Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Eee PC: Asus apresenta os futuros modelos da linha – que tal uma bateria de 7h?

Via Zumo: “A Asus é meio reticente ao falar muito dos seus novos modelos de eeePC, sem dar muitas configurações básicas (que não devem ser muito diferentes dos eeePC atuais). Mas os novos modelos 901, 1000 e 1000 (H) demonstrados essa semana na Computex revelam algumas novidades interessantes.

As telas continuam a crescer: 8,9″ (já presente no eeePC 900) e 10″, o teclado também – no modelos da série 1000, chegam a 92% do tamanho do teclado de um notebook convencional (como no HP 2133). A webcam de 1,3 megapixel continua lá, e a Asus pretende oferecer um serviço de armazenamento online de 20 GB para os donos do eeePC.

E a tecnologia Super Hybrid Engine ajuda a ajustar a frequência da CPU, brilho do LCD e a voltagem do portátil para economizar mais energia ou aumentar o desempenho do sistema (que continua a rodar Linux ou Windows XP). A Asus estima que a bateria dos novos eeePC podem chegar a 7,8 horas de uso.”

Saiba mais (zumo.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Voltagem? Eu conheço como Tensão =)

    Eduardo Pellegrini (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 6:00 pm

    Esse negócio de não tolerar voltagem…

    InFog, você foi aluno do Reinaldo em SCS/SP?

    Eduardo… Não mas fiz Elétrica no Senai hehehe.

    Eduardo Pellegrini (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 6:08 pm

    Fiz Eletroeletrônica no ETE Jorge Street em SCS, e esse Reinaldo fez lavagem cerebral nos alunos com esse negócio de voltagem/tensão. Ninguém da época aguenta ouvir voltagem ou amperagem…
    Esse Reinaldo

    Thomaz (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 6:14 pm

    Segundo a fabricante do meu notebook a bateria deveria durar 8h, mas tem chegado só até 6 =// será que nesse EeePc vai ser assim tb?!?!

    modelo: hp pavillion dv2550

    Ué… Pensando aqui com meus botões…

    Já foi muito discutido aqui se os subnotebooks são ou não concorrentes dos notebooks normais, e se devem ser comparados à estes.

    A resposta da maioria foi: Não. O EeePC não deve ser comparado com um notebook, simplesmente por serem coisas diferentes; um subnotebook tem como principal foco a mobilidade, etc, etc, etc.

    Mas ao que parece o EeePC está se tornando um notebook “convencional”, ao menos em tamanho físico, o que faz cair por água abaixo os argumentos apresentados anteriormente.

    Então me pergunto: E agora João: é tudo a mesma coisa, ou não?

    E até rima!

    Tenchi, acho que a pergunta nem procede, por causa da premissa. Os Eee novos, recém-anunciados, continuam sendo subnotebooks, e mantendo praticamente o mesmo tamanho físico – o display de 9 polegadas cabe (com folga) na tampa do Eee 701 original.

    E é claro que a diferenciação que existe entre categorias diferentes não se aplica quando passa a se tratar de uma única categoria. Se fosse lançado um Eee de 14 polegadas e características de notebook comum, é lógico que faria todo o sentido compará-lo em termos iguais com qualquer outro notebook comum.

    Mas vale frisar que os modelos de Eee com tela de 9 e 10 polegadas continuam a ter aproximadamente o mesmo tamanho e peso do Eee 701 original, com sua tela de 7 polegadas.

    E eu defendo que os subnotebooks devem sim ser comparados com notebooks comuns, e cada pessoa deve escolher a alternativa que melhor lhe atende. O que faz menos sentido é compará-lo como se ele fosse um notebook comum, ou se devesse ter características de notebook comum – ao menos enquanto não houver notebook comum com o tamanho e peso do Eee e seus similares.

    Ah, e voltagem consta no dicionário (é “tensão elétrica medida em volts”), usar esta palavra não é um erro no que diz respeito a textos coloquiais em português.

    Alguém aí viu o Asus EEE PC 900 à venda no Brasil?

    Interessado (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 9:35 pm

    É *tensão*. Como é *corrente*.

    Não importa o que diz seu dicionário: não comenta tal gafe na frente de um engenheiro.

    Acho que Maxwell não ficaria irritado por alguém chamar de “voltagem”.

    De qualquer forma, eu gosto do nome “diferença de potencial” =P

    No que me diz respeito, gafe é querer impor, fora do campo técnico específico, que um posicionamento técnico deste campo tem mais relevância que o dicionário corrente ou a ABL para definir o que é aceitável ou não em um texto coloquial.

    Mesmo assim, os engenheiros, físicos, eletrotécnicos, etc. podem ficar à vontade para considerar quais as palavras são ou não aceitáveis nos textos técnicos deles.

    Wallacy (usuário não registrado) em 5/06/2008 às 10:43 pm

    Não importa o que diz no dicionário? ….

    Augusto, 92% do tamanho de um note é quase um note. Os subnotebooks estão aumentando de tamanho, acho que não resta dúvida. Não que o EeePC vá virar um note comum, pois a versão mais barata e menor certamente continuará com seu público.
    Me referi à uma situação como a seguinte: hoje em dia é comum encontrarmos notes com tela de 13″, embora estes ainda sejam bem mais caros que os de tela maior e configuração mais modesta. E os subnotes hoje estão com 11″, 12″ (necessita de fontes). Ou seja: estão ficando quase do tamanho de um notebook comum, com pequenas diferenças, como ausência de peças móveis (leitores de disco, HD, etc), além de terem uma configuração ainda mais modestas que dos notes de tamanho equivalente.

    Não disse que são a mesma coisa – disse? – mas que estão ficando parecidos, isto sim.

    MaxRaven (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 12:15 am

    Tenchi, acho que (e digo acho, pois não vi com meus olhos), quando dizem 92% estão se referindo aqueles já menores, não é igual a um que usava (era do trampo), que só a bateria precisava de um carrinho hahaha

    Se o peso (muito menor) é mantido, as limitações se mantem, então continuam sendo subnotes.

    Falando neles, aquele indiano que a polishop ia vender acabou não aparecendo por aqui, alguem sabe que fim teve?

    Tenchi, os 92% referem-se às dimensões específicas do teclado – o que se reflete no tamanho das teclas, espaçamento entre elas, etc. Não é uma referência às dimensões do Eee em si.

    As dimensões do Eee série 900 (display de 9 polegadas) são praticamente as mesmas do Eee série 700 (display de 7 polegadas), a largura e o comprimento são exatamente os mesmos (225 x 165mm).

    O Eee 1000 é um pouca coisa mais largo, mas continua bem menor que os notebooks mais comuns, com tela de 14″, ou mesmo que os notebooks um pouco menos comuns com telas de 12″. E está, sim, cada vez mais se aproximando das especificações deles, com processador mais rápido, mais memória, mais armazenamento, mais peso, preço mais alto, etc.

    ao interessado, como engenheiro elétrico não vejo problema algum em chamar a tensão de voltagem e a corrente de amperagem. Mesmo dentro do ofício do ramo, as vezes vc tem que usar o jargão que o técnico usa ao invés do que lhe está mais acostumado.

    é que nem os alpinistas e velejadores, os velejadores chamam de “cabo” enquanto que os alpinistas chamam de “corda” o mesmo objeto e ficam nervosos quando alguém troca… mas é o mesmo objeto!!!

    Engenheiro (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 9:04 am

    Peraí, então chamar comprimento de metragem é incorreto também??? Nossa, pelo visto a lavagem cerebral foi forte…

    Bruno (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 9:37 am

    Eu falaria na frente de um engenheiro sim e se ele achar ruim. Vou ter dó do sujeito.

    Pq se ele se acha superior pq tem diploma de faculdade.
    Eu também vou me achar superior pq tenho diploma em SI e pos graduação.

    Se for questão de conhecimento que ele vier falar sobre eu falar tensão ou voltagem.
    EU fiz técnico e sinceramente não vejo diferença em falar de uma forma ou de outra. Técnico em Processamento de dados.
    E não vai ser um enhengeiro que vai fazer eu mudar meu pensamento.
    Uma que se ele começar a insistir, minha paciencia ultimamente está baixa.

    Do jeito que esses Eeepc estão ficando , daqui a pouco o governo vai comprar é um lote deles pra distribuir nas escolas aqui.
    Estão só melhorando.

    Rael (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 9:59 am

    Thomaz, a duração máxima da bateria divulgada pelos fabricantes, geralmente é algo meio surreal: é com o brilho da tela quase mínimo, sem reprodução de multimídia, essas coisas… por isso é bom ver a duração média.

    Pode discordar até ficar roxo, se desejar, Interessado, e manter sua opinião dissonante sobre o valor do dicionário e da ABL para definir o uso de palavras em textos coloquiais. O uso correto da palavra voltagem continuará a ser empregado por aqui, mas fique à vontade para usar o termo que preferir quando se referir a ela em seus textos.

    Não alimentem os trolls!

    Sou Engenheiro Eletricista e acho essa discussão sobre se é gafe ou não uma bobagem. Mesmo porque nossa língua está sempre absorvendo novas palavras usadas no cotidiano e isso chama-se evolução, cutura em movimento. Como alguns bem disseram, em comentários acima, não há problema algum em chamarmos “tensão” de “voltagem”, mesmo por que, no nosso cotidiano é até mais simples de se fazer entender usando esta nomenclatura. Se não fosse assim estaríamos até hoje escrevendo “Vossa Mercê” em lugar de “você”.

    Um abraço.

    Marcos Duque Cesar (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 11:51 am

    Aqui, tem outra opção de compacto, da Kohjinsha uma empresa japonesa, ele tem 7 polegadas também, por 約218mm (W) x 約163mm (D) x 約25.4mm (H), com tela sensível ao toque, HD 80GB e outras coisas legais, um amigo possuiu, não sei ao certo o modelo, foi pago em torno de 350 dólares, mas era do mostruário, o preço atual tá em torno de 530.

    Tem notebook Acer, modelo AS5520-7A1G16 saindo por 540 dólares, com a condição de assinar um serviço de banda larga pelo período de 1 ano, fibra óptica 100MB 19 dolares a mensalidade, sem assinatura sai por volta de 730 dólares, peguei um ao invés do Eee PC 4G-XU.

    http://www.kohjinsha.com/models/sa/sa5kx08/specification.html

    http://jp.youtube.com/watch?v=zumeuaS_Z5A

    Marcos Duque Cesar (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 12:10 pm

    Um video comparativo entre: Asus EEE PC compared to the Kohjinsha SA5 (E8)

    http://jp.youtube.com/watch?v=XqLoQwVnax4&NR=1

    Interessado (usuário não registrado) em 7/06/2008 às 3:45 pm

    Augusto,

    Como disse acima, você também pode “discordar até ficar roxo”.

    Todos tem o direito de cometer as gafes que bem entender.

    Na verdade, eu mantenho a opinião expressa e colocada em prática no post, quem vem aqui expressar discordância é você.

    A sua opinião sobre o valor do dicionário e da ABL para definir o uso de palavras em textos coloquiais é dissonante, mas fique à vontade para mantê-la indefinidamente.

Este post é antigo (2008-06-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.