Pelo jeito o engenheiro em questão é mais geek e tem mais tempo disponível e mais motivação do que muitos de nós…

Do iG Tecnologia:

O engenheiro Matt Stack não estava satisfeito com suas duas calculadoras gráficas, uma HP 50g e uma TI-89. Não que elas fossem ruins – ele e as adora – mas ele queria algo que ele pudesse alterar mais profundamente. Partindo desta filosofia “open source”, que é a mesma do Linux e Firefox, ele decidiu criar uma calculadora não só para ele, mas que qualquer um pudesse recriar e alterar.

O resultado foi a Open Sci Cal, com tela touch screen, entrada para cartão de memória e que roda Linux, naturalmente. Com um processador de 1GHz digno de um smartphone, o equipamento pode ser melhor definido como um tablet especializado: assim como um N800 é para acessar a internet, a Open Sci Cal é para fazer contas. Obviamente, não o tipo de conta que se faz com uma calculadora comum: para demonstrar seu equipamento, Matt fez uma análise estatística usando dados de astronomia coletados online, direto da própria calculadora.

Ela também é bem mais cara que uma calculadora comum. Baseada em um kit eletrônico de faça-você-mesmo chamado Beagle, para montá-la do zero é necessário gastar aproximadamente de R$610,00, somente nas peças. (via tecnologia.ig.com.br)