Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Mandriva teria sido salva por investidores não identificados publicamente

Enquanto aguardamos a notícia ser independentemente confirmada por mais fontes (além do autor do artigo mencionado abaixo), vale destacar a feliz coincidência de a divulgação ter ocorrido na mesma data em que grupos de usuários da Mandriva lançaram manifestos pedindo mais clareza sobre a situação da empresa, bem como a continuidade da torcida por uma solução satisfatória para os funcionários, clientes e comunidade.

Segue texto enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br):

“Depois de semanas de rumores de aquisição que colocaram sob pressão os usuários e funcionários do grupo, a empresa Mandriva deve finalmente receber o apoio de investidores que ajudarão a financiar o seu futuro.

É o fim do calvário da Mandriva, que agora parece ter sido salva por seu novo CEO, Arnaud Laprévote. A empresa estava sob a ameaça de liquidação e, sobretudo, o resultado de rumores que correram por várias semanas sobre o estado catastrófico das suas finanças.

“Hoje a empresa encontrou investidores que decidiram investir na empresa para devolver o equilíbrio ao grupo e encontrar um bom modelo de negócios”, explicou Arnaud Laprévote em uma entrevista, acrescentando que “as preocupações da comunidade e dos usuários não precisam mais existir”.

Ainda assim, o CEO – sujeito a regras de confidencialidade – não especificou a identidade dos investidores. Em maio passado, algumas notícias revelaram problemas no fluxo de caixa e a existência de um plano de revenda.

Entre os potenciais compradores, a LightApp estava em primeiro lugar, e especialmente a Linagora, uma empresa de software livre chave na França, liderada por Alexander Zapolsky, que em comunicado à imprensa confirmou estar em conversações com a Mandriva sobre uma forma de aquisição.

A idéia de uma fundação foi descartada? No dia 14 de junho, Frederick Cuif, um dos fundadores da Associação dos usuários de língua francesa do Mandriva Linux, por sua vez já havia publicado em seu blog uma nota referindo-se a outros planos de aquisição ou reestruturação. Além da Linagora – que aparece no texto um pouco mais detalhadamente – foi dito que havia também um projeto de fundação, da empresa Wallix (editora francesa especializada em Segurança Open Source) juntamente com François Bancilhon e de Stanislaus Bois, dois ex-CEOs da Mandriva.

Projetos agora conjugados no passado. Arnaud Laprévote explica: “nós estávamos cientes de que a existência de Mandriva estava ameaçada, mas já não é o caso de hoje.”

Note que os usuários do Mandriva Linux estiveram na linha da frente no final da semana passada. Em 18 de junho, muito ironicamente, a Associação dos usuários de língua francesa do Mandriva Linux pediu que a direção da Mandriva tomasse uma posição clara sobre o futuro da distribuição. Um apelo do coração dos usuários, que se sentiam obviamente preocupados e espantados com a possibilidade do fim de sua distribuição favorita.

Em um post intitulado “Sustentabilidade e Mandriva Mandriva Linux”, que pediu “novamente para a direção um posicionamento da Mandriva” e “para apresentar os projetos de continuação possíveis” e “para esclarecer a posição oficial da empresa Mandriva sobre os projetos em curso com as empresas identificadas: Wallix, iEurope (idoo.fr), e LightApp Linagora (dentre outras)”, em referência a rumores de aquisição do grupo por terceiros. Enquanto isso, funcionários do grupo no Twitter alegaram não terem sido pagos durante vários meses. Em suma, o clima de ultra-tensão deve ser relaxado um pouco na semana que vem, se as promessas de Arnaud Laprévote se materializarem.

A Mandriva faz uma distribuição Linux para desktops e uma para servidores (Enterprise Server). Vende também no segmento profissional de ferramentas de administração, como Pulse, e gerenciamento de servidores de diretório de usuários (MDS). Arnaud Laprévote assumiu o cargo de CEO da Mandriva no dia 09 de abril de 2010.

Fonte:LeMagIt (Agradecemos ao usuário Asghan, que reportou esta notícia no forum)” [referência: mandrivabrasil.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    little_oak (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 9:35 am

    Show!
    Começar o dia com uma notícia filé dessa dá até mais força!
    Longa vida ao Mandriva!

    Fiz a tradução ontem à noite correndo e agora reparei que há alguns erros no texto, que pretendo consertar mais tarde. Além do mais, meu francês é bem básico mesmo e confesso que usei o google translate como um poto de partida no texto.

    Parece que o Mandiva 2010 Spring (2010.1), que está sem data de lançamento da versão final até agora por causa dos problemas da Mandiva, vai finalmente ser lançado no dia 26 deste mês (ou em breve) porque uma install party está marcada para o dia 26:

    http://www.agendadulibre.org/showevent.php?id=4793

    poto -> ponto

    Denis (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 10:09 am

    “Mandragoralix”??

    AlphaZine (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 10:19 am

    Boa notícia. Não consigo me adaptar ao Ubuntu. :(

    Confio muito no Sr. Arnaud Laprévote, novo CEO da MANDRIVA. Pelo que tenho observado a sua luta é no sentido de tornar a empresa sustentável através de um novo modelo econômico, ao lado da comprovada eficiência técnica. E parece que está conseguindo!

    Felipe (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 10:35 am

    Cara cade o 2010.1 to no aguardo na maior ansiedade mas não sai!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!…

    Rodrigo (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 10:51 am

    Tudo bem… mas vou dar minha contribuição na correção.
    ‘A idéia de uma fundação foi descartada? ‘
    A idéia de uma fusão foi descartada?

    :)

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 11:45 am

    Ah… achei que seria uma fundação mesmo… Algo como o Fedora é para o Red Hat.Seria uma ótima idéia.

    Profano (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 11:54 am

    Respeitável Manol Pinho;
    Sou-lhe muito grato por essas maravilhosas notícias:

    1)- A posível recuperação da Distribuição MANDRIVA, mantendo sua idependência com a matutenção de seu nome francobrasileiro; e,

    2)- O lançamento da versão final 2010.1 (Spring), em 26/06/2010.

    Aguardo com muita ansiedade esse momento e, tão logo ocorra, quero ser um dos primeiros em adquirir um pacote no MANDRIVA STORE, embora disponha da possibilidade de obter por download, pois faço questão de dar meu modesto reconhecimento e contribuição, monetariamente falando e, assim, participando efetivamente na manutençao desse trabalho que satifaz as minhas espectativas de usuário admirador da melhor Distribuição Linux ou Gnu-Linux, como preferirem chamar.

    Saúde e Paz, a todos,
    Profano.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 12:00 pm

    Show de bola.
    NO aguardo, ansioso, pela versão Spring.

    rachid (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 12:42 pm

    Aêêêêêêêê!!!!! Que notícia ótima! Torço para que tudo der certo agora!

    Mandriva 2010.1 go!go!go!

    Marcos (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 1:06 pm

    Bom, foi um bom passo, mas ainda não considero a empresa “salva”. Recebeu um aporte de investidores anônimos (espero que não seja da MS) mas precisa ainda encontrar um modelo de negócios viável, senão as próximas contas vai precisar de outro aporte, e outro, e outro…

    Illidan (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 1:26 pm

    Vaticano salvou a mandriva =)

    viana (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 2:23 pm

    Na empresa de assistência técnica onde trabalho , chegam desktops, laptops e netbooks com o Mandriva lINUX instalado de fábrica , o que significa que o fabricante fez um acordo com a Mandriva Brasil.
    Obviamente a Mandriva Brasil é paga por isso , pois há suporte de 1 ano aos usuários.
    Portanto, vejo este como um caminho financeiramente viável e NÃO insirtir em “vender” caixinhas / suporte com o DVD/CD do Mandriva a usuários finais.
    Detalhe: os computadores chegam e saem da assistência técnica com Linux … sem mudança se SO , o que significa que os usuários estão satisfeitos com o Mandriva Linux.

    armand (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 3:41 pm

    Ouço falar que a Mandriva será salva por um aporte a ser feito por um grande investidor nigeriano.

    Borguesi (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 5:46 pm

    Mais Bahh nego velho… Foi o Tio Bill que mandou uma graninha pra dar uma ajuda pros concorrente, tche.

    Quem quer um toro bravo quem que dar pasto.
    O chiru velho só quer ver o circo pegar fogo lá na frente.

    Tu duvidas pra ver ???

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 23/06/2010 às 8:10 pm

    @viana, acredito que esse seja o melhor caminho. Com esse tanto de incentivo fiscal que o governo dá pra micros com SL, a Mandriva precisa ser mais agressiva pra fechar parcerias.

    alectronix (usuário não registrado) em 26/06/2010 às 11:40 am

    Mandriva, até o momento, para mim é o melhor desktop linux. Esta situação mostra que só isso não basta! Afinal, Linux evoluiu muito nesta área e praticamente qualquer distribuição pode ser configurada e ser extremamente fácil de usar.

    Muito importante neste processo todo que passa a Mandriva: as atualizações de segurança continuam normalmente da 2010.

    Alectronix,

    Concordo contigo em tudo.

    O que está me incomodando é este silêncio “ensurdecedor” com relação ao lançamento do 2010.1, que foi anunciada várias vezes, a última dia 26/06/2010 (sábado último) e até agora nem satisfação… Isso me preocupa.

Este post é antigo (2010-06-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.