Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Brasil e Índia enviam apelo contra padrão OpenXML à ISO

“”Países se juntam à África do Sul, que na última sexta enviou sua objeção à ISO contra a aprovação do padrão da Microsoft. O Brasil e a Índia se manifestaram contra a adoção do formato Office Open XML, da Microsoft, como padrão internacional.

Os países se juntam à África do Sul, que na última sexta enviou sua objeção à Organização Internacional de Pdronização (ISO, em inglês) e à Comissão Internacional Eletrotécnica (IEC), órgão que aprovaram o OOXML. Membros de um comitê conjunto aprovaram o padrão em 29 de março. Críticos se opõe ao processo de aprovação rápida (chamado “Fast Track”) usado para aprovar o padrão. No modelo, se um rascunho de padrão é rejeitado, um grupo é definido para discutir as melhorias e atualizar a versão.

Os delegados tiveram apenas cinco dias para lidar com mais de mil mudanças e críticas técnicas na norma. No dia, muitas mudanças foram votadas, porém depois o processo se tornou moroso e a versão final do texto ainda não foi publicada. A reunião apressada e o atraso na divulgação do padrão foram motives de crítica do Brasil e da África do Sul, segundo post no blog do advogado de padronização Andy Updegrove.

Porta-vozes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não foram encontrados para comentar o assunto. Os CEOs da ISO e da IEC Têm um mês para avaliar a apelação e chegar a um acordo com as autoridades locais. A ISO não revela quantas apelações recebeu ao todo.

Segundo publicou o IDG Now, a importância do padrão OOXML vem diminuindo, com o anuncio da Microsoft de que vai suportar o padrão aberto OpenDocument Format no Office 2007, versão atual do seu pacote de produtividade, a partir de 2009.””

Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) – referência (idgnow.uol.com.br).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-05-30

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Douglas Cordeiro (usuário não registrado) em 30/05/2008 às 8:37 pm

    Finalmente, quem sabe a Microsoft não acaba por aceitar o padrão ISO, já que essas coisas defez no Office 2007 num abre no OPF nem no OFFICE, e no OPF não abrir no OFFICE nem no OFFICE 2007

    Douglas, como é que é? Não entendi nada.

    nada opf que como nada coisas essas entendi ceti.

    Roberto (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 4:15 pm

    Vejam na Info http://info.abril.uol.com.br/aberto/infonews/052008/30052008-11.shl que o jornalista Felipe Zmoginski fala:
    “A tecnologia passou por longo processo de discussões técnicas.. ” => trocou longo com curto.

    E aqui outro “… contestaram formalmente a vitória do Open XML.” Que vitória? ISO não é para fazer vitórias, e para regular um padrão.
    Agora o melhor “O formato, no entanto, já é tratado como um padrão por boa parte da indústria de software, que desenvolve aplicativos para suportar o Open XML” Qual empresa? Tem fontes? Que estou sabendo que no Microsoft Office 2007 não tem, na verdade nenhuma empresa já implantou!

    Eu acho deveria implantar o Wikipedia na INFO, assim podemos discutir e corrigir os artigos!
    O Peter Sayer, editor do IDG News Service, de Paris escreveu bem melhor!

    Beco (usuário não registrado) em 31/05/2008 às 8:24 pm

    A Info ilustra muitas das nossas publicações sobre informática e tecnologia: incompetência. Não acredito que seja jabá. Com as faculdades de jornalismo que temos, aposto em incompetência e cursos de inglês pelo correio como culpados.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 2:55 am

    Jornalismo no Brasil é ativismo ideológico e defesa de minorias ricas, vítimas de “coitadismo”. Não a toa os próprios jornalistas são oriundos dessa classe, que juram defender até a alma, quando o que querem mesmo é a grana capitalista, que tanto atacam, para sustentar seus anúncios e manter a classe pagante.

    Ás vezes, esse pessoal da esquerda de boutique, pior que a esquerda de espingarda na mão, publica algo que presta…Mas não esperem nada da Info. Fiz upgrade de meu computador baseando-me em suas revistas e terminei com um caro Core2Duo numa placa-mãe ruim…

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 1/06/2008 às 3:01 am

    Reli o artigo da Info. Apesar de odiar a imprensa brasileira, que é essencialmente amparada pelo analfabetismo político e estatístico dos chutômetros, não vi nada demais.É preciso não levar as coisas ao pé-da letra.

    RJP (usuário não registrado) em 2/06/2008 às 1:15 pm

    A INFO é a “Contigo Informática”, gente. E dela, só o podcast escapa. Com restrições, claro.

Este post é antigo (2008-05-30) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.