Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


As 7 maiores aquisições de código aberto

Quais foram as maiores aquisições de empresas de código aberto até hoje? Um autor resolveu ir atrás de dados para satisfazer sua própria curiosidade mas, como de hábito, provavelmente vários leitores terão o mesmo interesse que o dele.

O primeiro lugar na lista não me surpreendeu, mas o segundo sim – foi a aquisição da Cygnus pela Red Hat, ainda nos tempos pré-estouro da bolha .com.

O autor alerta sobre a inexistência de dados sobre valores sobre algumas aquisições importantes, como a da Sleepycat e a da InnoDB, ambas pela Oracle. Possivelmente elas mudariam esta lista, se os seus valores fossem conhecidos.

Saiba mais (royal.pingdom.com).


• Publicado por Augusto Campos em 2008-02-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Pierre Freire (usuário não registrado) em 9/02/2008 às 8:28 pm

    Nestas aquisições,

    Eu realmente achei a aquisição da NOKIA uma “barbada”, para NOIKIA saiu muito barato o valor da Trolltech. Agora estou na espera do que vai acontecer este ano.
    Nokia Trolltech e o promissor ANDROID do Google.
    Em relação a MYSQL, não sei o quanto vai ser bom para SUN, mas também nao entendo muito de mercado, o tempo vai responder.
    Outro valor baixo, eu achei a compra do SUSE pela NOVELL, realmente o Suse deu um impulso na NOVELL.

    Concordo com o Pierre, tanto a Trolltech quanto o SUSE foram por um valor muito baixo.

    tsc (usuário não registrado) em 9/02/2008 às 11:07 pm

    então o problema não é o valor sentimental que a empresa tem pela comunidade ou o quanto ela importa a alguma comunidade e sim o quanto ela rendeu anualmente.
    o valor cobrado pelo mysql foi muiiiiiito superior que o mysql rende anualmente, a trolltech não sei em termos quantitativos o quanto ela lucra, so que para aceitar qualquer oferta, uma empresa deve saber que o valor é muito bom.

    na minha opinião, a melhor aquisição do código aberto até hoje foi a compra do código-fonte e GPLização do Blender pela sua comunidade de usuários.

    Bem lembrado Nemezis, é justamente esse tipo de coisa que deveria acontecer mais vezes.

    o blender tem sido usado profissionalmente por aí? há relatos? coisas conhecidas?

    o Blender sofre da mesma sindrome profissionais-cagões-que-tem-medo-de-mudar que acomete Linux no desktop, Gimp, Inkscape etc.

    Porém, em Hollywood, onde há real talento e garra, Gimp, Blender e companhia são ativamente usados nos bastidores, e Blender em particular foi usado para modelagem conceitual em Spider-man 2. É bom lembrar que as renderfarms de Hollywood são em sua maioria clusters Linux.

Este post é antigo (2008-02-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.