Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


IDGNow: Problemas de configuração e cultura do usuário assombram PC para Todos

“”Usuários de desktops do programa Computador para Todos revelam experiências que dificultariam adoção do Linux em PCs. Dois anos e meio após as primeiras máquinas chegarem a grandes varejistas, o que se vê é um programa que, mesmo como um dos incentivadores de um setor que cresceu 21% em 2007 atingindo 9,98 milhões de PCs vendidos, enfrenta turbulências na maneira como o Linux chega aos usuários finais. Usuários ouvidos pelo IDG Now!, que compraram máquinas certificadas no programa Computador para Todos, relataram problemas pontuais em equipamentos que chegam mal configurados e sem suporte adequado para o uso dos sistemas abertos.””

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (idgnow.uol.com.br).

A matéria de Guilherme Felitti conta com a participação (como fontes nomeadas) de diversos leitores do BR-Linux.


• Publicado por Augusto Campos em 2008-03-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pois é, acho que o problema que não foi discutido ainda é a falta de concorrência na parte de sistemas operacionais livres com suporte, acho que por ser o pc popular mesmo as vendedoras de não se importam em oferecer uma coisa com alta qualidade, sempre escolhem a empresa que oferece o suporte mais barato mesmo, dai já sabe o resultado, computadores mal configurados.
    Acho também que deveria ter alguns com windows instalado, pra que ficar forçando o povão que tem medo de aprender a usar Linux, se querem usar windows que pelo menos paguem por ele.

    O problema de cultura dos usuários é a parte fácil de ser resolvida.
    O grande problema do programa PC para todos é realmente a total falta de cuidado com que ele foi colocado nas ruas, computadores mal instalados, com hardware que não estava configurado e as vezes que nem funcionava, falta de treinamento dos vendedores, falta de uma campanha de esclarecimento, falta de uma preocupação em dar um suporte de verdade para o usuário.
    Sempre vai haver o usuário que vai querer usar o Windows por falta de tempo, de disposição ou preguiça mesmo, mas esse usuário deve ser visto pelo programa como um aproveitador e deve ser deixado de lado.
    O programa deve estar preocupado com o usuário que quer ter um computador e não tem recursos para gastar comprando o Windows (e todas as dores de cabeça que vem junto como ele), para esses devem ser oferecidos computadores bons com um sistema bem configurado, fácil de usar, com farta documentação acessível de forma simples, com um suporte de qualidade e com uma oferta de treinamento para que ele possa desfrutar do equipamento sem ter que ficar recorrendo aos “amigos” ou aos “técnicos” que existem por aí.

    É difícil mudar a cabeça das pessoas, mas se nós não oferecermos opções utilizáveis isso se torna impossível. Mas quando existem opções boas o suficiente as pessoas acabam mudando suas cabeças por conta própria.

    liquuid (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 11:33 am

    Pra mim o grande problema do Linux no desktop é a falta do fator ‘Just Work’ quando o assunto é integração com software proprietário… Acho que hoje todas as minhas criticas ao linux se resumem aos problemas diários que encontramos ao lidar com drivers proprietários, hardware proprietário, e o funcionamento de software, plugins e codecs proprietários no sistema.
    Pena que esse mundo ideal não existe.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 11:42 am

    As empresas só estão preocupadas em vender a máquina e as distribuições também não se preocuparam com a imagem delas ou do Linux.
    Tem hora que é preciso quebrar essa cultura de ficar esperando o governo fazer tudo por você e correr atrás. Espero que a Canonical quando entrar no mercado oferecendo Ubuntu nos PCs populares, consiga mudar um pouco isso.

    Bom, não tenho certeza se acontece com o computador para todos,
    mas no meu caso comprei um notebook da Acer que vinha com um
    Linux asiático e sequer tinha drivers para todos os dispositivos.
    A maioria desses micros é comercializado com um Linux de meia tigela
    e não inclui suporte algum, acho que ajudaria muito se as empresas
    para usufruirem dos benefícios do programa do governo tivessem q
    garantir algumas coisas:
    1 – Pleno funcionamento de todo hardware
    2 – Advertir que futuras compras (de uma impressora pex) só fossem
    feitas após se certificar de que o hardware teria drivers para linux, sob pena de não funcionamento.
    3 – Suporte por telefone pelo menos para instalação e tarefas mais básicas.
    Uma pergunta: alguém sabe se seria legal o fabricante do computador incluir a máquina virtual java e o flash player por padrão no computador?

    Kirk (usuário não registrado) em 6/03/2008 às 6:08 pm

    eu tenho um notebook HP 6210 que vei com mandriva 2007, todo configurado ok, porém no site da HP só existe suporte para windows, com os drivers e dúvidas.E quanto ao linux, nem o CD de instalação está lá, se perder chore….
    Isso é uma piada, vamos ver quando chegar o Dell com ubuntu se isso vai melhorar e quem sabe mexer com as empresas que distribuem e não dão suporte.

    Se o estado brasileiro estipulou aquelas regras que pc pra todos tem que ter isto e aquilo e mais não sei o quê, ele também deveria estipular que deveria vir já com isto e aquilo configurado e blá blá… logo 90% dos problemas que o pc pra todos tem tido não teriam acontecido, ora.

    bebeto-maya (usuário não registrado) em 7/03/2008 às 2:20 am

    O estado brasileiro é fraco,porém repleto de leis “bonitinhas”…Quero ver se eles aprovarem o aborto.Os hospitais públicos que já parecem “um açougue”, irão se transformar em câmeras de execução, tortura e…Açouque também…

    Tudo funciona muito bem na mente dos “neo-comunistas” do Governo Federal, mas a pratica é desastrosa. Sinceramente, eu estaria ganhando mais dinheiro com Linux sem essa “queimação” do PC para todos que sujou a imagem do Pingüim…É díficil oferecer uma solução para o cliente quando seu produto está sofrendo alta rejeição por parte dos consumidores finais, devido a falhas logísticas e estruturais.

    Pois eh bebeto-maya, outro dia uma funcionaria do Banco do Brasil veio perguntar se mp3 e pendrive funcionava no Linux, eu disse que sim e que cabia ao administrador deixar tudo funcionando(acho que a parte de informática é terceirizada), dai ela ficava falando que o Linux é ruim e que windows era melhor e tal que tudo funcionava…., tudo bem mp3 acho que não deveria funcionar no local onde ela trabalha mesmo, mas porque os pendrives não funcionavam já que sempre usaram o windows escancarado lah mesmo, pior acho que não estava bloqueado e não funcionava porque colocaram uma distribuição alienígena sei la…

    E como fica a imagem do Linux para um usuário que usa uma coisa que não esta configurada e ainda bloqueada nçao da nem para ele mesmo configurar…

    lordedipo (usuário não registrado) em 7/03/2008 às 11:07 am

    Acho que as coisas vão mudar mesmo quando a Dell começar a vender seus notebooks e desktops com Ubuntu, ai sim teremos um diferencial.

    wally (usuário não registrado) em 9/03/2008 às 12:47 am

    de fato, os laps da Dell com Ubuntu serão um diferencial e tanto, ainda mais qdo sair a v.8.04.

    o linux não vir com suporte é um dos grandes fatores de rejeição o que espero/desejo que diminua muito com a entrada da Dell nesse nicho.

    att.

Este post é antigo (2008-03-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.