Trecho do iG Tecnologia:

Grupo de cinco pessoas faz mais de 650 comentários à lei de direitos autorais. Estatística foi divulgada pelo grupo “Transparência Hacker”, estas cinco pessoas escreveram um comentário a cada 2 minutos.

Na consulta pública da alteração da lei de direitos autorais, cinco pessoas responderam por 11% de todos os comentários, e um destes comentaristas opinou 120 vezes em duas horas, ou seja, menos de dois minutos para cada contribuição. Os dados vêm de um relatório do grupo “Transparência Hacker”, que coletou as informações direto do site da consulta pública.

Para o grupo, estes números são representativos de uma tentativa de manipular o resultado da consulta, privilegiando a ação de um grupo pequeno – estas cinco pessoas são consistentemente contra a nova lei, votando 637 contra os dispositivos e concordando somente 13 vezes. Segundo o Transparência Hacker, o problema não reside no conceito consulta online, mas sim no mecanismo de votação que seria inadequado para este tipo de avaliação. (via tecnologia.ig.com.br)