Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Curso de Blender 3D – Modelagem de Faces, com Cícero Moraes

Enviado por Cícero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Olá meus amigos! É com muita alegria que compartilho com vocês o lançamento do meu novo Curso Blender – Modelagem de Faces, pela Render Multimídia.

Todo o conteúdo foi confeccionado com software livre. A captura de tela fora feita com o FFMPEG e a edição de vídeo com o Kdenlive e Inkscape.

O curso (online e DVD) é composto por 24 aulas, distribuídas em mais de três horas e meia de conteúdo editado, o que corresponde a um curso presencial de 24 horas.

Para aqueles que se interessarem o pessoal da escola disponibilizou as duas primeiras aulas, a aula inicial que faz um tour pelo conteúdo do curso pode ser vista pelo Youtube:

O custo do curso e as informações detalhadas podem ser adquiridas nesse link: [render.com.br/…]

Tive relatos de que a versão em DVD não roda bem no Linux, mas a online funciona sem problemas em vários sistemas operacionais, inclusive no Android.

Para finalizar, devo dizer que em breve os leitores do Br-Linux terão uma pequena surpresa que estou preparando em relação a esse e outros cursos.

Aguardem as novidades!” [referência: render.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 24/12/2012 às 3:23 pm

    Bom… Nada restou pra falar, somente “parabéns”! :P

    Por que a versão em DVD não funciona bem no GNU/Linux? Codecs? Software pra instalar?

    Cícero Moraes (usuário não registrado) em 24/12/2012 às 6:58 pm

    Buenas Patola!

    O DVD tem um executável que entra no site para validar as aulas. Esse executável é também a interface de visualização das aulas. Eu consegui rodar no Wine, mas não testei muito tempo, já que prefiro entrar direto pelo browser (sou aluno de alguns cursos, como eletrônica).

    Grande abraço!

    Ícaro (usuário não registrado) em 24/12/2012 às 9:21 pm

    Ambos precisam de software não-livre. Por que continuar nesse “render”?

    Eu não uso Flash, Wine e nem Windows. Poderia trocar para algum site que forneça em H.264 pelo menos. Assim é possível ver pelo Epiphany, Midori ou outro browser com suporte. Embora eu prefira WebM ou Ogg.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 25/12/2012 às 2:07 am

    Cara, tô boquiaberto…Já sou usuário de Blender das antigas e até lancei um Guia do Blender para Designers. Me afastei devido a mudança na interface, que apesar de ter melhorado em muito a usabilidade, exige um novo aprendizado que meu tempo escasso não permite mais. Mas vou voltar a área. O Cícero é simplesmente a maior autoridade em modelagem humana do Brasil e está entre os melhores do mundo. E o estou comparando aos mestres de outros aplicativos da área. A relação custo-benefício do curso parece compensar e muito!

    Rodrigo Amorim (usuário não registrado) em 25/12/2012 às 3:40 pm

    Cicero,

    Porque você deixou que um fantástico curso como o seu, feito em Software Livre (e utilizando Software Livre para a criação das aulas) caisse nas mãos de uma empresa que cria um DVD que “não funciona bem no Linux”? Desculpe se não gostar do que vou dizer agora mas: acho isso simplesmente inadmissível… :/

    E, fica como sugestão, por que você não lança o curso completo dentro de vários DVDs, para que assim ninguém precise acessar o referido site para ver os vídeos e tenha todos localmente para assistir a hora que desejar? O que vou dizer agora é apenas uma extrapolação mas: será que você, um usuário de Software Livre que levanta a bandeira do movimento e estaria com medo da pirataria? :p

    Nada tema, pois se for um trabalho bem feito (como acredito que seja) de sua parte, as pessoas do movimento interessadas em adquirir seu curso irão pagar pelo mesmo.

    E eu concordo com o Ícaro. E digo mais: vá além! Crie seu próprio portal para ministrar seus cursos, com tecnologias totalmente livres.

    Cícero Moraes (usuário não registrado) em 25/12/2012 às 11:39 pm

    Olá meus amigos!

    Primeiramente gostaria de agradecer a participação de todos no post.

    Ícaro e Rodrigo. De fato, eu gostaria muito que a escola trabalhasse apenas com soluções livres, mas em alguns lugares não é tão tranquilo implementar isso. O que vejo como certo é que aos poucos muitas empresas grandes e sérias tem aberto as portas para o software livre.

    É evidente que não acontece da forma aceita como ideal, mas pelo menos há um esforço para isso. Aqui na minha cidade por exemplo, quase todas as produtoras usam o Blender, em grande parte por eu ter apresentado a eles. Aos poucos eles estão absorvendo outros programas como o Inkscape e o Libre Office, por exemplo.

    Bebeto, valeu meu camarada, estou longe de ser uma autoridade, mas passo o meu conhecimento com muita vontade de ver os outros aprendendo de fato. Sobre a interface estar diferente, eu também fiquei perdido no começo, mas depois ví que o pessoal fez um bom trabalho na configuração atual.

    Grande abraço!

Este post é antigo (2012-12-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.