Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Cuidados com a bateria do notebook

“Estou enviando esta informação para alertar aqueles que possuem ou pretendem adquirir um notebook sobre os cuidados que se deve ter com a bateria, caso contrário pode ter sérios problemas com a mesma, quem quiser conferir os detalhes e ver algumas dicas básicas acesse meu blog.”

Enviado por Elton Pereira (eltonplimaΘgmail·com) – referência (eltonplima.blogspot.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Desculpe, estar discordando de você, mas não existe nenhum dado tecnico que diga que diga que a bateria tenha mal funcionamento por estar constantemente carregada.

    Bateria viciada não existe é um mito, criado por fabricantes de baterias, que utilizam maus materias para fabrica-las e depois quando as baterias passam a deteriorar, põe a culpa na carga, apesar destas baterias deteriorarem com ou sem cargas constantes.

    Se utilizar baterias sendo carregadas causassem danos a bateria, não existiria ou seria possível usar baterias em carros, ou em sistemas de energia solar e aeolica. Sempre que se liga um sistema a bateria em sua fonte de energia não importa qual, um circuito entra em ação e passa a alimentar a bateria enquanto o equipamento funciona e alimenta o equipamento em si paralelamente, após carregar a bateria este circuito para de fornecer energia para a bateria, alimentando somente o equipamento.

    Portanto lembrem-se Bateria viciada não existe, o que existe são baterias ruins.

    Suas afirmações são um tanto absurdas, me desculpe.
    Principalmente quanto a parte que diz para retirar a bateria se você for utilizar o laptop ligado direto na tomada.

    Quando você liga o carro, você retira a bateria e fica andando só com a energia do alternador?

    Quando a bateria do laptop está carregada, nada mais acontecerá com ela, mesmo ligando o laptop na tomada.

    Att,
    Renato

    Elton, desculpe mas vou reafirmar o que foi dito pelos colegas acima.. a melhor utilização da bateria é deixar ela sempre no note, e sempre carregada ou carregando, pra evitar que ela descarregue completamente.. carregar quando não está no final também não tem problema.

    O que mantém a bateria funcionando é a constante carga e descarga, essas baterias novas não tem problema com isso, dá pra usar na bateria, ligar na tomada, tirar da tomada se precisar sair no meio da carga e voltar depois. Bateria que dura mais é aquela que é constantemente utilizada.

    Reforço minha afirmação pois aqui em casa já passamos por seis notebooks de marcas diferentes (2 Asus, 1 Dell, 1 HP, 1 Acer, 1 Fujitsu), com baterias de capacidades diferentes.

    O único que deu problema na bateria até hoje foi o Acer de minha noiva, que era utilizado exatamente como você descreve, usava na bateria, e quando ia ligar na tomada ela tirava a bateria.. deu uns quatro meses de uso e a bateria pifou de vez, nem com carga direta não teve jeito.. os outros todos sempre foram usados na bateria, na tomada, tiro no meio da carga se precisar e ponho pra carregar sem estar descarregado, e nunca deram problema, nem o HP que já é um senhor de 5 anos, só perdeu meia hora da duração de duas horas e meia na bateria.

    [ ]´s

    Antônio José (usuário não registrado) em 29/05/2008 às 1:57 pm

    Concordo plenamente com os comentários acima. Acho que se alguem deseja dar dicas sobre alguma coisa, deveria, no mínimo, ter feito uma pesquisa na net para ter um pouco mais conhecimento técnico sobre o assunto. Esse tipo de informação é tão prejudicial ao autor, quanto aos leitores desinformados, os quais utilizariam isso como fonte de informação para outras atividades.

    Paulo Pontes (usuário não registrado) em 29/05/2008 às 2:22 pm

    “Portanto lembrem-se Bateria viciada não existe, o que existe são baterias ruins.”

    então eu tenho que fazer Engenharia Elétrica de novo, pois o que eu aprendi lá é diferente

    Não sei se efeito memória existe ou não (dizem que em baterias Li-Ion e NiMH existe mas é bem pequeno), mas eu resolvi esse problema em uma bateria simplesmente descarregando por completo e recarregando sem interrupções. De fato, os manuais das baterias costumam recomendar uma descarga e carga completa num período de 4 em 4 meses.

    Agora recarregar a bateria completamente a cada semana é um absurdo. Isso vai diminuir tremendamente o tempo de vida da bateria, visto que o mesmo é determinado pela quantidade de ciclos de carga e descarga.

    Joao (usuário não registrado) em 29/05/2008 às 2:55 pm

    Pra quem tem dell sabe muito bem que deixar a bateria no note com ele na tomada é merda na certa.

    Quando voce deixa o note na tomada e a bateria 100% por mais inacreditavel que seja a bateria está em constante carga.

    Por minimo que seja o descarregamento a tomada recarrega a mesma novamente contando como um ciclo e isso acaba com a vida util da bateria … principalmentes as novas de ion litio

    Portanto se voce for utilizar notebook na tomada retire sim a bateria e só a use se for utilizar fora da tomada e ainda sim só a recarregue quando a mesma acabar.

    De novo, a Bateria e seus mitos.
    A dica que dou e, use sempre a bateria, mesmo tendo uma tomada do lado, use a bateria por pelos menos uma hora, ou até que a carga chegue a uns 40%.
    Nunca guarde a bateria descarregada. (isso e recomendado para as baterias de chumbo acido, usando nos veículos).
    Se o carga não encerrar após a carga da bateria chegar a carga nominal, o sistema de controle de carga esta com defeito, seja ele de projeto ou não.
    Se gosta dos seus dedos, nunca tente forçar a carga em células de Li-Ion, pode ocorrer uma explosão, nem tente desmontar-las.

    Mpsnet (usuário não registrado) em 29/05/2008 às 4:41 pm

    Olhem o que a HP recomenda:

    http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?lc=pt&cc=br&dlc=pt&product=3446278&lang=pt&docname=c00829573

    Uai, Paulo Pontes, vamos ter que entrar em um consenso pois foi exatamente o que aprendi, Eng. da Computação

    Engraçado joão eu já tive 4 dell’s e até hj nunca tirei a bateria de nenhum deles, a não para desmontar o aparelho, e nunca tive sequer um problema!

    E reafirmo estes mitos criados sobre cargas, são metodos criados pelos fabricantes de baterias, para que haja a necessidade de ser adquirida nova bateria.

    é muito facil desmentir estes mitos, por exemplo ao usar celulares nokia, que tem baterias muito boas como o modelo 1100, deixando ele na corrente ac por 10h por dia a cada semana e outra sem recaregar, durante 6 meses de testes não houve queda na carga ou funcionamento do aparelho.

    mas o mesmo não aconteçeu com aparelhos simiens que apresentam geralmente baterias mais baratas e por isso, aplicando o teste inverso, seguindo o recomendado pelo fabricante a bateria perdeu gradualmente sua carga até não conseguir manter o aparelho ligado por 15 min, isso num periodo de 3 meses!

    façam o teste vocês mesmo. é puro mito.

    Baterias feitas com boa materia prima, funcionam bem
    Baterias feitas com materia prima ruim, funcionam mal

    isso independe de como você usa a bateria.

    o que se pode evitar é deixar a bateria ficar sem carga por muito tempo, ou será necessário que ela receba uma g
    carga a força para voltar a funcionar, o que pode danificar o material da bateria!

    Vamos acabar com isto antes que começem a atirar pedras em mim

    entrem na internet e vejam em diversos sites serios, a afirmação é a mesma

    Vicio de bateria não existe a não ser que ela use drogas, ou beba cachaça.
    Baterias antigas tinham um defeito muito conviniente, aonde se vc não descarregase completamente antes de uma nova carga ela passava a admitir a diferença entre o que havia de carga e o total, como seu novo total, nunca entendi, pq os fabricantes nunca corrigiram este defeito nos circuitos de carga das baterias. este efeito se conheçe por memória e não vicio.

    Outro problema era o de deixar as baterias a base de Cd ou Ni, ou ainda outros compostos, quanto mais tempo ligadas a cargas mais elas esquentavam, quanto mais esquentavam mais danos causavam ao seus componentes, mas seria completamente possivel usa-las com um sistema de resfriamento apropriado, sem causar qualquer dano a bateria.

    http://guia.mercadolivre.com.br/dicas-prolongar-vida-util-bateria-litio-valido-celulares-palms-notebooks-14666-VGP

    No site http://www.guiadohardware.net do meste Morimoto, tem uma enciclópedia sobre o assunto:

    http://www.guiadohardware.net/tutoriais/baterias/

    daniel veloso (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 8:47 am

    Meu Deus!! quanta besteira neste tópico.

    Algum de vocês entende de eletrônica? Pois bem, vamos ao principio básico.
    Baterias de células de íons de lítio definitivamente NÃO TEM EFEITO MEMÓRIA E NÃO VICIAM pois os seus compostos eletrólitos podem ser carregados e descarregados a qualquer momento desde que exista energia residual dentro da bateria (ela não pode ser descarregada totalmente, se isso acontecer algum dia a bateria vai morrer com certeza0
    Portanto tais baterias de ions de lítio possuem um circuito chaveador que limita a intensidade da descarga para níveis seguros para a bateria impedindo que ela descarregue-se totalmente (ou seja, mesmo que o seu notebook ou o celular desligue por falta de bateria provavelmente ainda restará 5% ou mais de carga nas células.

    Uma característica muito importante sobre as baterias de íons de lítio é que elas possuem um ciclo de cargas e descargas limitado (por volta de 400 cargas e descargas) sendo que após isso a resistividade interna do eletrólito começa apresentar níveis muito altos devido à cristalização do material (caracteristica não apenas das baterias de íons de litio) e a bateria começa a perder a sua capacidade de condicionamento à carga elétrica, ou seja, passa a não armazenar mais de maneira correta nenhuma ou pouca carga elétrica aplicada à ela.

    Assim sendo temos diversos tipos de circuitos que são utilizados nos aparelhos atuais. Por exemplo, um celular por mais que esteje conectado no carregador ele sempre vai se abastecer da energia da bateria, ou seja, vai estar em descarga constante da mesma (ja tentaram ligar um celular sem a bateria mesmo com o carregador conectado??) Assim sendo, se você utilizar um celular por tempo prolongado conectado no carregador vai reduzir drasticamente a vida útil da bateria, não pelo fato de ela estar viciada, e sim pelo fato de ela estar sendo constantemente descarregada e carregada, o que vai reduzir sua vida útil.

    Muitos notebooks prometem (e não cumprem) a tarefa de chavear tal circuito e parar de usar a bateria quando ela está carregada, porém a complexidade e a delicadeza de tal circuito aliada ao que o colega mencionou como “baixa qualidae das baterias” faz com que mesmo que a bateria esteje 100% em sua carga nominal o circuito de alimentação do notebook continua a puxar corrente e alimentar-se da bateria quando o carregador está conectado. Tal caracteristica é determinante para que a vida útil da bateria seja reduzida drasticamente.

    Após ler tantos comentários aqui sobre o assunto resolvi fazer um tira-teima, desmontei meu DELL e liguei um amperímetro em paralelo com o circuito de alimentação da bateria e do carregador, para ver em que sentido a corrente estava indo para a placa do aparelho. Detectei 2.3 ampéres na entrada AC do carregador e detectei 3 ampéres na entrada dos reguladores de tensão do processador (ou seja, a diferença, embora pouca estava vindo da unica fonte de energia alternativa disponivel, a bateria)
    Resolvi tirar fora a bateria, e detectei 3.5 ampéres na entrada dc do carregador externo, ou seja, sem a bateria o notebook precisa exigir mais do carregador para manter-se em funcionamento, o que prova que ele depende do circuito da bateria mesmo quando está 100% carregado e está conectado na tomada.

    Não satisfeito retomei meus testes, conectei o carregador no notebook e com o amperímetro medi qual a intensidade da corrente saindo da bateria quando ela está 100% carregada e ligada na luz, e pasmem, temos 3 pinos com entrada de corrente (para carga da mesma) onde a corrente varia de 0,2 à 2.5 ampéres e nos 2 pinos de saída em relação ao pino de referencial temos 1 ampére da bateria saindo para o circuito da placa mãe.

    Resumindo, isso prova que mesmo quando a bateria está FULL o circuito do note aproveita a sua corrente e tensão para ajudar a alimentar a placa, e fica assim mandando constantemente tensão para a bateria, o que vai acabar aquecendo a bateria e reduzindo sua vida útil, pois ela está em constante ciclo de cargas e recargas.

    Respondendo ao comentário do colega feito acima, sobre as baterias de carro ele deve lembrar-se que as baterias de chumbo-ácido tem uma característica importantíssima quanto aos eletrólitos, eles cristalizam-se sim, porém no carro a bateria está em constante movimento e o eletrólito é líquido, o que desfaz ou impede ou retarda qualquer formação de cristais no interior da mesma. O que acaba não ocorrendo quando ligamos uma bateria de chumbo-acido à um no-break por exemplo, pela sua falta de movimento o eletrólito fica sedimentado dentro da bateria favorecendo a formação de cristais e reduzindo sua vida útil. No caso destas a troca do eletrólito e um recondicionamento a fim de remover tais cristais basta para deixar ela novinha em folha.

    Ou seja, baterias de chumbo ácido, desde que estejam em movimento contínuo não tem problemas com cargas e recargas constantes, por isso o alternador tem um papel importantissimo no sistema elétrico do veículo, que tem seu referencial baseado todo neste componente.
    A utilização de baterias chumbo-acido em portáteis é inviavel pelo seu peso e pelo risco de vazamento do eletrólito ácido, e pelos vapores altamente toxicos emanados pelo seu orificio de respiro.

    Assim sendo colegas, sugiro que dirijam-se à uma eletronica mais proxima e comprem um multimetro de 10 reais e com ele desmontem o seu proprio notebook e façam o teste da corrente para chegar a opiniões mais conclusivas.
    Lembrem-se, no mundo da informática e da internet tudo pode ser escrito, permanece a regra de confiar apenas no que pode ser provado.

    Tenham uma boa semana.

    CCF (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 10:31 am

    daniel, muito bom…

    então posso concluir que não há o que fazer, no caso do notebook, para aumentar significativamente a vida útil da bateria…?

    Eu também tenho um dell e mantenho-o sempre com a bateria e na energia elétrica…está comigo desde outubro/2007…

    Daniel (usuário não registrado) em 3/06/2008 às 2:03 pm

    Em vez de ficar perdendo tempo com desligar, depois religar, tirar a bateria, por a bateria, não usar o notebook na tomada é melhor simplesmente ir usando ele e, se a bateria ficar ruim, ir lá e comprar outra ou até acionar a garantia. Melhor do que ficar perdendo tempo com um monte de procedimentos de eficácia duvidosa.

Este post é antigo (2008-05-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.