Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Comunidade gestora do OpenSolaris ameaça dissolução

No que a matéria do The H classificou como um ato de desespero, o grupo gestor do OpenSolaris (OGB – OpenSolaris Governing Board) apresentou um ultimato à Oracle: ou a empresa indica uma pessoa de contato apta a tomar decisões referentes ao OpenSolaris até 16 de agosto, ou a diretoria comunitária vai (nos termos de seu estatuto) decretar sua própria dissolução, passando o controle do projeto para a própria Oracle.

As tensões entre a Oracle e a comunidade OpenSolaris têm sido visíveis desde fevereiro, como resultado de a empresa ignorar todas as tentativas de contato.

A gota d’água que precipitou o ultimato parece ter sido a reunião da comunidade marcada para essa semana, agendada com um vice-presidente da empresa, que deixou de comparecer e não apresentou qualquer explicação.

Na opinião de Simon Phipps, membro da OGB e anteriormente evangelista oficial de código aberto na Sun, a colaboração entre Oracle e a comunidade OpenSolaris simplesmente não está ocorrendo, e na forma atual a comunidade estruturada não atende a nenhum propósito útil.

Será que a Oracle responderá com mais silêncio? (via h-online.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 3:49 pm

    Mas não é isso que a Oracle quer? Controle total sobre o openSolaris, e até talvez, a extinção do prefixo open não nome?

    Covarde Anonimo (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 3:54 pm

    Porque a Oracle não diz logo que não irá continuar ou se for continuar não irá precisar da comunidade?

    O Leão do Norte (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 4:20 pm

    Covarde porque assim ela não suja as mãos. Esses caras deveriam continuar* e esperar que a Oracle ataque para só assim se ver a verdadeira face.

    * = Para quem já investia, um pouco a mais ou a menos não fará diferença.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 4:26 pm

    Alguém que entenda tanto de Solaris(open ou não) e FreeBSD, podia dizer se existe tanta diferença e necessidade do OpenSolaris.

    Como no caso das várias Distros Linux que se sobrepõe em foco, fico pensando se não seria melhor mesmo terminar com o Opensolaris e se concentrarem no FreeBSD.

    Fernando (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 4:31 pm

    Mas o software não é livre?
    Neste caso não seria melhor continuar sem a Oracle e fazer por conta própria?

    Marcio (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 4:57 pm

    Fernando, o opensolaris não é livre não. Muitas partes centrais dele a Sun/Oracle disponibiliza apenas como binário. Assim, para que o sistema fosse ‘livre’ de verdade, seria necessário desenvolver do “zero” tudo o que falta ao opensolaris. Só que isso não é trabalho para menos de uma década de desenvolvimento.

    Eu estou triste com esta situação, porque estava apostando no opensolaris para uso no Desktop. Seus recursos, a meu ver são muito superiores aos do FreeBSD e a usabilidade do sistema também.

    Márcio, mas quais são as partes centrais não-livres do OpenSolaris, conforme você diz? Me parece que ele é integralmente open source.

    Marcio (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 6:46 pm

    Augusto, dê uma olhada neste link http://www.mail-archive.com/ug-bosug@mail.opensolaris.org/msg05250.html e neste http://www.mail-archive.com/ug-bosug@mail.opensolaris.org/msg05271.html.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 7:01 pm

    Com relação ao segundo link acima, já existe implementação em software livre da parte closed source derivada do antigo Unix da Microsoft, e do projeto GNU inclusive. O FreeBSD também deve ter sua implementação particular dessa mesma parte, sob licença BSD.

    Marcio (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 7:05 pm

    Allan, mas é justamente aí que está o problema. Apesar de muitos programas poderem ser facilmente substituídos pelos similares do projeto GNU, esses programas não são certificados como “UNIX” genuínos, e isso quebraria a compatibilidade binária com as outras versões do solaris. Estes links do forum discutem exatamente isso.

    Portanto, existem alternativas, mas não “alternativas viáveis”.

    Marcos (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 7:10 pm

    Uma empresa do tamanho da Sun demora pra ser “digerida”, não adianta o pessoal do openSolaris querer fazer pressão.

    Fellipe (usuário não registrado) em 13/07/2010 às 9:26 pm

    Não me surpreende se daqui a pouco o Java ir junto…

    John Doe (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 12:10 am

    Eu avisei…. Oracle não é melhor que a Apple. Não sei porque o Stallman não pega no pé deles como faz com MS e Apple…

    É óbvio que Java vai no mesmo caminho…

    Illidan (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 1:26 am

    E ainda tem gente que apoiava a compra.

    Quem aposta na queda do Java é doido.

    Quem aposta na queda do Open Solaris está atirando pro alto e não sabe onde o projétil vai cair. (pode cair na própria cabeça)

    Java ir para o buraco??? Pensem bem: matar a linguagem com o maior hype do momento???!!! A Oracle não comeu m*rda.

    Anderson Silva (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 8:27 am

    Só espero o OpenOffice não ir pro buraco daqui a algum tempo…

    Gustavo (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 8:34 am

    Mas ai que tá o x da questão o investimento que a oracle fez tem que ter retorno, certo ? cobrar por um versão “Enterprise”(aff meu inglês está horrível), que na verdade é a continuação ou evolução de versões java, que iriam ser postadas free pra os usuários ? o ue vejo realmente nessa historia toda que a oracle entrou mais com interesse no unix que no java, por ser a parte lucrativa que, acredito na minha insignificância, a sun tinha e também entrar na concorrência direta nessa mercado já com força….

    self_liar (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 9:08 am

    Marcos Alex

    Para com isso , isso é desculpa.Não custa a Oracle dar uma resposta a comunidade ,mesmo que duvidosa .

    Essa atitude da Oracle parece mesmo com uma atitude de não se compromenter com a comunidade intencionalmente.Espero o OpenSolaris não vire outro Berkeley DB da vida.

    Tiago (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 9:15 am

    O java sempre foi aberto. E sua especificação é aberta. Hoje (a algum tempo, na verdade) é open source.
    No caso do java, quem dá as cartas é o JCP (Java Community Process). O JCP é uma organização colegiada, na qual participam diversas empresas, tal como a IBM, a Sun, a Oracle, acredito que até a Microsoft. A Sun, apesar de dona da tecnologia, ela só gerenciava. Acredito que no caso do java não tenha mais como voltar atrás.
    Sem falar que seria uma burrice hemérica por parte da Oracle. Os projetos feitos em java, como o Eclipse, mais as tecnologias especificadas pelo JCP são extremamente lucrativos. O custo de desenvolvimento de ferramentas caem muito. Pega o Eclipse por exemplo. O Eclipse é uma plataforma padrão de IDE e altamente escalonável. É uma mina de ouro. As ferramentas da Oracle já estão utilizando o Eclipse. E o Eclipse iniciou na IBM, que possue todas as suas ferramentas baseadas no Eclipse.
    O JCP também possui uma sua implementação de referência: o Netbeans. Todas as tecnologias especificadas pelo JCP aparecem primeiro no Netbeans. E esse é o motivo de ser dessas duas ferramentas: o Eclipse como base de IDE comercial, e o Netbeans para ser implementação de referência. Por isso que nenhum dos dois nunca vão acabar.
    Sem falar que o JCP produz padrões para a industria. A alternativa a isso seria ser Microsoft. Os padrões Microsoft pegam devido a força bruta da Microsoft, que esta na base instalada de windows.
    Se não é Microsoft, então só com padronização.
    A Oracle herdou isso! É obvio que ela vai manter isso. Java, da forma que está, é muito lucrativo para a Oracle.

    Quanto ao Solaris, isso jã não acontece. Para empresas grandes e talvez até médias, não é interessante você usar um sistema open. Isso acontece porque você terá que contratar suporte não oficial. Quando se integram várias tecnologias e acontece um problema, a empresa de suporte só fala isso: a culpa não é nossa. Daí a empresa fornecedora da tecnologia que roda no sistema diz: não podemos nos responsabilizar porque esse não é um sistema homologado. Ai, f*deu!!
    Como normalmente se compra os servidores e coloca no contrato o Sistema operacional, então é muito mais interessante pagar as licenças do Solaris e por a Oracle para se virar em caso de problemas do que fazer a economia burra e usar o Open. Quando eu falo servidores, não estou falando de desktops poderosos. Estou falando de servidores, regatas, etc, máquinas que custam mais de R$ 20k e pode chegar fácil a R$ 5mi.

    A mesmca coisa com o MySql. Mas esse ai eu naõ posso opinar.

    joaocep (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 9:46 am

    Sou usuário de Opensolaris, possuo alguns rodando por aí e confesso que algumas features dele não são encontradas no Linux nativamente como: Zones, Crossbow e ZFS.
    Mas o projeto me decepcionou bastante.

    Para quem não conhece, o Nexenta faz “a mesma” coisa só que usando o apt powered by Ubuntu.

    recomendo:

    Novidades Opensolaris e Derivados
    http://genunix.org

    Nexenta Project
    http://www.nexenta.org/

    abraço.

    Juan (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 10:59 am

    Sou mais um dos que acham que o Java não vai ser vítima da Oracle. O Gustavo citou a possível criação de uma versão “Enterprise”, isso é possível mas as chances dessa versão ser reconhecida como “Java” são quase zero. Na verdade, qualquer um pode criar novas JVMs (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Java_virtual_machines) mas o JCP não autoriza nada que possa quebrar a compatibilidade.

    Lewis (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 1:40 pm

    é, o Java eu acredito que não vai ter muita mudança, mas o “Open”Solaris já era!

    Valdery (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 3:54 pm

    Será que o OpenOffice.org não será também mais uma vítima?

    Wandelcro do Bier (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 5:36 pm

    @Allan Taborda dos Santos @Marcos qta esquisitice! é esquistossomose ou cisticercose? Nohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
    Vou ter que usar o adblock :D

    @Valdery, não creio que o OpenOffice seja afetado, já que o desenvolvimento dele continua normal e a Oracle até aceitou uma demanda antiga dos desenvolvedores, que era utilizar gstreamer pra camada de multimídia.

    Wandelcro do Bier (usuário não registrado) em 14/07/2010 às 8:23 pm

    ahhhhhhh muleque!!!
    http://www.youtube.com/watch?v=ZqF-t42pgYA

    devnull (usuário não registrado) em 18/07/2010 às 11:23 pm

    Também aposto na queda do java.

Este post é antigo (2010-07-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.