Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Brasil disputando com Polônia o segundo lugar no Firefox Dowload Day

“O Firefox Download Day é uma iniciativa da Fundação Mozilla que tem como objetivo bater o recorde mundial de downloads de software em um único dia, assim entrando para o Guinness – O livro dos Records. Ao invés de simplesmente marcar um data para o evento, a formato da iniciativa foi mais criativo: você registra-se no site http://www.spreadfirefox.com/pt-BR/worldrecord/ dizendo que quer participar e quando o número de inscritos superar a marca necessária para o recorde, um e-mail será disparado avisando todos sobre a data para realizar o download.

A iniciativa tem tido bastante divulgação no Brasil (inclusive no BR-Linux, tanto que quase 60 mil brasileiros já se inscreveram. O Brasil vem disputando dia-a-dia o segundo lugar no número de inscritos com a Polônia, sendo que os dois países revezam-se nessa segunda posição, apenas atrás dos Estados Unidos.”

Enviado por Juliano (julianoΘlec·ufrgs·br) – referência (spreadfirefox.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-06-06

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Estou dentro, vamos mostrar a força de mobilização da comunidade brasileira !

    Silveira (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 1:32 pm

    Também estou nessa. Excelente iniciativa do melhor browser do mercado.

    É como a briga SBT x Record!!!

    Silveira Neto (usuário não registrado) em 6/06/2008 às 3:56 pm

    Com os dados de hoje (6/Jun/08) do Download Day e com os dados da Wikipédia:

    População do Brasil → 186,757,608 habitantes.
    Brasil no DownloadDay → 62,243 inscritos.
    Razão → aprox. Um Firefox 3 para cada 3000 brasileiro.

    População da Polônia → 38,518,241 habitantes.
    Polônia no DownloadDay → 63,461 inscritos.
    Razão → aprox. Um Firefox 3 para cada 606 poloneses.

    Ou seja, a Polônia está na frente do Brasil e muito. Dado o tamanho de sua população, eles estão realmente de parabéns tanto pela razão inscritos por habitantes quanto pelo número absoluto de inscritos.

    Temos que comparar quantos brasileiros tem acesso a internet !
    E seguindo o raciocínio do Silveira Neto, estamos praticamente empatados com os eua !

    gente, quanta bobagem… quanta perda de tempo… que diferença faz, afinal? E só porque o Firefox quer ficar bem no Guiness, os carneirinhos vão todos atrás?

    Tenham a santa paciência!

    Marcio Torres (usuário não registrado) em 7/06/2008 às 6:33 am

    Na verdade gosto muito do Firefox, mais não posso deixar de lembrar do meu amigão OPERA, afinal essa dupla é o que de melhor existe para navegar na internet com segurança. Quanto ao evento com certeza que o Brasil irá detonar o segundo lugar… pois essa cultura de SP está caindo por terra… viva o SL…..

    edempoa (usuário não registrado) em 7/06/2008 às 12:52 pm

    Silveira, essa diferença não é proporcional à população com acesso a internet aqui e lá?

    fernando (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 11:13 am

    Tem bobo e disputa pra tudo mesmo!

    gabriel f. (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 4:56 pm

    fernando e ceti,

    essa campanha não tem nada de bobagem. O tipo de visão limitada de vocês realmente me assusta. Afinal, vocês votam.

    Vai uma explicação bem mastigadinha pra ver se vocês entendem:

    O Firefox só é tão popular porque, além de ter um excelente produto gratuito (coisa que Opera também possui, mas nunca chegou a 1% dos usuários web), promove iniciativas publicitárias extremamente eficientes.

    Pra que entrar no guiness? Publicidade, é lógico. Quanto mais publicidade, mais usuários testando e ficando satisfeitos.

    E o que eu e vocês dois têm a ver com isso? O Firefox é hoje, queiram ou não, achem merecido ou não, a maior bandeira do software livre na grande mídia. Muita gente escutou a expressão “software livre” pela primeira vez por causa de reportagens sobre o Firefox. E muitos jornalistas acabaram publicando algo sobre distribuições Linux, depois de lerem sobre o Firefox e descobrirem o que é software livre, e o que mais ele tem a oferecer.

    É por essas e outras que eu vou baixar o Firefox no “download day” e torcer pra que isso seja publicado no maior número possível de “cardernos” de informática de jornais e portais, blogs, revistas… Quanto ao Brasil ficar em segundo, isso rende nota na mídia brasileira.

    ———

    Eu penso que as pessoas, antes de exprimir opiniões, deveriam ao menos dedicar uns 30 segundos à reflexão. Orkut e caixas de resposta de blogs seriam ambientes bem menos áridos se resolvessem adotar essa idéia em massa.

    fernando (usuário não registrado) em 8/06/2008 às 11:17 pm

    essa campanha não tem nada de bobagem. O tipo de visão limitada de vocês realmente me assusta. Afinal, vocês votam.

    Eu posso dizer que sua visão é que é limitada, uma vez que aposta em seu time (firefox) como torcedor de futebol. Torcer não é problema, mas o que considero bobagem é fazer-se a promoção de algo que não ‘compartilha lucros’ com os outros, mas só se preocupa em enxer seus ‘bolsos’ a custa de muita propaganda gratuita, ou o famoso jabá.

    Creio que a promoção dos softwares de código aberto é um comportamento comum, estimulado pelo desejo também comum de vê-los avançar, e baseia-se no interesse pela continuidade e avanço dos projetos, que disponibilizam código e aplicativos.

    Não há nenhum compromisso ou expectativa de que eles não dêem lucro financeiro, ou de que distribuam estes lucros de uma forma ou de outra. De minha parte, se eles encontram um modelo de negócios sustentável, ou lucrativo, melhor ainda para eles. Continuo usando o software, e fazendo o possível para disseminá-lo mais.

    Fabio (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 10:17 am

    Fernando,
    Realmente, que visao limitada das coisas. Me responda uma pergunta, quanto o Internet Explorer não teve que evoluir após o crescimento do Firefox?? Esqueça o fanatismo, ou a bandeira do software livre, se isso nao te interessa. Pense, que toda quebra de egemonia é bem vinda.

    Sou desenvolvedor Java / Web, sigo os padroes de desenvolvimento, meus sites(aplicacao), rodam perfeitos sem esforço nenhum no Firefox e Opera, mas infelizmente, perco tempo pra consertar e roda no IE. Porcaria que nao segue os padroes!

    Viva o FireFox, viva o Software Livre!
    Ae amigos, to divulgando para o maior numero de pessoas. Só nessa, ja tenho mais de 10 amigos que nao usavam o FireFox e estao experimentando.. Quero ver voltar pro “bom”? IE!!

    Independete disso, cada um escolhe o que quer… Só acho que quanto mais opçoes tivermos, tudo melhora!

    abraços,

    Fabio (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 10:23 am

    Amigos, desculpe pela egemonia..

    “hegemonia”.

    O que realmente importa foi a idéia.

    abraços,

    Barna Nabex (usuário não registrado) em 14/06/2008 às 12:10 pm

    Usuários da Debian Etch, ou distribuições baseadas nela como o Kurumin 7.0, também podem participar da campanha. Basta seguir as instruções em http://www.captain.at/howto-run-firefox-3-debian-etch.php e fazer uma instalação paralela da biblioteca GTK+ 2.10, exigida pelo Firefox 3.0 a partir do Beta 4.

    Ah, dá para incluir o “export LD_LIBRARY_PATH=/opt/gtk210″ no próprio shell script que é o dispatcher do firefox no Linux.

    Agora sim, passaremos a Polônia :-)

Este post é antigo (2008-06-06) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.