    Manoel Pinho, utilizei este documento para desinstalar o Linux do notebook de um amigo a pedido.

    Creio que a razão dele ter sido feito é a existência de uma proteção no HD destes notebooks que simplesmente impede a instalação do Windows sem apagar todo o HD antes.

    Ou seja, este documento é disponibilizado justamente por conta do Linux ter sido instalado nestes notebooks de forma que não possa ser retirado com a mesma facilidade de um PC comum.

    Rodnei (usuário não registrado) em 21/07/2008 às 12:41 pm

    Meu primeiríssimo contato com o Linux foi com o Insigne.
    Foi horrível…
    Sorte que tinha um CD do Mandrake (faz tempo hein?). Aquilo sim dava gosto de usar.

Este post é antigo (2008-07-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.