Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Beta 1 do Mageia 3

Enviado por macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“Lançado o Mageia 3 beta 1, agora com a opção de grub ou grub2. Convidamos a todos para testar e contribuir na a caça aos bugs desta versão de teste da Mageia 3. A maior novidade desta versão está opção de instalar o menu de inicialização Grub (Lagacy) ou o Grub2. Lembramos que esta é uma versão em desenvolvimento, por isso não é recomendável usar em ambiente de produção. Sugerimos também ler a errata que lista os erros conhecidos.

O Mageia 3 beta 1 vem com várias atualizações, como KDE 4.9.90, Gnome 3.6.2, LXDE, RazorQt v. 0.5.1, Libreoffice 3.6, sistemd, Kernel 3.7 entre outros.

Convidamos a todos participar do desenvolvimento da distro, dando o feedback no Fórum MageiaBR ou no Fórum Mageia em internacional e ajudando a fazer a Mageia 3 cada vez melhor.” [referência: blog.mageia.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 4:30 pm

    Nossa cadê os comentários sobre o Mageia , o pessoal só gosta quando é sobre o Ubuntu pelo visto.

    Nem o @LinuxUser que se diz usuário mageia se interessou em postar algo aqui, mas ta la no post sobre o Ubuntu metendo o pau.

    Pelo visto o pessoal aqui gosta é de criticar , mas elogiar que é bom , naaadddaaa.

    Parabéns desenvolvedores do Mageia ;)

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 4:42 pm

    espero que finalmente se distancia do mandriva 2010 e deem um trabalho de inovação (funcionalidades) e identidade.

    Adrianodl (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 4:49 pm

    E o Open Mandriva?

    linuxer (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 5:17 pm

    Eu uso o Mageia 2 em um dos computadores e vou instalar os betas do Mageia 3 em uma máquina virtual por enquanto.

    É uma distribuição muito boa, com ferramentas de configuração decentes e completas e que não despreza quem não não quer usar um único ambiente desktop imposto como outra distribuição popular.

    É bem parecida com o Fedora por causa do parentesco das distribuições, só que ainda mais prática para uso em desktops e notebooks por não precisar tantos ajustes pós-instalação.

    macxi (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 5:54 pm

    @Carlos,
    A Mageia 3 está inovando bastante em relação as versões anteriores Mageia 1 e 2, como se pode na Nota de Lançamento que está no wiki e que foi comentada pelos sites Softpedia, Pro-linux, Phoronix que destacaram não só as várias atualizações, como várias inovações técnicas também.

    Além das várias atualizações, a maior novidade para o usuário final, nesta versão Mageia 3 beta 1 está sendo a opção de instalar, como menu de inicialização, ou o Grub (Lagacy) ou o Grub2 (ver aqui), o que facilitará o dualboot com a maioria das distros derivadas do Debian, como o Ubuntu, o Mint, etc. Além do mais, a Mageia 3 Beta 1 está disponível em várias opções de midias de instalação específicas para vários ambientes gráficos como o KDE (q deverá ser atualizado p o kde 4.10), GNOME 3.6.2 (com o Gnome Shell e o GnomeClassic) e LXDE.

    Por outro lado, considero uma grande qualidade da Mageia ser fork da Mandriva 2010.1, que foi uma excelente distro, que agora está tendo a sua continuidade num desenvolvimento comunitário e aberto da Mageia e está ficando melhor a cada versão.

    macxi (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 6:00 pm

    @Carlos,
    A Mageia 3 está inovando bastante em relação as versões anteriores Mageia 1 e 2, como se pode na Nota de Lançamento que está no wiki e que foi comentada por sites Softpedia (o Pro-linux e o Phoronix tb) que destacou não só as várias atualizações, mas várias inovações técnicas também.

    Além das várias atualizações, a maior novidade para o usuário final, nesta versão Mageia 3 beta 1 está sendo a opção de instalar, como menu de inicialização, ou o Grub (Lagacy) ou o Grub2 (ver aqui), o que facilitará o dualboot com a maioria das distros derivadas do Debian, como o Ubuntu, o Mint, etc. Além do mais, a Mageia 3 Beta 1 está disponível em várias opções de midias de instalação específicas para vários ambientes gráficos como o KDE (q deverá ser atualizado p o kde 4.10), GNOME 3.6.2 (com o Gnome Shell e o GnomeClassic) e LXDE.

    Por outro lado, considero uma grande qualidade da Mageia ser fork da Mandriva 2010.1, que foi uma excelente distro, que agora está tendo a sua continuidade num desenvolvimento comunitário e aberto da Mageia e está ficando melhor a cada versão.

    macxi (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 6:56 pm

    Desculpem a repetição. O link sobre o Grub2 é este

    @Adrianodl,
    O OpenMandriva é uma tentativa da empresa Mandriva é reconstruir sua relação com a comunidade de usuários e desenvolvedores que ficou prejudicada depois que eles demitiram, em 2010, os principais desenvolvedores da Mandriva (ex-empregados da EdgeIT), e que, indignados, decidiram criar a Mageia com o apoio de muito outros desenvolvedores e grande parte da comunidade de usuários em vários países.

    Essa experiência mostra que é muito difícil conciliar os interesses de uma empresa que desenvolve uma distro com perfil comercial e os interesses da comunidade de colaboradores, desenvolvedores e usuários linux.

    Esse foi um dos motivos da criação da Mageia, que optou por construir uma distro comunitária, semelhante ao modelo do Debian, que depende de trabalho voluntário e doações, mas que está desde 1993 (ver aqui) contribuindo para o linux no mundo.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 9:05 pm

    Só isso @Linuxuser pra falar do mageia pra quem se diz usuário. você é tão criativo pra criticar o Ubuntu e tão pobre pra falar da distro que supostamente usa ;)

    Eu espero que o mageia evolua assim como o Ubuntu fez e tambem deixe de ser uma distro com padrões do século passado.

    Reginal Cledito (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 12:25 am

    Eu uso RedHat 5.2 com Kernel 1.0.31, rodo meu Delphi, consigo fazer meus softwares para locadoras de video e continuo feliz… Não sei pq essas distros de hoje são tão pesadas!

    macxi (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 8:20 am

    @Reginal Cledito,

    Concordo c vc, os recursos cada vez mais sofisticados fazem os ambientes gráficos ficarem pesado e exigem computadores cada vez mais poderosos e caros.

    Por isso acho importate que as distros ofereçam aos usuários a opção de escolher o ambiente gráfico mais adequado ao seu gosto ou a capacidade de sua máquina.

    Acho que a Mageia tem essa qualidade, pois dá aos seus usuários opções de mídias para instalar (ver aqui) vários ambiente gráficos completos ( Kde, Gnome e Lxde ), ou mesmo depois da instalado um desses três, há a opção de instalar outro leve e completo como o Xfce, ou semi-completo como o E17 e também vários gerenciadores de janela super-leves como o Openbox, Fluxbox, IceWM, Fvwm2, WindowMaker (ver aqui).

    Arpoador (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 5:52 pm

    @Macxi como faço para escolher o Grub 2? Qual o procedimento?

    macxi (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 7:01 pm

    @Arpoador,

    Durante o processo de instalação, haverá uma fase para configurar o Menu de inicialização, neste momento, vc terá a opção de escolher entre o Grub ou Grub2, clicando nas opções do “Gerenciador de Inicialização a ser usado” (ver aqui).

    Marcos (usuário não registrado) em 23/12/2012 às 7:42 pm

    Pergunta de leigo: tendo o grub 2, por qual motivo eu iria querer usar o grub antigo?

    macxi (usuário não registrado) em 23/12/2012 às 8:35 pm

    @Marcos,
    Pode ser útil para quem só conhece o grub antigo (tb conhecido como legacy) ou pora ser compatível com alguma outra distro que já esteja instalada na máquina e que use o grub legacy e não o grub2.

    O Mageia 1 e o Mageia 2 usam o grub legacy, mas há várias distros como o Debian e derivadas, como o Ubunt e o Mint, que usam o Grub2, e nesse caso é melhor usar o Grub2 no Mageia 3 também.

Este post é antigo (2012-12-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.