Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Como instalar o iTunes no Linux

Minha opinião pessoal é de que o ideal é sempre procurar adquirir equipamentos e periféricos compatíveis com a plataforma que você prefere usar, mas sabemos que as coisas nem sempre são ideais, e muitos usuários acabam enfrentando dificuldades com a compatibilidade dos seus aparelhos com os seus softwares.

Casos comuns são os iPods, IPhones e iPads – embora suporte (menos ou mais completo) a alguns deles já exista em diversos desktops Linux, e o suporte nativo possa ser incrementado seguindo procedimentos conhecidos (como este tutorial do Alessandro faria sobre o suporte ao iPad), sabe-se que eles são feitos para interagir exclusivamente com o iTunes, e as alternativas nem sempre fazem tudo que seu usuário desejaria, “graças” ao DRM e restrições similares.

É por isso que um tutorial de como instalar o iTunes no Linux pode vir bem a calhar para quem por alguma razão deseja ou precisa realizar esta interação com a ferramenta escolhida pelo fabricante do aparelho. O procedimento usa o Wine para instalar a versão Windows (32 bits) do iTunes. (via junauza.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-05

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Roberto Salomon (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 9:24 am

    Sem tirar o mérito do artigo, é sempre bom ver o Wine funcionando, é bom lembrar que o GTKPod no Lucid gerencia muito bem filmes e músicas no iPod, inclusive o Touch.

    ericodc (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 9:55 am

    Tenho um nano e uso o rhythmbox tranquilo com, o único oprém é que se depois for plugar o mesmo em outra máquina ele pede pra ser resetado, pagadinhas apple.

    Jeremias (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 9:58 am

    O iTunes tem um recurso que nenhum dos “substitutos de iTunes” tem. E este é um recurso que só quem gosta muito de música acha importante. E que aliás foi o que me fez decidir pelo iPod.

    O iTunes permite programar um tipo de equalisação por música! E esta equalização fica programada no iPod ao sincronizar.

    Os players que se aventuram a substituir o iTunes quando tem equalizador é apenas um “geralzão” se vc acha que tal faixa fica melhor “limando” uma ou duas freqüências de agudos vc terá que fazer a alteração manualmente e desfazer posteriormente. Aff… Será que nenhum desenvolvedor pensou nisso ainda…

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 10:08 am

    Na boa, nem no windows eu tenho coragem de instalar o iTunes de tanto treco que vem junto.
    Isso que chamo de gambiarra. Às vezes acho que essas loucuras que fazem com wine já está indo longe demais.
    Primeiro instalar o live messenger, agora o iTunes.
    Nem quero saber o próximo!

    Abs!

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 10:21 am

    Eu substituí a firmware do meu IpodNano, para o RockBox.

    Basta plugar, da mesma forma que um pendrive você joga os mp3 em um diretório, e o próprio software do player indexa
    (e não, não consome TEMPO e ENERGIA em excesso do player, pois ele não renomeia músicas, e o database de tags é mais enxuto).

    luiz (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 10:22 am

    @MarcusJabber

    Poderia ter um, como instalar o AntivirusX no Linux ;-)

    Imagina o AVG e seu consumo desenfreado de memória rodando no Linux, ia ser uma maravilha.

    André Machado (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 10:28 am

    Na boa, o próprio artigo em inglês citado na matéria diz que tanto o instalador quanto o programa podem travar (freeze) de vez em quando então, não, obrigado. Além do mais, os iPods/iTunes são, como todos os produtos da Apple, defasados, caros e não respeitam a liberdade do consumidor.

    @luiz

    Existem versões nativas do AVG, Avast! e BitDefender para GNU/Linux.

    ioca100 (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 10:28 am

    @MarcusJabber, com o aprimoramento do Wine, já viu no que vai dar,rsrs.O autor disse que roda melhor no Linux…

    Jeremias (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 10:49 am

    Instalei o Rockbox no meu iPod (5.5G de 80GB), e na boa o consumo de bateria com ele é beem maior do que com o firmware original, já troquei o tema prá economizar bateria (uso o tema Terminal, com algumas alterações que eu fiz), mas mesmo assim com o Rockbox o consumo é uns 8% maior, é uma pena que tenho que sou escravo do Rockbox pois só com ele consigo executar minhas WMAs e Oggvobis…
    Notei que com o Rockbox o HD trabalha mais.
    Agora sobre a forma que o iTunes trabalha com as ID3 enchergo como uma vantagem pois a biblioteca fica muito bem organizada.

    renato (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 11:14 am

    sei que não tem muito a ver com o tópico, mas isso me lembra que muitos usuários leigos não se incomodam em pesquisar na google e aprender como faz pra piratear um programa X, ou burlar um dispositivo com DRM.

    Mas se ele tenta usar Linux e encontra a primeira dificuldade, em geral por ser diferente do que ele está acostumado, logo desiste e fala que o sistema não presta.

    renato (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 11:16 am

    @Jeremias

    Se você usa OGG, WMA e outros formatos diferentes dos suportados é natural que o consumo de energia suba bastante pois a decodificação não se dá via hardware como no caso do mp3.

    Tiago Fraga (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 11:43 am

    Engraçado, a Apple inventa o iPod e touch e nego vem aqui dizer que é defasado. Tem coisa que a gente só lê porque não é cego.
    Eu sou 100% anti wine. Eu acredito que, se você optou por usar uma plataforma, então você deve usar ESSA plataforma. Traduzindo: quem optou por linux, utilize software e hardware compatíveis com linux. No no Mac, que é compatível com uma gama de programas do linux, e nem no windows 7 que tem módulo para rodar programas do linux eu faço esse cruzamento.
    No linux, eu só uso dispositivos compatíveis com o linux.
    Idem no Mac.
    Idem no windows.

    E essa política minha não é de agora. Desde que comecei a usar linux, eu me recuso a instalar o wine.

    Até porque, esse comportamento estimula os fabricantes a não suportar o linux.
    Quer um exemplo, uTorrent inicialmente só tinha versão para windows. Mas no site dizia que era compatível com o linux. Sabe como? Usando o wine. Hoje, se você entrar no site do uTorrent, lá tem a versão de windows e de Mac. Mas ainda não tem para linux. Oras, se pode fazer uma versão para Mac, porque não para windows? Simples, usuários de Mac não usam wine da mesma forma que usuários linux. Então não precisa fazer para linux.

    Quer obrigar a Apple portar o iTunes para linux? Simples, não compre os produtos da Apple. Agora, além de comprarem os produtos da Apple, ainda faz com que eles funcionem no linux, para que que a Apple vai portar suas tecnologias para linux? Tecnicamente falando, é muito mais barato implementar o iTunes no linux do que no Windows. Motivo? O Mac OS é um UNIX. Basta desacoplar a interface gráfica e acoplar uma GTK ou QT.
    No windows, tem que escrever tudo.

    ioca100 (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 12:02 pm

    Fujam para as cavernas,lol.

    >>> Instalei o Rockbox no meu iPod (5.5G de 80GB), e na boa o
    >>>consumo de bateria com ele é beem maior do que com o firmware original

    No Ipod NANO foi justamente o contrário. A bateria dura 1,5x mais que o normal.

    Ivan (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 12:19 pm

    Eu uso iTunes no XP , mas nunca me passou pela cabeça usa-lo no Linux, tenho tantas boas opções, inclusive o minitunes, este teve uma pequena atualização dias atrás, não vejo vantagem ou necessidade de usar iTunes no Linux, na verdade o que eu queria mesmo era instalar o Amarok no windows, tentei esses dias mas não deu certo, a única vantagem real que vejo no iTunes no windows é que quando estou ouvindo podcasts posso ler o transcrição colocado na descrição, útil para quem estuda idioma estrangeiro.

    Lewis (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 12:40 pm

    Creeeedo!!!

    ted (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 12:51 pm

    “Minha opinião pessoal”

    hehehehe

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 12:51 pm

    Existem versões nativas do AVG, Avast! e BitDefender para GNU/Linux.

    Para que fazer isso se eu posso baixar o UrsoPolarAntivirusPlus com um crack de ativação e instalar via wine?

    Muito mais vantagem fazer isso, coisa de “raquí” esperto.

    Abs!

    Seria um mundo ideal onde fosse possível utilizar apenas software nativo do Linux. Eu mesmo já tentei todas as opções disponíveis para gerenciar meu iPod (Rhytmbox, Amarok, Banshee, Floola, Listem, GTKPod a lista é enorme, mas acredito que já tentei todas as opções), mas não achei nada que fizesse uso do já citado equalizador (que foi o segundo principal atrativo para eu comprar meu iPod).
    Tá foi argumentado que usuário Linux deve apenas comprar Hardware que dá suporte oficial para Linux, o problema é que não conheço nenhum Player de música de qualidade com suporte oficial ou completo (quando digo completo é que faça uso de todos os recursos disponíveis). O Cowon (meu sonho de consumo pela qualidade de áudio amplamente reconhecida por audiófilos) não tem suporte completo em Linux, o iPod tbm não, nem o Zune e por aí vai.
    E tem mais, a maioria dos usuários Linux são caras que utilizavam outra plataforma antes, e trazem consigo seus Hardwares, eu comprei meu iPod quando utilizava apenas Windows. E me desculpe não vou me desfazer dele apenas pq estou utilizando Linux. Somente me desfaria de meu iPod se eu comprasse algo com recursos e qualidades superiores e, se possível, com suporte a Linux.
    Seria muito legal se algum dos programas que citei acima desse conta do trabalho de modo completo, mas infelizmente não dão. E nem acredito que isso um dia aconteça pois não temos tantos usuários assim de iPod, é muito melhor para um desenvolvedor criar algo que dê conta dos recursos mais comuns do equipamento (que é o que a maioria dos usuários procura).
    Agora sobre o consumo de bateria utilizando o Rockbox acredito que seja devido ao meu iPod ter HD, como o Nano é por memoria flash o consumo fica em ótimos níveis.

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 1:56 pm

    Ainda estou tentando entender o que as pessoas vêem no iTunes. Ele é provavelmente o software mais lento e mal escrito da Apple. O gerenciamento de arquivos duplicados é ridículo, a importação de faixas é umas 5x mais lenta que a do Amarok e até pra empurrar faixas para o iPod ele consegue ser mais lento que todos os outros softwares que eu já testei.

    Ele faz equalização por faixa, e daí? Nos fones de ouvido que você está usando você provavelmente perde 20 a 30% das freqüências de qualquer música mesmo. Isso só faria sentido em um som hi-fi.

    Eu não instalaria iTunes no Linux nem que ele tivesse uma versão nativa, ele é um dos piores gerenciadores de mídia e dispositivos que eu já vi. Até no MacOS ele é lento e incompleto. Se discordar de mim, faça um teste.

    Ligue as opções de gerenciar sua biblioteca de mídia e de copiar para biblioteca novas adições de arquivos. Em seguida mande adicionar à coleção a própria pasta gerenciada do iTunes. Ele “importará” novamente toda a pasta que ele deveria estar gerenciando, duplicando todos seus arquivos. Depois apague os duplicados usando apenas a opção de exibir dos duplicados do próprio iTunes. Você vai descobrir que precisa de um software mais inteligente e que a Apple não é tão inovadora e competente quanto parece.

    Riser (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 2:57 pm

    Essa galerinha que gosta de falar bem da Apple deveria pedir para o Esteves Trabalho portar o iTunes no Linux.

    Ficam falando mal, mal, mal… e a culpa? Dos desenvolvedores de programas livres.

    self_liar (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 3:10 pm

    Uma palhaçado triste ,mas real .Pessoas trocam a liberdade por uma featurezinha qualquer. Por isso não gosto que as pessoas aumentem os padrões sem mesmo ter o mesmo aumento no padrão ético.

    Nauto (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 3:21 pm

    Co-co-como é que é? Usar iTunes no Linux? Hahahah! Isso é uma das maiores contradições que eu já vi.

    Parem de ser posers de Mac (e eventualmente do Windows), desinstalem o Wine e USEM LINUX! Se quiserem usar o iTunes, comprem um Mac mini a prestação e usem. Se quiserem usar um programa de Windows, compre um Windows a prestação (ninguém compra a vista mesmo) e usem! Parem de maquiar o Linux com esses trecos de outras plataformas! Tenham culhões para ser um autêntico usuário Linux, e não um Poser dependente de Wine para usar o sistema.

    @Tiago Fraga, concordo 100% contigo.

    Em casa utilizo um par de monitores passivos da Yamaha em conjunto a um amplificador valvulado do Acedo (prá quem não conhece ele é um excelente handmaker de amplificadores). Para audições com fones utilizo um Samson CH70, que tem uma resposta muito plana sem deixar de ter um bom preço.
    Já para ouvir na rua utilizo um Koss The Plug, sei que hoje existem opções superiores ao The Plug, mas é que sou daqueles caras que só compro algo novo quando o velho para de funcionar, e este The Plug já está comigo a 3 anos sem nenhum defeito… Quando ele parar quero comprar algum modelo da Audio Technica dizem que são ótimos.
    Te falo uma coisa de equipamento de áudio estou bem servido. Quando altero alguma frequência no equalizador meu equipamento responde a altura.
    O iTunes não é uma solução para todos os usuários. De forma alguma. Particularmente na plataforma Windows gosto mais do Foobar, o melhor player (em qualidade de áudio) que já testei. Mas o iTunes é como qualquer outra ferramenta, tem alguns casos que é indispensável, ou pelo menos mais conveniente.

    Fabio Ortolan (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 4:38 pm

    @Ivan

    Clementine, baseado no melhor player da terra (IMHO) o amaroK 1.4 ;)

    http://code.google.com/p/clementine-player/

    Smaug (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 6:19 pm

    Acho o iTunes um horror, sem falar do tamanho, peso e lentidão, que são enormes.

    Prefiro gerenciar minhas músicas no Linux mesmo, usando o GTKPod, que faz tudo que eu quero, e rapidamente (e sem os problemas do itunes, que volta e meia colocava aleatoriamente o início de uma música entre duas inteiras. Nunca entendi porquê).

    André Machado (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 6:27 pm

    “Quer obrigar a Apple portar o iTunes para linux? Simples, não compre os produtos da Apple. Agora, além de comprarem os produtos da Apple, ainda faz com que eles funcionem no linux, para que que a Apple vai portar suas tecnologias para linux? ”

    Desde a década de 90, a Apple nunca portou nada para o GNU/Linux, isso porque nosso sistema simplesmente NÃO EXISTE para o deus Steve Jobs. Quando ele anunciou o Safari para Windows, ele fez uma comparação entre seu navegador e o IE, esquecendo-se completamente do Firefox. Se a Apple quisesse portar algum de seus produtos para Linux, já o teria feito, pois a base do OS X, o Darwin, é baseada no FreeBSD, que é muito parecido (mas não igual) ao Linux, bastando apenas alguns pequenos ajustes para o porte.

    hneto (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 8:04 pm

    Jamais a Apple vai portar qualquer coisa para GNU/Linux, pois ela necessita fazer de conta que ele não existe. Se ela fizesse isso, estaria reconhecendo que ele existe e que o modelo dele funciona no mundo real, o que anularia completamente as bases da própria razão de ser da empresa.

    Riser (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 8:24 pm

    @André Machado

    Isso me lembra o que o Steve fez na Disney, acabou com o Linux por lá…

    Tiago Fraga (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 8:34 pm

    Quando eu usava o windows, eu odiava os produtos da Apple. Tanto o iTunes quantoo o Quicktime eram desprezíveis.

    Com a compra do iPod, do MacBook e agora do iPhone, o iTunes é indispensável.

    Mas o maior motivo é o Mac mesmo. É incrível a diferença. Tanto o iTunes quando o quicktime são mais rápidos no Mac.

    André Machado uma correção: o Darwin é a interface gráfica, e não o sistema operacional.

    @Fabio Luiz (falcon_dark) CAra, eu acho que não duplica não. Se as tags das suas músicas estiverem certas, acredito que o iTunes não vai duplicar.
    Mágica também é difícil. O iTunes renomeia os seus arquivos, mas pense, e se você der esse tipo de nome para suas músicas? O iTunes tem que importar, certo? Agora, se as tags das suas músicas estiverem corretas, o iTunes pode gerenciar isso.

    Fernando Siqueira (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 8:59 pm

    Usuário Linux de verdade não usa essa muleta chamada Wine.

    Pedro (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 9:15 pm

    @Thiago Fraga
    O Darwin é o kernel
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Darwin_(sistema_operacional)

    André Machado (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 9:18 pm

    @Tiago Fraga

    André Machado uma correção: o Darwin é a interface gráfica, e não o sistema operacional.

    Na verdade, o Darwin é o kernel e sistema aberto; a interface fechada é o Acqua.

    Renyer (usuário não registrado) em 5/08/2010 às 9:20 pm

    “Nos fones de ouvido que você está usando você provavelmente perde 20 a 30% das freqüências de qualquer música mesmo.”

    Depende do fone de ouvido.

    iTunes no Linux?

    Gizuz

    Fabio Luiz (falcon_dark) (usuário não registrado) em 6/08/2010 às 12:15 am

    @Tiago Fraga
    Você acha que não duplica, eu sei de duplica. Faça o teste. Depois remova os duplicados usando apenas o iTunes sem outros plugins. Você tem que descartar cada arquivo duplicado, um por um, que o iTunes deveria estar “gerenciando” porque você mandou ele fazer isso. Além do mais, no Mac ele é bem mais rápido que no Windows, fato, mas ainda muito mais lento que o Amarok, para classificar, organizar, tocar e até mesmo para transferir as músicas para o iPod, ao menos para o Nano que eu tenho.

    @Reneyer
    Em qualquer fone de ouvido. O iPod vai tocar bem nos fones de ouvido de impedância mais baixa que proporcionarão respostas muito inferiores nos graves e muito agudos, mas a rigor poucos fones de ouvido fazem qualquer coisa abaixo de 100Hz, então ter 300 equalizações para cada música não faz diferença alguma se no final do processo o som não está lá.

    Em fones de ouvido de nível mais alto, como o antigo AKG K-501 que tenho aqui que é usado em estúdio para música de verdade a impedância supera em muito a da porta do iPod e por isso ele perde muito sinal. O resultado final é um volume relativamente baixo e novamente os graves desaparecem. O mais comum é não ouvir contra-baixo em fones de ouvido mas apenas um tum-tum que é muito-muito-muuuuiiittttoooo distante de algo ouvido em auto-falantes “de verdade”. Por isso falar em qualidade de som em fones de ouvido é quase uma perda de tempo completa.

    Acredite, tenho aqui um estúdio com 8 caixas da Bose com 8 auto-falantes em cada uma e mais 4 Acoustimass Bass System tocados por 5 Crest Audio de 1100W RMS cada um controlados em estério por um Tact Audio com um equalizador digital de 80 bandas e mesmo os fones profissionais da AKG perdem quase 20% das freqüências quando tocados por um iPod. O som simplesmente não está lá não importa quantas equalizações você tente usar.

Este post é antigo (2010-08-05) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.