Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Atualizando o OpenOffice para a versão 3, no Ubuntu 8.10

“O Ubuntu 8.10 ainda vem com a versão 2.4 do OpenOffice instalada. Para atualizar para a versão OpenOffice 3, basta inserir o repositório alternativo deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ubuntu intrepid main via Synaptic (opção “Configurações->Repositórios” do menu do Synaptic, e selecionar a aba “Programas de terceiros” da janela apresentada). Após inserir o repositório deve-se clicar no ícone “Recarregar”, posicionado na parte superior da janela do Synaptic. Após o Synaptic ser fechado, será apresentado na barra superior do sistema o ícone de atualização de pacotes, aí é só atualizar o sistema para ter o OpenOffice versão 3.

Para utilizar o verificador ortográfico do BROffice 3, já com o novo acordo ortográfico do português que entrará em vigor a partir de janeiro de 2009, é só navegar até o site (http://www.broffice.org/verortografico/baixar) e seguir as instruções da seção “Extensões do VERO para a versão 3.0 do BrOffice.org”.”

Enviado por Roberto Carlos Coutinho Seixas (rcseixasΘgmail·com) .


• Publicado por Augusto Campos em 2008-11-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    leandro (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 4:20 pm

    é melhor instalar o go-oo ao invés do openoffice.org. O aplicativo é mais leve e rápido, além de ter melhorias como melhor suporte a EMF e incluir um solver para o calc.

    Allan Taborda (usuário não registrado) em 14/11/2008 às 8:19 pm

    O go-oo possui código proprietário, pelo que me consta.

    leandro (usuário não registrado) em 15/11/2008 às 7:06 pm

    O go-oo é uma tentativa de se livrar do controle absoluto que a sun tem sobre o código do openoffice.org.

    O que acontece é que no modelo atual de desenvolvimento, um patch só é aceito para ser incluso no openoffice.org se o desenvolvedor ceder todos os seus direitos para usufruto da SUN, mesmo o programa estando sob GPL. Isso torna a SUN virtualmente a única com poder absoluto de controle sobre o software; no caso do go-oo, os alguns desenvolvedores descontentes com este modelo, resolveram separar o código-base e adicionar melhorias sem o crivo da SUN. Isso não retira os direitos da SUN sobre o código, mas permite algumas liberdades, como por exemplo, um melhor suporte a EMF.

    Marcelo (usuário não registrado) em 16/11/2008 às 5:16 pm

    E como se atualiza o BrOffice da versão 2.4 para a 3.0 no Ubuntu 8.04?

    rodrigo (usuário não registrado) em 23/11/2008 às 11:34 am

    Obrigado pela ajuda

Este post é antigo (2008-11-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.