Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Funpidgin: fork do Pidgin pretende ser mais próximo da comunidade de usuários

A Wired informa sobre o Funpidgin, recente fork do Pidgin que tem a proposta de colocar os usuários no controle dos recursos que devem ou não ser incluídos no aplicativo. As primeiras alterações são o retorno da caixa de entrada de texto redimensionável pelo usuário, novas formas de notificação de que o outro usuário está digitando, seleção do tamanho da foto do outro usuário exibida na caixa de bate-papo, e outras pequenas alterações de interface com o usuário.

Saiba mais (blog.wired.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-04-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Muito boa a iniciativa. Não sei quem teve essa triste idéia de tirar a possibilidade de redimensionar a caixa de entrada de texto pelo usuário. Foi o que senti mais falta nessa nova versão d pidgin.

    Carlos (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 8:06 pm

    E cada vez temos mais forks…

    eu também.

    Marcos (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 8:19 pm

    “Não sei quem teve essa triste idéia de tirar a possibilidade de redimensionar a caixa de entrada de texto pelo usuário…”

    E eu achando que era um bug, pois jamais pensei em tamanho absurdo tirar está possibilidade;)

    Luis Marks em 29/04/2008 às 8:29 pm

    “As primeiras alterações são o retorno da caixa de entrada de texto redimensionável pelo usuário…”

    Também achei que era um bug, não imaginava que alguém por algum motivo tiraria essa funcionalidade…

    Marcos (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 8:36 pm

    Só por curiosidade, alguém poderia informar o que levou ao desenvolvedores tirarem a possibilidade de redimensionar a caixa de entrada de texto ?

    valdeir (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 8:43 pm

    Parece mais fork desnessesario,teria sido melhor apenas fazer uma patch, pois este fodepidgin, quero dizer funpidgin não faz nada em especial além de altera gui com poucas modificações, que paia…

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 8:56 pm

    O que deu na telha dos desenvolvedores pra tirar o redimensionamento ???

    Tive más experiências quando tentei contribuir para o projeto do Gaim (código jogado no lixo – não foi aceito, e as mudanças pararam de funcionar porque trocaram a API de tudo – desanimei de contribuir para o projeto). Espero que com esse fork evite que outras pessoas passem pelo mesmo sufoco.

    tadeucruz (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 9:15 pm

    otimina iniciativa, o desenvolvedores do pidgin sempre foram grossos no pedidos e sujestão dos usuarios, basta ler no site deles que vão ver, anos prometendo suporte a audio e video para yahoo e msn. Já deixei ele de lado e estou usando o Empathy que ja tem suporte nativo a audio para o gtalk e pelo o ritimo tera audio e video para msn e yahoo

    Tiago Cruz (usuário não registrado) em 29/04/2008 às 10:07 pm

    Eu estava usando o emesene, em python, e tinha até esquecido que existia do “parado no tempo” pidgin. Até eu precisar fazer um search nos logs de conversa do mesmo, descobrir que era uma nhaca.

    Instalei esse fork e até o momento, nada o que reclamar. Consigo ver a foto de quem está falando comigo (no pidgin, so se estiver usando resolução 680×480 :-), tenho um histórico descente e consigo até mesmo trocar o avatar do MSN… tenho que ver se ele aceita trocar o do gtalk também como fazia anteriormente, sem reclamar do tamanho…

    Já mandei minha sugestão pro fórum. Espero que o negócio ande :)

    Lorrene (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 8:09 am

    Pelo visto o sourceforge.net está fora do ar. Tentei acessar outro projeto por volta das cinco da manhã e nada. Agora tentando ver esse funpidgin e nada. Não lembro do sourceforge indisponível há tanto tempo. Alguém sabe algo a respeito?

    A não ser que a Oi resolveu bloquear o sourceforge para quem usa Velox.

    Marcos J.T. (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 9:00 am

    Sourceforge esta fora do ar no momento mesmo, não é nada relacionado com bloqueios.

    Baixei, irei compilar para testar… não devo remover o Pidgin mas sempre é bom ter opções… todo dia vejo gente desanimada com desenvolvedores.. nem tudo que me pedem eu faço, mas pelo menos trato com respeito…

    GoblinX, um livecd brasileiro com base Slackware

    Lorrene (usuário não registrado) em 30/04/2008 às 12:53 pm

    Testei agora a versão windows. É o pidgin 2.4.1 com uma abas a mais em preferências para ativar as citadas opções. Entretanto sobre o redimensionamento da área de texto, ainda não funciona, mas já é possível definir a a imagem do contato. Mas alguns ainda podem não gostar pois a imagem fica ao lado do nome do contato.

    Tem a opção de habilitar o botão “send”, de enviar a mensagem, eu não uso mas quem gosta, agora tem opção.

    Os plugins do pidgin funcionam no funpidgin.

    Eu acho uma iniciativa válida, pois nesse caso existe sim um motivo para o fork. Se os autores do fork forem competentes, ele pode até mesmo eclipsar o original.

    Claro que nenhum desenvolvedor de SL é obrigado a fazer tudo o que pedem pra ele, mas também não dar bola para os pedidos de seus usuários não me parece uma coisa muito boa.

    Eu li alguns comentários dos desenvolvedores do Pidgin na página do projeto, e eles falam que a sua meta é a estabilidade. Mas sinceramente eu não vejo muitas falhas nos projetos concorrentes, como o Kopete e o aMsn, sendo que os últimos oferecem mais recursos. Uma coisa que está disponível a muito tempo é o suporte a webcam, coisa que ainda não foi implementada no Pidgin. Tomara que os autores do fork adicionem essa funcionalidade, assim como o suporte a áudio. Ainda não vi nenhum programa desses pra Linux com suorte a vídeo e áudio simultaneamente.

    @Clésio: O svn do aMSN tem suporte a áudio (precisa de alguns remendos e uns pacotes especiais, mas funciona).

    Eu lembro quando usei o gaim-vv. Não entendia porque os dois projetos não se uniam, ou porque o pessoal do Gaim simplesmente não “usurpava” o código do gaim-vv.

    Falando nele, será que não dava pra usar alguns trechos de código do já falecido ? Acho que descontinuaram o projeto, né ?

Este post é antigo (2008-04-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.