Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Contemplando o abismo: como anda o GNOME 3

A propósito de um post de Benjamin Otte no blog.gnome.org, o OSNews comenta a situação atual do GNOME 3.

O post do Otte faz e detalha algumas afirmações interessantes sobre os bastidores e circunstâncias, incluindo: desenvolvedores centrais abandonando o projeto, equipe subdimensionada, predominância acentuada de funcionários da Red Hat, ausência de objetivos estratégicos, declínio da visibilidade.

E o artigo do OSNews começa assim: “Uma pergunta honesta. Você acha que o GNOME está tão saudável hoje como estava há, digamos, 4 anos atrás? Benjamin Otte explica que não, ele não está. Ao GNOME faltam desenvolvedores, metas, visibilidade e usuários. A situação como ele descreve é bem mais extrema do que eu pessoalmente achava.”

Go, GNOME! (via osnews.com – “GNOME: ‘staring into the abyss’”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-31

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:10 am

    Realmente, embora alguns fanáticos elogiem o Gnome 3, ele não é tão bom quanto o Gnome 2. Não sei para qual caminho ele anda, quanto mais o tempo passa mais recursos são excluídos, um exemplo vivo é o novo Nautilus que tiraram várias funções e cresceram seus botões. Já vi que o Gnome 3 visa apenas as telas touch-screen. Com o tempo isso vai prejudiar os trabalhos da Canonical que trabalha visando a facilidade de uso nos desktops, em breve a mesma deverá criar um fork de aplicativos do Gnome e abandonar o projeto.

    Coboleiro (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:12 am

    @Lucas, a Canonical já abandonou o Gnome3 faz tempo e está investindo no Unity, que é uma cópia piorada do Gnome3 (sim, há coisas piores).

    Sergio Vinicius (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:14 am

    Bom, eu sinceramente não gostei do Gnome 3…quando instalei em minha máquina me senti totalmente preso, fiquei uma semana tentando me habituar e não consegui. Realmente falta customização, e faltam melhorias no Gnome 3.

    Hoje uso Debian com Gnome 2, é muito melhor.

    Ezek (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:42 am

    Tenho usado o Gnome3 mas tive grande dificuldade de mudar do Gnome2. O Gnome3 realmente é muito bonito, mas falta muitos recursos. Estes podem ser adicionados como extensões. O Unity não consegui usar de jeito nenhum.

    Humberto (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:47 am

    @Coboleiro, acredito que o Lucas se referiu a sub-projetos do Gnome utilizados pelo Ubuntu, como o Nautilus e a diversos outros componentes.

    Henrique Gogó (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 10:50 am

    O Ubuntu não abandonou o GNOME 3, pelo contrário, está usando o GNOME 3 por trás do Unity.

    O que a Canonical abandonou foi o GNOME Shell. Mas o artigo fala do GNOME 3, que é todo o pacote (Nautilus, e tudo o mais).

    Joao Cunha (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:00 am

    RIP Gnome.
    Long live KDE!

    Lucas (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:02 am

    @Humberto, realmente estou falando dos ótimos programas do Gnome 3 que estão sendo modificados, em particular o Nautilus, se eu fosse a Canonical mudava de gerenciador de arquivos o mais urgente possível pois o que estão fazendo com ele é muito triste.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:11 am

    Não sou fã do Gnome, mas recentemente instalei o Fedora 17 com Gnome em meu netbook e achei bom para telas pequenas, pelo melhor uso do espaço disponível. Claro, não é o melhor dos mundos, mas não achei tão ruim como muitos pintam. Sempre usei KDE mas vez ou outra experimento outros gerenciadores para ficar atualizado e não tive tanta dificuldade assim para usar o Gnome. Concordo com o @Lucas: essa encarnação do Gnome é para telas touch.

    Joseph Diniz (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:20 am

    Gnome com problemas, futuro do Qt nublado, a coisa anda estranha para o mundo opensource.

    Joseph Diniz (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:24 am

    Só completando: ainda estou esperando portarem para o Gnome 3 diversos programas pequenos que eu usava como o Gwget, parece que foi abandonado depois da mudança de biblioteca :-(

    Celso (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:33 am

    Não sabia que ainda existe este tipo de discussão no mundo linux.

    Eu uso Unity e estou mais que satisfeito.

    Espero que a canonical continue com ele.

    Ícaro (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:45 am

    Uma coisa é verdade: o GNOME é praticamente da Red Hat.
    Boa parte dos desenvolvedores e designers são de lá.

    Mas eu adorando o caminho que o GNOME está seguindo =)
    Super novidades na versão 3.6.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 11:58 am

    Eu vejo o Gnome 3 como um WIP (Working in Progress), só que muito óbvio, mais ou menos a sensação que eu tenho quando uso o Enlightment, visualmente fantástico, mas sempre aquela sensação de coisa “inacabada”. Diferente do Gnome 2 ou do KDE4, onde está tudo “pronto”. Eu realmente espero me surpreender com as próximas versões do Gnome 3.x. No aguardo!

    Fernando (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:09 pm

    Que a Red Hat “domina” o projeto não é uma novidade, foi a forma que eles encontraram de contribuir com o projeto.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:14 pm

    Será mesmo o fim? Ou o MATE irá fazer o Gnome ressurgir das cinzas?

    Milton Ferreira da SIlva (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:17 pm

    Estou usando no meu escritório o Gnome 3 Clássico. Usei por vários anos o Kde no Mandrake e no Kurumin. Um dia resolvi experimentar o Gnome no Mandriva e e depois no Ubuntu. Achei muito bom e nunca mais voltei para o Kde.Acho o Dholpin feio. Gosto muito do Nautilus.
    Tenho instalado o Ubuntu 12.04 com Gnome Shell no meu notebook.Já tentei mais não consigo achar bonito nem prático o Unity. Na minha preferência neunhum dos dois supera o Gnome 2.
    Se tivesse que dar uma mídia com Linux ao um novato sem experiência para instalar, dariao Linux Mint com o Mate ou o Cinnamon.
    Espero que o Gnome mantenha a opção Clássica e implemente mais recursos de personalização.

    Rodrigo Carvalho (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:22 pm

    Também acho muito triste todos os recursos que já estavam prontos e estão sendo retirados. Se continuar assim, a situação do Gnome3 ficará insustentável e a Canonical terá que adotar outra base ou criar sua própria. Espero que ela adote os aplicativos do projeto “ElementaryOS”, que são baseados nas libs do Gnome3 também, são simples e bem acabados. Enquanto isso, a Red Hat vai ficar “Forever Alone”…

    Simon (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:25 pm

    Tenho usado o Unity em meu note e não tenho nada a reclamar. Acho que o requisito usabilidade foi bem explorado e acho os programas com facilidade. Sobre o gnome3 eu cheguei a testa-lo por alguns meses até descobrir o unity, e concordo com os posts acima. Realmente falta customização para ele, mesmo baixando extensões ainda sempre tem uma coisa q voce irá sentir falta.

    Flavio (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:28 pm

    Acho o Gnome Shell belíssimo, embora claramente inacabado. Tentei usá-lo no Ubuntu 12.04, mas ficou muito instável, travando o X a todo momento.

    Experimentei o KDE e, quando finalmente consegui entender a complicação do Plasma, lembrei-me do porquê abandonara o KDE há 10 anos atrás. O seu excesso de opções de configuração me cansa.

    Acabei voltando ao Unity que é tudo o que preciso: algo que simplesmente funciona. Vida longa ao Unity, ao Gnome 3, ao KDE, ao E17 e a todo o resto!!!

    Daniel (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:36 pm

    Gostei do Gnome 3. Consigo abrir os programas de forma fácil e isso é o mais importante, num ambiente grafico, para mim. Realmente sinto um pouco de falta da personalização, mas não jogaria o Gnome na fogueira por causa disso.
    Além disso acho que é um ótimo ambiente para pessoas menos experientes. Instalei no computador da minhã mãe e ela adorou, visto que agora é bem fácil para ela abrir o navegador, o skype e o digitalizador…
    É como alguém disse num dos comentários acima, temos que ver o publico alvo. Se o usuário irá passar 99% do tempo com o navegardor de internet aberto, o resto é apenas isso: resto.
    Se você é um usuário mais avançado então deve se dar muito bem com opções em linha de comando (um exemplo no meu caso, prefiro usar o MOC (mocp) do que qualquer outro player)

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:45 pm

    RIP Gnome.
    Long live KDE! [2]

    Leandro (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 12:47 pm

    Também uso o GNome 3 e, até agora, não tenho muito do que reclamar. Acho um ambiente muito fácil e simples de usar e simples, algo que para mim é muito importante.

    Também gosta bastante da interface simples.

    JCCyC (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 1:13 pm

    RIP Gnome.
    Long live MATE! [FTFY]

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 1:30 pm

    Pelo que li no artigo, a conclusão não está criticando a qualidade do Gnome 3 em si, mas constata que os usuários não o adotaram como esperado e, com isso, o projeto encontra mais dificuldades para se manter. Infelizmente tenho que concordar com esta conclusão, eu fui um dos que migrei para XFCE por não me adaptar ao Gnome 3 e depois ao Unity. Pode ser uma limitação minha, mas fazer o que, não me acostumei aos novos paradigmas. Só posso confirmar que estou satisfeitíssimo com XFCE, mas não fico nem um pouco feliz em ver a situação preocupante do Gnome.

    BTW, parece que tem um bando de babacas que ficam felizes quando vai mal um projeto SL que não é de sua preferência. Eu só ficaria feliz quando projetos não livres se derem mal.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 1:48 pm

    Me recuso a usar uma interface que “CAPADA” deixa meu netbook(Amd E350) a 1.2 de Load Average devido ao maldito Gnome Shell ser mal feito. Desabilitados efeitos, extensões relacionadas a redes sociais e uma série de coisas não resolve. Como o @Flávio disse acima, bonito mas claramente inacabado.

    O KDE com Akonadi e google apps habilitado(Kontact) e Amarok e Kwallet e uma série de Widgets lançando ao login, não deixa meu netbook pesado.

    Lucas (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 2:13 pm

    “parece que tem um bando de babacas que ficam felizes quando vai mal um projeto SL que não é de sua preferência.”

    @Reikainosuke Nekomata

    Se você não percebeu, os usuários do Linux adoram criticar tudo, por um lado é bom para os desenvolvedores melhorarem seus aplicativos, mas as vezes temos a sensação que nada presta para ninguém. Mas pelo menos eu já estou acostumado. Eu uso KDE4, fui o primeiro a comentar, mesmo assim admiro o projeto Gnome 3 e espero que ele melhore a cada dia.

    Rogerio dos Santos Bernardes (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 2:17 pm

    Olá,

    Recomendo o Ubuntu para Desktop. Gostaria muito de ganhar este exemplar pois quero muito aprimorar meus conhecimentos em Software Livre. Já utilizei Debian, Fedora e Slackware e pretendo a voltar a a administrar redes em Linux. Boa Sorte a Todos !

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 3:02 pm

    Antes era gnome2 10 x 0 no KDE4 agora é KDE4 10 x 0 no gnome3.

    Não acredito que o gnome3 vá para o buraco mas se realmente os desenvolvedores estão meio sem norte no desenvolvimento esse comentário pode ser de algum valor.

    O nível dos comentários aqui tão bem ruizim, alguém leu a notícia completa ou só a tradução da chamada da notícia que faz referência ao comentário no blog do gnome??

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 3:20 pm

    O post original do Otte é bem breve e objetivo. Ele lista 5 problemas atuais do GNOME:
    - desenvolvedores estão abandonando o GNOME,
    - a equipe do GNOME está subdimensionada,
    - o GNOME é um projeto da Red Hat,
    - o GNOME não tem objetivos, e
    - o GNOME está perdendo participação de mercado e notoriedade.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 3:45 pm

    O maior problema do GNOME (que inclusive originou os demais problemas apontados pelo Otte) é a redução da sua participação no mercado. E isso se iniciou com a perda do Ubuntu.

    Ao fazer a drástica mudança do GNOME 2 para o GNOME 3, o GNOME precisava ter uma base de usuários minimamente grande para suportar as oscilações de usuários insatisfeitos. E foi justamente nessa época que o Ubuntu abandonou o GNOME. Com pelo menos 30% da base de usuários de Linux, o Ubuntu era bastante importante para o GNOME (especialmente naquele momento), mas o GNOME não percebeu isso.

    Belverde (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 4:02 pm

    O gnome tem um problema crônico que é o de ser composto de um monte de pacotes que têem em comum apenas a GTK (seja em qual versão for). Ele nunca foi – e continua não sendo – um suíte integrada e completa (como é, ou ao menos se esforça para ser, o KDE por exemplo) isso dificulta muito a adoção dele em ambientes corporativos. As mudanças que estão fazendo nos últimos tempos embora possam ser agradáveis comesticamente falando não colaboraram em nada para melhorar e integração e a usabilidade, pelo contrário. Do unity então não tem nem o que comentar. Claro que tem que goste, sempre tem, mas sempre me pareceu um grande desperdício de horas de programação. E não me venham com a história da “evolução”, evolução foi o WindowMaker em 1999, e o gnome nem o unity nem chegaram onde o WM parou ainda.

    Ednei P. de Melo (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 4:06 pm

    Só espero que o Xfce não cometa as cagadas que o KDE 4 e o GNOME 3 fizeram… &;-D

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 4:49 pm

    O que me dá noia no Gnome Shell é que eu uso e abuso da minha área de trabalho, jogo tudo lá e esse shel esconde-o.. Fora o botão desligar..não quero sair atrás de extensões..

    Cleiton Lima (usuário não registrado) em 31/07/2012 às 6:09 pm

    Enquanto uns são apocalípticos, outros estão animados e demonstram muita animação e confiança no futuro do projeto: http://afaikblog.wordpress.com/2012/07/31/an-awesome-guadec-and-a-bright-future/

Este post é antigo (2012-07-31) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.