Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Operadoras querem impedir funcionamento de celulares não homologados no Brasil

A justificativa apresentada é a preservação da qualidade das chamadas…

Via g1.globo.com:

Um sistema em implantação nas centrais de operação das quatro principais empresas de telefonia móvel do país – Telefônica/Vivo, TIM, Claro e Oi –, e que deve começar a funcionar a partir do primeiro trimestre de 2013, vai restringir o uso no Brasil de celulares piratas.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Sinditelebrasil (sindicato que representa as teles) não sabem dizer quantos aparelhos piratas estão em operação hoje no país. A agência faz ações de fiscalização para tirar esses equipamentos do mercado, mas informou que também não possui levantamento sobre o número de apreensões.

Mesmo assim, as empresas do setor pretendem investir mais de R$ 10 milhões para bloquear os celulares piratas. Com a medida, elas esperam reduzir o número de reclamações contra o serviço – segundo as operadoras, esses celulares são de baixa qualidade e costumam ter mais queda de chamadas, o que contribui com as queixas às centrais de atendimento.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo Dalmas (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 2:45 pm

    Pirata? O termo não seria celulares não homologados?

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 2:46 pm

    Eu particularmente achei uma boa iniciativa das operadoras e da Anatel, porque, além de talvez (dependendo do modelo) ocasionarem má qualidade na chamada devido a hardware ruim, celulares não homologados possuem durabilidade reduzida, contém metais pesados e tóxicos em nível muito superior aos homologados e emitem muito mais radiação, que pode talvez ser nociva ao usuário do bagulho, além de ser produto de contrabando, que não recolhe imposto e contribui para o aumento da carga tributária. Algo precisa mesmo ser feito contra esses celulares xing-ling.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 2:54 pm

    Seriam os não homologados, principalmente, os xing lings já vi gente no site reclamando que poderá bloquear os celulares comprados fora do país. Bom, se for um modelo já homologado no país, então não haverá problema em comprar lá fora. Agora se não for, será uma outra história.

    Mas, o último celular xing ling que passou pela minha mão era de péssima qualidade e não era fácil configurar. Ao menos, esses desaparecem do mercado.

    Sergio Cioban Filho (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 2:57 pm

    Lembrando que a Anatel não fez a mínima questão de homologar o Nexus S no Brasil, sendo assim ele não funcionaria por aqui…

    Tudo bem que existem celular xingling de qualidade bem ruim, mas acho que as operadoras querem arruamr uma desculpa para a falta de investimento e péssimos serviços prestados.

    Celso (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 3:07 pm

    Quer dizer quem meu Galaxy Nexus que veio da china é pirata.. kkkk

    Celso (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 3:07 pm

    Com certeza elas (operadoras) querem fazer isso porque os celulares topo de linha vem de fora do brasil aonde custam metade do preço

    anderson freitas (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 3:10 pm

    E contra operadoras xing-ling a anatel,apenas finge que faz algo sério apenas para justificar sua existência,neste momento estou usando uma internet movel xing-ling da v_v_,no mint 10,na qual o sinal não ultrapassa 58% e caiu com frequência e a parada é homologada,heim!!!! imagina se não fosse huhuhuaaauuuu!!!!

    Carlinhos (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 3:20 pm

    Isso não vai adiantar nada. A China não vai querer perder o mercado brasileiro. Com certeza vão começar a clonar IMEI dentro da faixa dos aparelhos homologados, e aí sim teremos problemas sérios, por conflito de IMEI entre dois ou mais aparelhos.

    Diego Kurts (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 3:26 pm

    Existe os dois lados de uma mesma moeda.

    Lado Positivo:
    - Celulares realmente ruins e clones de celulares deixariam de funcionar
    - Celulares roubados que assim notificassem o roubo estes celulares também deixariam de funcionar

    Lado Negativo:
    - O IMEI é um valor que deve ser exclusivo para cada aparelho fabricado, existe certas caracteristicas que determinam o modelo e o país também, convenhamos não vai ser nada complicado para eles descobrirem que você usa um celular que comprou de outro país legalizado e que o produto é vendido por aqui homologado e certificado. eles podem fazer com que não funcione os produtos não nacionais por não estar conforme a anatel regularize ou senão entrará no famoso discurso deles: “Uma falha no sistema” e “O sistema não deixa agente registrar o aparelho”. Com isso não é dificil ver o lucro deles, afinal a maior parte dos celulares vendido por eles vendem com plano de 1 ano ou mais para baratear os aparelho.

    Mauricio (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 3:32 pm

    Acreditem, nada de bom vai sair desta ação em conjunto das operadoras de telefonia.

    Imaginem, 50% ou mais, sei lá, dos celulares do poveriu vão parar de funcionar… A classe C vai surtar, vai pirar na batatinha…

    O_o

    Agora, quanto a desculpa esfarrapada da piora do serviço… não sei não…

    Me parece, que vai ser um ótimo negócio, porque pobre não fica sem celular- FATO.

    Elas teram retorno do envestimento em alguns dias com a nova demanda de celulares populares. Com a grande demanda então, poderão inflar os preços e fazer um dimdim $$$$$$$

    $_$

    Paul (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 3:49 pm

    @Allan: e os aparelhos importados legalmente, como ficam nessa?

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 4:21 pm

    Como ficam os importados legalmente? Se não homologados, não ficam! A homologação é a garantia de que o celular funciona direito nas redes de telefonia celular brasileiras!

    Marcos (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 4:23 pm

    @Paul, não acontece nada, desde que sejam de modelos homologados.

    “Lembrando que a Anatel não fez a mínima questão de homologar o Nexus S no Brasil”
    Bataria que o Google fizesse as alterações que atendesse o mercado brasileiro, como TODOS fazem, inclusive a Apple. Por que o Google deveria ter preferência?

    Porfírio (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 4:51 pm

    Aham… Quer dizer que o meu Galaxy Nexus norte-americano top de linha tem “qualidade fraca nas chamadas” e por isso eu não tenho o direito de fazer reclamações.

    Sei…

    A culpa é dos aparelhos? Foram eles que venderam mais do que as operadoras tem condições de atender? Foram eles que apenas comeram ou exportaram os lucros e deixaram de fazer investimentos nos últimos anos? Eles são os responsáveis pelo péssimo atendimento e por equipes mal-treinadas? São eles os responsáveis por uma das telefonias mais caras do mundo?

    henry (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 4:55 pm

    A motivação das operadoras é torpe. Basta alguém com culhoes entrar com uma ação de inconstitucionalidade. Alguém de fora da “comunidade”, logicamente.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 6:00 pm

    Não é que seu Galaxy Nexus dos EUA tem “qualidade fraca nas chamadas”, é que não é garantido que tenha, pois não foi homologado. Basta ser homologado que a história muda.

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 6:03 pm

    isso é um abuso
    um absurdo. Quem tem dinheiro pra pagar fortunas em um celular q compre seu celular de marca
    quem quer gastar pouco q fique com seu xing-ling sem suporte e sem controle de qualidade. Onde esta a liberdade para usarmos o aparelho que bem entendemos? me surpreendo pessoas defenderem esse tipo de abuso da anatel

    Eduardo Veiga (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 6:07 pm

    tem alguns aparelhos sem marca que sao superiores a aparelhos de marca
    é so saber onde comprar. Não justifica manter a qualidade das ligaçoes, jamais tivemos qualidade em telefonia no Brasil e nao é por causa dos celulares chineses.

    Carlinhos (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 6:33 pm

    O espectro eletromagnético é um recurso extremamente limitado que se não for bem utilizado gera um prejuízo muito grande para toda a população. É por isso que existe a ANATEL. Aparelhos que não são homologados não tem garantia nenhuma de não estar causando interferência de rádio prejudiciais na faixa de celular ou até mesmo em outras faixas de rádio. É aí que a ANATEL encontra amparo legal para esse tipo de decisão, então não adianta entrar com ADIN como o @henry sugeriu porque é, sim, uma medida totalmente legal e constitucional.

    Agora se o processo de homologação é falho, lento, ou complicado, isso é outro problema.

    Veja bem, não estou dizendo que concordo com o que estão fazendo. Não acho que isso seja solução para nada, e acho que inclusive vai piorar o problema, como já disse. Mas isso não tira o fato de que é uma infração à lei utilizar um aparelho que cause interferências indesejadas no espectro de rádio.

    Franco (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 7:28 pm

    Com certeza as operadoras não estão fazendo isso pelo bem-estar dos usuários.
    E o celular é ruim, difícil de configurar etc? Problema de quem comprar, ora.

    Quero ver se vão nos impedir de comprar celular (incluindo os bons) em outros países pela metade do preço.

    Spif (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 7:48 pm

    Para os chorões: a Anatel é a única homologadora no pais. Funciona da mesma forma que, por exemplo, o inmetro com os brinquedos.

    E o Carlos tem razão, o espectro eletromagnético não é varal de favela pra se pendurar de tudo nele.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 8:28 pm

    A iniciativa parece boa. Mas as operadoras apoiarem, já começa a parecer sujeira. Devem estar perdendo em algum ponto.

    Renyer (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 9:17 pm

    “Com a medida, elas esperam reduzir o número de reclamações contra o serviço – segundo as operadoras, esses celulares são de baixa qualidade e costumam ter mais queda de chamadas, o que contribui com as queixas às centrais de atendimento.”

    Isso parece mais uma forma de desviar a atenção dos péssimos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel.

    Marcos (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 9:34 pm

    “E o celular é ruim, difícil de configurar etc? Problema de quem comprar, ora.”

    Não é simples assim, não. Além do problema do espectro, esses aparelhos chineses vêm com metal pesado e outros materiais que agridem o meio ambiente, alguns até proibidos de usar em muitos países. Como não duram nada, são descartados de qualquer jeito pelo povão e geram impacto ambiental pra todo mundo, não só pra quem comprar. Sem contar a radiação, até oito vezes maior que o permitido. “Mas ninguém provou nada que radiação de celular faz mal”. Sim, eu sei. Mas oito vezes?

    Essa teoria de ‘se quer, é problema dele’ justificaria até os usuários de droga, que depois de fritarem seu cérebro vão se tratar nos hospitais públicos ocupando vaga de nós que não temos nada a ver com isso. Fora quando alguém é assaltado ou morto por um usuário.

    Spif (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 9:55 pm

    É obvio que é um problema de escala. Imagina dar suporte aos celulares xingling com Android 1.6 que existem aí, e nem funcionam direito? E os HiPhones?

    Questão de escala, senhores.

    Golpe! Puro e simples golpe. Por acaso as teles estão preocupadas com o consumidor? Querem é vender celulares de grife caríssimos, ganhando uma boa comissão.
    Hoje, os celulares shanzai são importados legalmente pelos Correios, pagam impostos, têm garantia e assistência técnica. E cada vez mais melhoram de qualidade.

    Paulo (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 10:55 pm

    Nossa, mais uma desculpa esfarrapada para os investimentos que elas não fazem, se as operadoras tivessem qualidade nem as pessoas que possuem celulares homologados e nacionais reclamariam, mais como não é acho só estão tentando dividir a culpa com quem tem menos a ver com o problema.

    paulo almeida (usuário não registrado) em 12/11/2012 às 11:06 pm

    Engraçado. As operadoras dizem que não são capazes de bloquear o sinal de celulares nos presídios sem afetar os moradores dos arredores. Agora, quando prescisam bloquear sinal de celulares xinglings para dar continuidade a expansão do “monopolítica”, aí a estória é outra?

    Reginal Cledito (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 12:10 am

    Eu so compro celular da KOREIA!

    drfritz (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 12:22 am

    O pessoal é ingênuo demais, muito ingênuo mesmo!! coisa de louco. Essa é uma para o “canal do otário” fazer um vídeo

    Os celulares pirata são os mesmos que os legalizados. Essa de “metal pesado” é conversa para boi dormir. Tipo, brinquedo da china, roupa da china, chiclete da china, lanterna da china, pilha da china, tudo isso pode, mas celular da china tem “metal pesado” e “emite radiações”

    Também o negocio da “qualidade da chamada” é puro golpe, pois as operadoras que não oferecem o serviço e vem colocar a culpa no xing ling

    E para fechar com chave de ouro o golpe da parceria público e privada em cima das pessoas, os nossos celulares “legalizados” devem ser os mais caros do planeta!!!

    Mas certamente os hackers brasileiros e chineses vão encontrar uma forma de clonar o IMEI de um celular para o outro, pois coisa feita pelas operadoras com parceria com anatel é bem podre (tecnicamente falando)

    Carlinhos (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 2:06 am

    @paulo almeida, Bloquear celular em presídio não tem nada a ver com bloquear celulares não-homologados.

    No primeiro caso, trata-se de um bloqueio de uma certa região geográfica, que teria de ser feito por bloqueio das ondas de rádio por meio de gaiolas de Faraday (impraticável) ou por um sinal de jamming emitido no interior da região proibida (viável, porém precisa de planejamento cuidadoso).

    No segundo caso, nada mais é que um bloqueio por faixas de IMEI. Números que estejam dentro da faixa registrada para modelos homologados passam, todos os outros são bloqueados. Isso é feito diretamente na infraestrutura da operadora, ao contrário do segundo caso, que precisa mexer na estrutura do presídio.

    @drfritz, Eles não precisam encontrar uma forma de clonar o IMEI. Essa forma já existe faz tempo. É isso que os ladrões de celulares usam para fugir do bloqueio que os donos legítimos fazem quando o celular é roubado.

    A questão é que para um fabricante de celulares é fácil colocar o IMEI que ele quiser na hora de fabricar, ou ainda criar uma forma padronizada de permitir que o usuário troque o IMEI para o que ele quiser, afinal o IMEI é só um número de série que o celular envia para a operadora durante o registro na rede. Ou seja, as fabricantes xingling simplesmente vão clonar já de fábrica o IMEI de celulares homologados e continuar vendendo. Isso vai trazer um transtorno ainda maior, porque vai ser mais fácil de ocorrer conflito de IMEI, dois ou mais celulares com o mesmo número.

    Carlinhos (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 2:07 am

    s/ao contrário do segundo caso/ao contrário do primeiro caso/

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 2:45 am

    Enquanto os celulares não homologados funcionarem em linhas habilitadas, eles serão usados como desculpa pelas operadoras para a péssima qualidade dos serviços de telecomunicação.

    Se as operadoras começarem a bloquear os celulares não homologados, nao poderão mais usar essa desculpa.

    talexbh (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 2:32 pm

    do dia seguinte ao da proibição, as operadoras vão fazer promoção de ‘smartphone’ nokia 5120i por R$999,00…

    Salomão (usuário não registrado) em 13/11/2012 às 3:30 pm

    1) Mesmo considerando todas as questões técnicas apontadas – com destaque para limitação de espectro – minha visão egoísta de consumidor conclui o seguinte: a CULPA PELOS PROBLEMAS DE INFRA-ESTRUTURA SERÁ TRASNFERIDA AOS APARELHOS, minha escolha fica mais limitada, pagarei mais caro no pacote (conexão + aparelho) para ter o mesmo serviço porcaria e ainda não poderei reclamar! E tudo sob as bénçãos da ANATEL…

    2)AGORA a Antatel se preocupa com os níveis de radiação e presença de metais pesados? Sim, existe o trabalhoso processo de homologação, mas nunca vi implantarem uma rotina de fiscalização para acompanhar o que é vendido no varejo, por exemplo (coisa que o INMETRO faz).

    Devo ser mesmo um espírito de porco, porque só consigo enxergar desvantagens na decisão da Anatel, parabéns aos puros de coração que conseguem tirar algo bom disso aí.

Este post é antigo (2012-11-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.