Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


200: MEC distribui tablets para professores do ensino médio brasileiro

Via computerworld.uol.com.br:

O Ministério da Educação (MEC) entregou 200 tablets aos coordenadores estaduais do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) e representantes de 18 universidades federais participantes do programa.

Os equipamentos são destinados à capacitação de professores. “Há uma demanda explosiva por educação no Brasil. A desigualdade social está na escola”, disse o ministro, em solenidade realizada ontem (20/11), em Brasília.

Para ele, começar a capacitação dos professores do ensino médio para uso dos dispositivos móveis é uma medida estratégica. “Estamos discutindo como melhorar o ensino médio e temos que fortalecer o professor dentro de sala de aula e o melhor caminho é o tablet”, avaliou.

Foram licitados pela pasta dois modelos de tablets, um com 7 polegadas (17,78 centímetros) e outro com 9,7 polegadas (24,638 centímetros). As vencedoras foram as empresas brasileiras Positivo e Digibras. Os estados e municípios podem aderir diretamente ao registro de preços, cuja ata terá vigência até junho de 2013.

Para dar início à capacitação pedagógica de professores do ensino médio da rede pública de todo País, o ministério adquiriu cinco mil unidades de tablets para serem utilizados no projeto piloto do Proinfo Integrado.

A entrega dos aparelhos nas escolas será realizada em 2013. Os coordenadores do programa farão curso de formação para, em seguida, treinar os multiplicadores, que formarão os professores em cada estado participante.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-11-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 8:54 am

    “Há uma demanda explosiva por educação no Brasil. A desigualdade social está na escola”. Senhor ministro, pela importância que vossa gestão dá à educação, essa desigualdade só irá piorar!

    “Estamos discutindo como melhorar o ensino médio e temos que fortalecer o professor dentro de sala de aula e o melhor caminho é o tablet”. Ah, tá. Salário que é bom, nada, né?

    Medida populista! Seria muito melhor se os professores fossem bem pagos, para que eles próprios pudessem comprar seus próprios dispositivos móveis ou qualquer outra coisa. Além disso, trabalhando em 3 turnos para ter um ganho mínimo para sobreviver, quem consegue se capacitar de verdade? Bom, mas comprar um punhado de tablets sai muito mais barato!

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 9:07 am

    Reikainosuke Nekomata de certa forma concordo com vc, mas o problema é bem maior do que vc pensa, o governo federal não paga professor de ensino médio muito menos professores de ensino fundamental, a prefeitura de São Paulo tem capacidade de pagar melhor um professor do que a prefeitura de Rio dos Bois aqui no Tocantins, o governo estadual de São Paulo consegue mais facilmente pagar melhor os professores do que o Governo do Ceará por que este arrecada menos.

    Uma coisa legal que minha esposa fala e que não queremos mais ter piso salarial queremos ter teto. Veja o que esta acontecendo ai são poucos os que tem direito a teto constitucional (direto de receber) enquanto temos professores que recebem 800 R$ para dar 40H/Mes e para ganha 1200 R$/Mes eles trabalham os tres turnos e esquecem de conviver com suas familias enquanto um Ministro da Justiça trabalha 6 meses por ano (Recesso de natal (20 dias) recesso no meio do ano (31 dias) e a cada 6 meses tem direito a um mes de ferias) e mesmo assim tem salários astronômicos. Você tenha certeza que o governo de SP poderia pagar muito melhor o salário dos professores.

    Acho que precisamos de um revolução para poder mudar este ponto, precisamos de um presidente maluco… precisamos federalizar (a administração financeira) o ensino no nosso pais… as prefeituras roubam (desviam, fazem patetices, etc) o dinheiro da educação, os governos estaduais roubam (aqui no meu estado temo falsas escolas de tempo integral que os alunos chamam de “presidios de tempo infernal”) os recursos da educação.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 9:16 am

    Sim, eu sei que a Educação Básica deveria ser sustentado pelas unidades da federação e pelos municípios. Mas também eu sei que há uma política deliberada em todos níveis – União, Estado, Municípios – do estado mínimo, onde o que impera é o desinvestimento em programas sociais, para sustentar os parasitas.

    Não acredito em presidentes malucos ou coisa assim. Só quando o povo tomar vergonha na cara e exigir, de forma coletiva, seus reais direitos, tem alguma chance do Brasil mudar. Mas enquanto esse povo ficar se vendendo por bolsas misérias da vida, não tem muito jeito.

    machado de assis (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 9:47 am

    Eu ia dizer:
    “Pau no governo em 3, 2, 1…”, mas cheguei atrasado, kkkkkkkkkkkkkk!

    É sempre a mesma choradeira. Ô, povinho, que nunca vê nada de positivo em nada! (Pelo menos quando a medida vem do partido “inimigo”).

    Ubuntu Para Iniciantes (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 9:57 am

    Eu acredito que todo uso tecnológico é bem vindo na educação como em qualquer área de crescimento humano. Se bem que não sei se há outro maior que a EDUCAÇÃO. Mas enfim, me pergunto! Qual seria a finalidade de um Tablet para o professor? Não que ele não mereça, muito pelo contrário. Acredito que mereça até muito mais. Ele vai preparar aulas? Irá fazer chamadas on-line? Há listas de chamadas on-line em escolas públicas? O professor que ganhou ou irá ganhar o tablet sabe opera-lo? O governo dará suporte para melhor aproveitar o equipamento?

    Bem são estas coisas que me passam pela cabeça!

    Laponta Delapicula (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 10:48 am

    @machado de assis, “Ô, povinho, que nunca vê nada de positivo em nada!”

    pior é que se vermos algo de Positivo, ai sim teremos algo pra não ver de positivo nessa história toda (mas nhein o.O ) … hehehe

    ê marquinha vagabunda e careira … XD

    Andre (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 12:21 pm

    Dar computadores não resolve nada. É preciso softwares de apoio ao programa de aulas. Isso sim faria diferença.
    Só dar um computador sem os software educacionais voltados ao currículo escolar, para mim é só distração e dinheiro jogado fora.

    Sri_Dhryko श्रीध्र्य्को (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 12:26 pm

    Realmente, não vejo nenhuma agregação de valor nessa iniciativa do MEC, apenas uma pequena ajuda aos já conhecidos Amigos do Rei. Usar tablets em escolas desaparelhadas, oferecendo uma educação desafasada e desmotivadora para alunos que não vêem perspectiva nenhuma de futuro… É o mesmo que dar um smartphone para cada morador de rua do país, alegando que está promovendo a cidadania digital. Nossos professores merecem respeito e dignidade, pessoal e profissional, e não brinquedinhos tecnológicos para inglês ver.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 4:48 pm

    @Machado de Assis:
    Eu votei nesse governo aí, se é isso que você está insinuando, pois o outro partido, que teve nas mãos o governo federal, provou ser beeem pior no quesito preocupação com demandas sociais. Mas não é por isso que vou ficar aplaudindo ou concordando com o que a gestão molusco decápode 3.0 vem fazendo com a Educação.

    E também não quero ver nada positivo de uma iniciativa demagógica, que certamente não tem interesse real de melhorar a educação. Só não é pior porque é para distribuir para professores pois, se derem essas traquitanas para alunos, uma parte certamente vai acabar sendo trocada por pedrinhas de pasta de cocaína com bicarbonato de sódio ou folhas secas de Cannabis.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 4:54 pm

    @Ubuntu para iniciantes: fazendo coro no que você diz, minha esposa tem que preencher livros com diários de classes a caneta! Não pode, em hipótese alguma, usar planilhas eletrônicas ou sistemas on-line. Eu duvido que a Secretaria de Educação de PR vá adotar de forma efetiva essas novas tecnologias (novas? oh puxa…) tão cedo!

    Eu acho que o máximo de tecnologia disponível para os nossos pobres professores é o xerox, pelo menos não precisam recorrer aos mimeógrafos a álcool.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 5:44 pm

    Politica do faz de conta. Eu finjo que invisto e você finge que acredita. Melhor que dar tablets para professores e capacitá-lo para usar esses tablets além de como muitos citarão aqui, tem que existir toda uma infraestrutura para esse material só tablet em si não basta.

    Manoel peres (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 10:31 pm

    É Lamentavel a ignorância do povo da área de Tecnologia sobre assuntos que não sejam bits e derivadas, sempre vem opinioes rasas e grosseira.
    Essa é prova de a educação no Brasil é porca, e muito nego entra e sai duma Unicamp ignorante.
    Quem procurou saber, sabe que os Tablets estão distribuídos no Piloto ao coordenadores e representante das IFES participantes do programa, ou seja aos gestores, técnicos e ideólogos.

    Nota-se que há aí uma etapa de planejamento e que e foi divulgado que o conteúdo vem sendo produzido.
    Numa segunda etapa serão distribuídos mais 5 Mil unidades para os gestores estaduais promoverem a capacitação dos professores, para SÓ DEPOIS os Tablets chegarem nas salas.
    Me irrita muito essa mania de reclamar de tudo que venha do Estado sem um pingo de senso critico.
    Nem tudo são rosas e nem tudo é espinhos. O Governo Federal apesar dos erros tem mostrado visão.
    Aqui na minha cidade mesmo o ensino fundamental, a cargo do do Governo Municipal, vai muito bem, melhor que a maior parte da rede particular e pensar que a prefeita quase não se re-elegeu, por que os Iluminados de plantão, sempre indiganadis queriam um Russomano da vida.
    Essa indignação de manada só produz Facismos, Ditaduras e outras aventuras catastroficas.

    Manoel peres (usuário não registrado) em 22/11/2012 às 10:43 pm

    @Reikainosuke Nekomata
    Não são os Tablets o problema ou coisa que valha.
    Aqui no meu estado o ponto é feito a caneto e os salarios calculados na calculadora de mesa.
    De maneira geral as escolas não são tão ruins e os professores são medianos.
    Uma coisa citada acima é a questao do salario a maioria dos professores não tem vocação.
    E o Maior problema de todos são os alunos, simplesmente não se importam, não valorizam o estudo e conhecimento e portanto não respeitam o ambiente escolar.
    O problema na mentalidade do povo que não se importa, logo os professores não cobrados alem do arroz com feijão.
    Na maioria das escolas publicas ( de onde vim) não se houve falar de vestibular faculdade ou coisas do tipo como se diz o ditado ” De onde menos se espera não sai nada mesmo”
    E de maneira geral a sociedade ocidental é decadente valoriza cada menos educação e cultura o que importa é técnica e o mercado.
    E na divisão mundial do mercado somos apenas fornecedores de Soja, minerio, carne, drogas e sexo exotico.
    O que falta é a “Vontade de Potencia” no povo nisso incluo a Classe media bem estudada, a medicriodade é geral se. Ninguem se importa com educação nesse pais tendo Absolut Cocaina e sexo. tá bom demais pro nossos jovens.
    O Governo pode ser o melhor do mundo: nao adianta jogar perolas aos porcos

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 23/11/2012 às 6:37 am

    @Manoel peres: sinto muito, sua estratégia de desqualificar o interlocutor só desvaloriza a sua argumentação, apesar de compreender os pontos que quer levantar. Eu poderia perfeitamente desqualifica-lo, mas não é o ponto aqui.

    Não duvido que têm pessoas sérias, trabalhando bastante nesse programa. Porém a minha indignação é com o ministro que, num governo que não dá a mínima para a educação (tudo bem, poderia ser pior e já o foi, como o Paulo Renato de triste memória, mas isto não me consola), tem a cara de pau de dizer as coisas citadas.

    E povo, meu caro, que povo? Sim, de fato a maioria não quer nada com nada, especialmente essa nova geração de bonezinho com aba virada para trás e skate no sovaco. Mas eu não sou assim, meu filho não é assim, e por isso temos a obrigação de ficar indignados. Na hora que tudo ficar “bom” para todos, então não temos mais o que fazer.

    Rafael (usuário não registrado) em 23/11/2012 às 3:26 pm

    Apenas duas empresas estavam concorrendo para fornecer esses tablets?
    Não adianta nada distribuirem para os professores, se não houver capacitação ao uso voltado ao pedagógico e suas rotinas respectivas.
    A escola irá ter uma estrutura para seu uso? Com esses aparelhos, planeja-se integrar a sala de aula com a coordenação e direção?! Os alunos receberão algum equipamento similar para seu uso pedagógico (ler os textos requeridos, fazer o uso da escrita (manuscrito), acesso aos bons materiais didáticos).
    Esses tablets, necessitam ter a função de escrita, evitar o uso de digitação excessiva. Os jovens “sabem” digitar, mas, não sabem escrever.

Este post é antigo (2012-11-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.