Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ficou sem jogos da Nintendo no Natal? Culpe os piratas da Somália

Alarmadas diante do crescente número de ataques praticados ao largo das costas da Somália, as companhias internacionais de navegação estão mais perto de uma decisão antes vista como impensável em tempos de paz: abandonar uma das rotas comerciais mais vitais do planeta.

Piratas somalis vêm saqueando navios ao largo da África há anos, mas uma recente alta no número de ataques se estendeu ao Golfo de Áden e ao Mar Vermelho, o que ameaça o acesso ao Canal de Suez.

Agora, as grandes empresas cujos navios são utilizados para o transporte de toda espécie de produtos, de petróleo, gás e carvão a brinquedos, estão considerando urgentemente se não seria melhor desviar o trânsito para a rota que contorna o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.

“A despeito de todo o alarde quanto à pirataria, o assunto realmente começará a se fazer sentir quando os consumidores do Ocidente descobrirem que não receberam seus presentes da Nintendo neste Natal”, disse Sam Dawson, da International Transport Workers’ Federation (ITF).

“Se a pirataria não arrefecer e se as Marinhas da região não intervierem, o impacto sobre o comércio surgirá dentro de semanas ou meses, porque a situação se agravou de um ataque por quinzena a quatro em um mesmo dia”, ele disse. (via g1.globo.com)

Leia também: Pirataria: Conselho de Segurança da ONU considera empregar marinha e aeronáutica.

A Free Software Foundation recomenda que não se empregue a palavra pirataria no contexto da cópia de softwares. Os dicionários Aurélio e Houaiss mantêm este uso, mesmo assim.

Saiba mais (g1.globo.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    carlos gomes (usuário não registrado) em 17/11/2008 às 11:58 pm

    Assim como a pirataria era muitas vezes a pirataria era feita com apoio ou mando das coroas no século XVI,XVII e XVIII, é bem possível que esse número de ataques piratas tenahm apoio desses governinhos na África que só tem doido no poder.
    Tenho muita pena do povo africano, mas não dos viciados em Nintendo.
    Se essa pirataria fosse pro bem dos pobres do continente pelo menos … mas roubo é roubo.

    igor (usuário não registrado) em 18/11/2008 às 1:41 pm

    Então não seriam mais piratas, seriam corsários :)

    João Marcus (usuário não registrado) em 23/11/2008 às 10:13 pm

    Se essa pirataria fosse pro bem dos pobres do continente pelo menos … mas roubo é roubo.

    Sim, claaaaro que a pirataria seria para os pobres do continente. Fodam-se os trabalhadores do navio, foda-se quem trabalha honestamente para ganhar a vida. O melhor seria roubar para o bem dos pobres do continente!

Este post é antigo (2008-11-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.