Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Valve dá início ao beta fechado da Steam com suporte para o Ubuntu

Enviado por Julian Fernandes (julianfernandesΘubuntu·com):

“E a notícia que tantos esperavam acaba de chegar. A Valve acaba de dar início ao beta fechado da Steam para o Ubuntu, após os testes internos com empresas ter terminado.

Segundo a empresa, mais de 60 mil pessoas responderam a pesquisa que poderia dar acesso a versão de testes para o sistema operacional laranja. A primeira leva de e-mails foi enviada, e mais serão enviados nos próximos dias.

Confira mais informações no post do blog Ubuntu-BR-SC!” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 10:12 am

    Aqui vai o link para baixar o executável. Quem não foi convidado não vai poder usar clicar nos links do aplicativo, Mas dá pelo menos para ver o bichinho rodando :-) http://media.steampowered.com/client/installer/steam.deb

    PS: ah, é um executável 32bits, então se você usa 64bits instale os pacotes de compatibilidade.

    Julian Fernandes (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 10:14 am

    Para quem quiser burlar o sistema de autentificação da Steam para o Ubuntu: http://www.ubuntubrsc.com/como-instalar-steam-beta-ubuntu.html :)

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 10:37 am

    Depois de instalado, simplesmente rode no terminal “steam steam://store”. Pronto a limitação sumiu e você pode catucar nas coisas. Vou ver se consigo instalar algum jogo que eu já possuo no Windows.

    Ah, e eu estou usando o Kubuntu com o KDE 4.9.2.

    Ivan (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 11:04 am

    Se no Beta já tem gente fazendo isso imagina quando sair a versão final e os jogos. A pirataria vai rolar solta no Linux, muito mais forte do que no Windows.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 12:00 pm

    Ivan,

    Posso estar completamente equivocado, mas sempre suspeitei que a potencial pirataria de software em Linux seria um dos motivos que afastam os grandes desenvolvedores de aplicativos pagos.

    É claro que é um enorme preconceito, mas acredito que muita gente acha que quem usa Linux é hacker, não paga pelo sistema operacional, e também não vai pagar por software. Acredito que muita gente faz essa correlação: não paga pelo SO, então não vai pagar por software.

    Os Humble Bundles desmentem essa idéia equivocada.

    E então aparece gente burlando o sistema da Valve logo no Beta do Steam para Linux. Ainda que seja uma minoria bem minoria, isso pode acabar deixando uma má impressão inicial.

    Manolo (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 12:41 pm

    @Joaquim Mariano

    Sem dúvida, a comunidade já começou a fazer feio.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 12:51 pm

    Esclarecendo: o “enorme preconceito” é achar que “quem usa Linux é hacker, não paga pelo sistema operacional, e também não vai pagar por software”.

    MDK (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 1:03 pm

    Não uso Ubuntu, e infelizmente aqui no Slackware não rodou. Mas quanto aos comentários sobre a comunidade burlando, acho que estão fazendo tempestade em copo da água (sempre quis usar essa frase).

    Se olharem no próprio arquivo “steam.desktop” verão que o mesmo inclui as linhas que estão dizendo serem usadas para burlar. Segue um trecho do mesmo:


    [Desktop Action Store]
    Name=Store
    Exec=steam steam://store

    [Desktop Action Community]
    Name=Community
    Exec=steam steam://url/SteadmIDControlPage

    [Desktop Action Library]
    Name=Library
    Exec=steam steam://open/games

    Ou seja, no final das contas, ou deixaram esse acesso de propósito (pouco provável) ou trata-se de alguma falha do software deles mesmo.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 2:06 pm

    Quem está falando sobre pirataria não está entendo o que é o que está sendo burlado.

    O que acontece é como o beta é fechado para 1000 sortudos, o que está sendo burlado é este bloqueio. Mas os jogos ainda devem ser comprados normalmente. Coisa que quem aproveitou os Humble Bundle já tem boa parte dos jogos portados.

    É uma falha no bloqueio, um bug para ser dito. E espero que não corrijam.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 2:07 pm

    FUD novo: que linux é bom pra pirataria.

    Anos e anos de windows com aplicativos prontos para ajudar no crack e jogos crackeados fáceis de achar.

    Ah tá bom, então.

    Zé do Mato (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 2:28 pm

    Pirataria? Isso é um bug de um beta. Leia bem, beta…

    André Moraes (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 3:00 pm

    Bom, desde os meus tempos de moleque mexendo no computador, mudar o comportamento de um executável passando apenas um parâmetro (que é **intencionalmente** processado pelo executável) não é bug, nem “modo de burlar” nada.

    É só uma passagem de parâmetro!

    Se ser um hacker hoje em dia é só passar parâmetro pra linha de comando, acho bom inventarem outro termo para descrver caras como Linus, RMS, DMR, et all

    Natan (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 3:17 pm

    Vai ter Halo 4 no Steam para Linux?

    Natan (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 3:22 pm

    A Canonical deveria comprar a Blizzard.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 3:23 pm

    Márcio Carneiro,

    Dei uma olhada nos comentários, e vi que só o Ivan mencionou uma eventual e futura pirataria no Steam.

    No Steam para Linux, a limitação da quantidade de usuários é que foi superada (por causa de uma falha ou propositalmente, como lembrou MDK).

    A pirataria entra na questão do preconceito que grandes empresas de software têm contra Linux. Nesse sentido, contornar a restrição do Steam dá munição ao eventual FUD dessas empresas.

    Patola (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 4:07 pm

    Nesse sentido, contornar a restrição do Steam dá munição ao eventual FUD dessas empresas.

    Dá munição, é verdade, mas a pessoa tem que ser muito burra pra cair nesse FUD, será que gente com poder de decisão seria burra assim?

    Afinal, isso também acontece em Windows. Direto e reto.

    Manolo (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 5:29 pm

    @Natan

    Tá doido mano?

    Nem a Valve tem grana para comprar a Blizzard.

    K (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 8:09 pm

    Já me censuraram no outro tópico sobre o suporte do Steam ser limitado a uma única versão LTS do Ubuntu e ainda por cima de 32 bits mas vou repetir: a Valve está mostrando ser muito incompetente para fazer softwares para linux, porque nem a Google com o chrome, nem a Mozilla com o firefox, nem a Opera software com o opera e nem a Oracle com o virtualbox têm problemas para fazer pacotes para várias distribuições linux principais (em 32 e 64 bits) e ainda instaladores universais para qualquer distribuição.

    INCOMPETENTES !

    Joseph Diniz (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 9:12 pm

    Sei não K. Não acho que seja incompetência a escolha do Ubuntu, principalmente uma verão LTS. Essa e uma empreitada arriscada que a Valve está fazendo, arriscando não só o nome quanto dinheiro nisso. Uma aposta deste tamanho sem ter alguém de dentro para auxiliar no caminho das pedras seria quase uma loucura. Lembrando que estou falando apenas na questão comercial da coisa, em momento algum falei da parte tecnológica (códigos, biblioteca etc).

    Acho que a escolha de uma distro que tenha uma empresa bem estruturada uma escolha natural e até mesmo óbvia, dentro da natureza de negócios da Valve.

    Olhando a lista dos 10 mais do distrowatch, se eu fosse alguém responsável por algo dessa envergadura, só me sentiria confiante em cima de três distros: Ubuntu, OpenSuse e Fedora. Destas o Fedora está descartado logo de cara devido a própria natureza da disto e a forma como a Red Hat a trata (sempre falando do ponto de vista comercial da coisa). Fica então entre o OpenSuse e Ubuntu.

    Atualmente a Canonical é a que mais vem aparecendo na mídia, principalmente na mídia não especializada, então isso é um ponto muito positivo, aliados isso temos o fato de nenhuma outra empresa que trabalhe linux em desktop oferece um suporte na modalidade que a Canonical faz com suas versões LTS o que deve facilitar a vida dela sem ter que ficar omoloh

    Spif (usuário não registrado) em 7/11/2012 às 9:18 pm

    K, voce está sendo censurado porque está se mostra do um idiota.

    Não é uma questão de competência, mas as citadas por você distribuem software “as is” (se não me engano), o que podemos traduzir como ” no estado”. Eles não são responsáveis por nenhum problema, nem por dar suporte aos usuários pagantes do programa.

    Com esse milhão de distros (o que não é algo ruim) fica difícil eles testarem todas as possibilidades, então homologam pra 1 distro, do mesmo jeito que a IBM só homologa pra Red Hat e etc. A questão não é competência, mas escala.

    Btw, o cliente vai funcionar em outras distros, tá?

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 8:50 am

    @Joseph Diniz, sobre os “10 mais” do distrowatch, este ranking não representa a realidade da distribuição das distribuições linux nem em sonho, já que para constar nos seus dados, o usuário deve entrar no site e explicitar “uso tal distribuição”. Eu mesmo nunca fiz isso e creio que, quando o linux se popularizar, usuários normais (não técnicos) não farão isso e nem terão motivo para tal. Não, pra mim a metodologia do distrowatch não tem valor estatístico. Ou seja, a Valve seria muito amadora caso usasse tal ranking para decidir que distros suportar (dar suporte oficial, gastar com pessoas).

    Desta forma, levando em conta que o Ubuntu é a distro que mais tem se destacado no mercado desktop (destaque não é necessariamente consequencia de qualidade, mas sim de marketing), não é surpresa que que seja a escolha de uma empresa que espera ter sucesso no mercado.

    O pior de tudo é que eu já um crítico do Ubuntu, justamente por já ter pensado desta forma “não comercial”. Hoje a minha visão é outra (além de o ubuntu ter evoluído muito desde então).

    @K, você não pode afirmar a incompetência técnica de uma empresa ou equipe antes de saber quais são as limitações técnicas que enfrentam. Não creio que na década em que estamos a Valve vá mesmo suportar somente 32-bits, o que seria um retrocesso em termos tecnológicos. Mas eles acabaram de lançar o negócio e provavelmente só a versão 32 bits ficou relativamente pronta para uso. Creio que soltarão uma 64-bit em breve. Se me lembro bem o próprio chrome durante um período só rodava em 32-bit no linux (antes disso era via wine, lembram-se?) e só depois vou lançada a versão 64-bit.

    Ou seja, tenham calma, não se apressem.

    Sobre a questão da pirataria, a Valve sabe que boa parte dos usuários Linux hoje são técnicos e e em geral curiosos que querem saber como se destrói tudo. Ela pode se virar contra estas pessoas criando FUDs e mecanismos inúteis de proteção ou usar estas pessoas a seu favor, usando este feedback para criar um software melhor e com mecanismos de proteção melhores.

    André Moraes (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 8:56 am

    @K, acrescentando no que o @Spif disse,

    O suporte é para Ubuntu LTS 32 bits pois, aparentemente, portar o Steam e jogos para ambiente Linux não é uma tarefa simples.

    Drivers são diferentes, API’s são diferentes, os kras estão acostumados com o DirectX (Gráfico, I/O de kbd/mouse/joystick, Audio e Vídeo) no ambiente Linux não existe nada parecido com o DirectX (em questão de integração) o mais próximo disso é a SDL ou SFML que ainda assim podem não atender o que a Valve precisa.

    Além disso, em todas as notícias desde o início dos rumores, a Valve deixou bem claro que era uma equipe pequena trabalhando nisso.

    Antes de jogar pedra, tente ver as coisas de outra perspectiva.

    E chamar a Valve de incompetente depois dela ter desenvolvido tantos jogos bons e ser uma das maiores empresas de jogos que existe atualmente é um pouco de complexo de grandeza, não acha?

    Ícaro (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 9:19 am

    O suporte a versão 32-bit é por causa do Ubuntu, eu acho. O Ubuntu até hoje só recomenda a versão 32-bit. E eu não entendo o porque disso.

    A Canonical prioriza tanto o 32-bit que é fácil perceber a diferença de performance entre as duas versões. 64-bit consome muita memória no Ubuntu e chega a deixar tudo lento. Enquanto o Fedora desde a versão 17 recomenda 64-bit com excelente desempenho.

    Spif (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 9:29 am

    Isso explica porque o meu Ubuntu é tão lento.

    Walfredojunior (usuário não registrado) em 8/11/2012 às 10:48 am

    eu uso Ubuntu 64bit e não tive problemas e o desempenho é ótimo.

    Joseph Diniz (usuário não registrado) em 9/11/2012 às 1:11 pm

    cliquei em enviar sem querer e depois não consegui voltar a página para concluir o pensamento (obrigado 3g da vivo).

    Eu ia concluir que a natureza LTS do Ubuntu 12.04 deve tornar os processos de homologação interna da Valve mais simples.

    Concordo que o DistroWatch não é o melhor para se medir o ranking das distros linux, mas é o mais conhecido (se é que existe outro de livre acesso ao público). E esse foi o único motivo de utilizá-lo no exemplo.

Este post é antigo (2012-11-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.