Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Instalar Linux em máquinas do Windows 8 com Secure Boot: as distribuições que já suportam

Se você ganhou de Natal um computador homologado para o Windows 8, é possível que a instalação do Linux nele seja dificultada pelo recurso chamado Secure Boot, que só permite a execução de sistemas assinados digitalmente com uma chave reconhecida pelo sistema – no caso das máquinas pré-instaladas com o Windows 8, a chave configurada de fábrica será a da Microsoft.

Os esforços para oferecer suporte a este tipo de equipamento em distribuições começaram há meses, e Matthew Garret (que desenvolveu o shim, um dos softwares que permitem o boot nessas condições) preparou uma lista das distribuições que já o suportam.

Segundo as pesquisas dele, a lista de distribuições com suporte a este tipo de máquina em versões já lançadas só tem um item: Ubuntu 12.10 64-bit. Ele vem com uma versão antiga do shim, já assinada pela Microsoft e que deve dar boot em todas as máquinas afetadas.

Mas não é a única opção possível: as imagens de desenvolvimento do Fedora 18 64-bit também já vêm com o shim assinado pela Microsoft, e é uma versão mais recente dele, o que deve oferecer melhor compatibilidade com alguns hardwares, especialmente Radeon. O Sabayon também já vem com o shim em suas imagens diárias (mas não nas imagens da página de downloads), embora com um procedimento diferenciado de boot.

Sobre as outras distribuições e sistemas, ele comenta que a SUSE trará o shim assinado pela Microsoft, o Debian está com o processo em andamento de integração do suporte ao UEFI ao instalador, e o gerenciador de boot da Linux Foundation ainda não chegou a obter uma versão assinada pela Microsoft. (via osnews.com – “Secure Boot Linux distribution support”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    erebor (usuário não registrado) em 31/12/2012 às 2:52 pm

    Com isso, o K(X)(L)ubuntu 12.10 e o novo Linux Mint também conseguem?. Que shit, heim?

    pablo eliseu coelho (usuário não registrado) em 31/12/2012 às 3:13 pm

    Acredito que o LinuxMint 14 64 bits já tenha suporte. A máquina de um amigo, um Sansung RF511 que veio com o Windows 7 tinha a opção de “enable ou disable” o UEFI BOOT em sua bios. De cara instalei o Mint 14 64 bits com o UEFI BOOT ENABLE e não tive problemas. Espero que seja a mesma coisa com máquinas com Windows 8.

    Abraços!

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 31/12/2012 às 3:19 pm

    @Pablo: UEFI não é o mesmo que secure boot.

    pablo eliseu coelho (usuário não registrado) em 31/12/2012 às 3:22 pm

    EFI BOOT não… mas UEFI BOOT sim.

    pablo eliseu coelho (usuário não registrado) em 31/12/2012 às 3:26 pm

    Em tempO…
    EFI BOOT não… mas UEFI SECURE BOOT sim.

    Era só o que faltava, nunca vi uma ação tão violadora de liberdade como esa da Microsoft, cada vez mais tenho nojo dessa empresa.

    HeDC (usuário não registrado) em 31/12/2012 às 6:29 pm

    Vindo dela, que segurança? Só uma forma de FORÇAR a utilizar malfadado sistema, é esse o objetivo mesmo. Mais uma da série táticas desonestas.
    Espero que haja alguma ação antitruste, ou seja lá o que for, em defesa dos usuários.

    janio (usuário não registrado) em 31/12/2012 às 11:59 pm

    o pior é que com mais essa porcaria da Microsoft irá de algum jeito afetar o tempo do boot,podiam simplificar o processo de boot otimizando alguns testes do p.o.s.t. etc. maaaasss não a Microsoft consehue inacreditavelmente forçar todo mundo a ter que seguir pelo caminho mais ineficiente

    Avante software livre!!! ainda mais com essa pisada na bola da Microsoft com o windows 8 maais fracassado que windows vista hahaha

    Aline (usuário não registrado) em 1/01/2013 às 9:29 am

    @janio

    Quem dera que o Linux estivesse crescendo igual o Windows 8.

    http://goo.gl/UvTua

    wes (usuário não registrado) em 1/01/2013 às 9:47 am

    O problems não é a MS ela esta jogando para se manter mas o que dizer dos fabricantes muitos dos quais fazem parte da linux foundation e sequer lancam desktops ou laptops com linux?

    Aline (usuário não registrado) em 1/01/2013 às 10:53 am

    O mundo Linux está criticando intensamente a Microsoft pelo Secure Boot, mas quem está pondo tudo isso em prática são os fabricantes de hardware e não a Microsoft.

    Os fabricantes poderiam estar evitando todo esse problema ao deixar a opção “DISABLE” disponível.

    Não vejo a Microsoft como culpada.

    Aline (usuário não registrado) em 1/01/2013 às 11:03 am

    Outra coisa estúpida que a comunidade Linux tem feito, é a cobrança pelo desbloqueio do Surface… Aff…

    Quem compraria um hardware inferior ao da concorrência, superfaturado (margem maior que da Apple), que enche os bolsos da Microsoft, para querer instalar Linux?

    A comunidade Linux precisa deixar de ser infantil.

    Carlinhos (usuário não registrado) em 1/01/2013 às 5:52 pm

    @Aline, Até agora não vi nenhuma notícia de fabricante de hardware que tenha lançado produto sem a opção de “disable” para o secure boot.

    Aliás, não seria nem necessário desabilitar o secure boot para usar um sistema operacional que não fosse assinado pela Microsoft, bastaria colocar no modo “custom”, que permite ao usuário instalar as chaves públicas que ele quiser para fazer a autenticação do bootloader.

    Em máquinas que não viessem com o Windows preinstalado, nem isso seria necessário, porque quando não tem nenhum SO instalado na máquina, a UEFI vem por padrão em um modo “zerado”, que permite ao primeiro instalador de SO que rodar na máquina instalar as chaves públicas sem precisar de intervenção do usuário.

    A questão toda é que as distribuições querem facilitar e não precisar de intervenção do usuário (mexer no SETUP) mesmo nos casos em que tiver Windows preinstalado na máquina. É por isso que estão indo atrás de obter chaves assinadas pela Microsoft. Assim podem rodar o bootloader em qualquer máquina que vier com Windows preinstalado sem precisar que o usuário desabilite o secure boot ou que o coloque no modo “custom” e instale novas chaves públicas manualmente.

    Paulo (usuário não registrado) em 2/01/2013 às 8:38 am

    Como não pretendo instalar windows 8 Nunca e. eu mesmo que monto não terei problema, mais quem não conhece vai acabar com a lebre na mão.

    Mauricio (usuário não registrado) em 2/01/2013 às 12:23 pm

    Não sou fanático anti-microsoft, inclusive tenho o Win7 instalado. O crescimento do Windows 8 é natural, pois estamos falando dão toda-poderosa de Redmond.

    Mas o público está percebendo que os programas da Microsoft não estão mais agradando. Veja como exemplo, a ausência completa de personalização e inserção do menu inicial e o visual tacanho-esbranquiçado do Win8/Office 2013 que não está agradando ninguém. Testei o Win8/Office 2013 e não penso em instalá-los definitivamente de forma alguma. O visual chega a dar dor de cabeça. Pra quase tudo o que se quer fazer, tem que ter internet.
    Com a variedade de dispositivos com outros sistemas, a Microsoft está lançando uma tática agressiva para manter seu monopólio, mas sinto que desta vez ela está indo para o lado errado e atirando no pé.
    Não vejo motivo nenhum para se adquirir um PC com Win8 instalado, ainda mais capado, sem possibilidade de instalar outro SO.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 2/01/2013 às 6:25 pm

    @aline já ouviu falar em lobby e no poder de lobby que a MS tem? Se nenhum burburim for feito em algum tempo não teremos ARM sem UEFI

Este post é antigo (2012-12-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.