Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


China desviou tráfego da internet por 18 minutos em abril

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Conforme notícia publicada recentemente pelo portal G1, a Comissão de Supervisão de Segurança e Economia EUA-China, que atua no congresso dos EUA, divulgou em um relatório que a operadora China Telecom, controlada pelo governo chinês, teria redirecionado 15% do tráfego da internet para passar por seus servidores no dia 8 de abril. Entre as redes que tiveram suas rotas modificadas estão a de sites do governo e do exército dos Estados Unidos.

Antes de chegar ao seu destino, uma conexão na internet passa por uma rota, ou seja, por rodovias virtuais. Equipamentos chamados de roteadores são responsáveis por direcionar as conexões e sempre orientar os provedores no sentido de usar o caminho mais curto ou descongestionado. Durante 18 minutos, o provedor chinês divulgou ser dele a rota mais rápida aos serviços do governo norte-americano.

Além das redes do governo e do exército, agências como a NASA também foram redirecionadas, bem como sites de grandes empresas como Microsoft, Yahoo e IBM. Se a China quisesse, poderia ter, nesse período, armazenado os dados que trafegaram pela sua rede para obter informações.” [referência: g1.globo.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    internero (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 7:46 am

    Criptografia serve pra quê mesmo?

    Dennis (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 7:57 am

    E, agora os carinhas do zoninho fechado são do mal. E os caras do lá do norte o que vocês acham que eles fazem desde a segunda guerra mundial. Vide por exemplo: o projeto Echelon, este é só um dos grampos mundiais que são usados. E tem gente que acredita em papai noel ainda…

    Ricardo (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 8:32 am

    “E, agora os carinhas do zoninho fechado são do mal”

    Não é de agora que eles são “mal”, já faz tempo.

    Junin (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 8:40 am

    Realmente os EUA são profissionais em propaganda, não existia ou existe críticas sobre os Estados Unidos terem o controle da internet?

    E aquela conversa de “chaves da internet” que estão com sete pessoas, que podem mandar tudo pro buraco em caso de ataques terroristas?

    Vão fazer como no Iraque: estamos invadindo o Iraque pra pegar petróleo vamos tirar as armas de destruição em massa de um governo tirano

    Se a China não tiver computadores quânticos, não a motivo para alvoroços :)

    Dennis (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 8:41 am

    E o titio SAN é o que? A Rapunzel?

    Paulo Brito (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 8:50 am

    “Se a China quisesse, poderia ter, nesse período, armazenado os dados que trafegaram pela sua rede para obter informações.”

    Assim como pode neste exato momento qualquer um dos servidores que estão na rota mais rápida…

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 9:07 am

    “Eita” “mundinho” esquisito “sô”. Uai, ainda bem que meu tráfico está mais concentrado localmente. Será que o joãozinho está me rastreando? Vou ficar de olho e vou mudar meu grau de criptografia para uma chave 2048. Será que dá para deixar o joãozinho desanimado?

    Falando sério, a terceira e verdadeira guerra mundial está fácil de saber de onde vai sair ou entrar, não necessariamente nesta ordem…

    psantos (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 9:19 am

    Imagine o que passa pelos roteadores americanos …

    linuxuser (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 9:30 am

    Em 1949 foi publicado o livro 1984 (Mil Novecentos e Oitenta e Quatro,em inglês: Nineteen Eighty-Four), de Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell. O romance se tornou famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como “Big Brother”, “duplipensar” e “Novilíngua” entraram no vernáculo popular. (wikipédia: 1984 – livro).

    Quanto mais mergulhamos na tecnologia da informação, mais exposta fica nossa privacidade e mais vulneráveis ficamos ao controle de quem detem essas informações.

    Por isso que é o software livre é tão importante, ele é uma tentativa de evitar corporações tomem o controle e o monopólio do sistema de informática e dos dados nele contidos, como, de certa forma já está ocorrendo.

    Smaug (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 9:30 am

    É, a Guerra Fria continua, só que agora os comedores de criancinhas são outros.

    Coitados dos ianques, tão bonzinhos!!!

    predador00 (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 9:46 am

    No server aqui o que mais tem é ip xing ling no hosts.deny..

    http://www.sshbl.org/lists/hosts.deny

    Acho que foi Einsten que disse “Não sei como vai começar a 3a guerra mundial, mas sei como será a quarta : com pedras e porrete”.

    kashmir (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 11:04 am

    Vocês aí de cima estão celebrando o dia mundial dos comentários estúpidos?

    Limão (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 11:31 am

    @kashmir
    Sim, nós queremos fazer companhia para você

    self_liar (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 11:58 am

    Como as pessoas observaram o tio sam é um dos mais hipócritas países que existe.Hora ou outra ,eles propagandeiam através das prostitutas da mídia algo negativo sobre algum país e depois vão lá e invadem o pais. No fim ,eles matam todos ,pegam todos os recursos naturais e poem um presidente fantoche. E por fim ainda criam uma espécie de lei que tira a liberdade dos americanos dizendo que é para proteger contra os terroristas maus da china.

    A China é um país horrivel .Ninguém lá é respeitado,mas se a Oligarquia Americana pudesse ,eles fariam o mesmo com o povo Americano.Não é a toa que pacifistas estão sendo “caçados” pelo FBI e não é a toa que leis estúpidas como o “Ato Patriota(haha)” existe.

    self_liar (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 12:09 pm

    http://www.theregister.co.uk/2010/11/17/google_facebook_wiretapping/

    revol (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 12:25 pm

    Sempre será interessante essas coisas que a China faz, isso vai sempre demandar uma computação alta, uma organização igualmente alta, e assim aumentando nosso mundo.

    Agora, sabem que não é só a china que faz isso, né? Abraços.

    Ricardo (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 1:13 pm

    “Sempre será interessante essas coisas que a China faz, isso vai sempre demandar uma computação alta, uma organização igualmente alta, e assim aumentando nosso mundo.”

    isso foi extraído das pérolas das redações de algum vestibular?

    revol (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 2:06 pm

    Hehe, talvez eu seja então um participante dessas pérolas, pois eu realmente acredito no que eu escrevi Ricardo, não tenho problema com isso que a China fez pois não faço nada demais com meus acessos, nada que demande uma privacidade da minha parte.

    E se, caro colega, eu necessitar de tal privacidade, os meios estão aí, meios que eu mero mortal posso fazer e que a China com toda sua super computação ou qualquer outro carinha interessado em saber o que eu faço não poderá quebrar. A internet é libre e ninguém, ninguém, pode te dizer aqui o certo ou o errado, o que você pode ou não pode fazer, como você deve ou não deve fazer algo.

    Aqueles que não sabem ou não tem noção dessa simples liberdade incondicional entregue por Deus ao criador dos protocolos é que ficam falando ‘Meu deus, jesus cristo redentor’.

    Abraços.

    revol (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 2:10 pm

    PS: Como você pode ver, por sinal, a própria China comprova o que eu falei. EUA não gosta de dizer e ser o dono do mundo e da tecnologia? Sim. Pôde impedir a China de fazer o que fez? Não.

    André Machado (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 2:22 pm

    @junin

    “Realmente os EUA são profissionais em propaganda, não existia ou existe críticas sobre os Estados Unidos terem o controle da internet?”

    Os comunistas e simpatizantes de esquerda criticam essas atitudes dos EUA – lembrando que a maioria dos roteadores do planeta está lá. Gostaria que os mesmos se posicionassem agora a respeito desta bombástica revelação.

    “E aquela conversa de “chaves da internet” que estão com sete pessoas, que podem mandar tudo pro buraco em caso de ataques terroristas?”

    Não, querido, é exatamente o contrário: se, em caso de um ataque terrorista, a Internet for pro buraco, sete pessoas desconhecidas – sendo cinco o mínimo necessário -poderão utilizar suas chaves para reiniciar o protocolo DNSSec e, assim, RESTAURAR a Internet, não destruir.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 2:53 pm

    Comunistas, o útimo bastião comunista do mundo é a China e o problema, eles estão crescendo. Daqui a pouco teremos algo similar a um pacto de varsovia novamente, o problema é que agora os comunistas estão infestados de dinheiro.
    E os “capitalistas” estão ficando lisos.
    Que mundo cruel!!!

    Quando li o post já ia escrever uma contagem regressiva pra alguém vir associar a notícia ao comunismo. Mas o @Profeta do Caos chegou primeiro que eu. hehehehe

    Se fosse só comunista que fizesse isso, tava fácil.

    Adroaldo Vidoti (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 3:36 pm

    Na boa, isso é coisa de quem não usa software livre e não entende nada de liberdade.
    Acho que alguns doutores poderiam iniciar um debate de fazer a INTERNET ser GPL como é o LINUX hoje.

    Assim, não teriamos esse tipo de problema.

    Shikasta (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 3:45 pm

    Depois de meterem comunismo no meio, só falta o assunto desviar prá aborto e religião.

    É, sempre tem inconformados querendo terceiro turno.

    Ricardo (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 4:33 pm

    @revol

    Você dizer que é possível realizar tal feito é uma coisa. Outra coisa completamente diferente é enxergar alguma virtude na prática. Vou reproduzir o seu trecho de novo:

    “.. isso vai sempre demandar uma computação alta, uma organização igualmente alta, e assim aumentando nosso mundo.”

    O significado de “aumentar o nosso mundo” (‘Meu deus, jesus cristo redentor’), quero entender, para você é ampliar o uso de tecnologia coisa e tal (de primeira eu tinha pensado em dilatação). Bem, segundo essa lógica, qualquer atrocidade que amplie as fronteiras da computação para você é “interessante”. Ok, ok. Se você entra num fórum como esse, já deve ser meio crescidinho para eu tentar colocar alguns princípios no seu raciocínio. Pelo menos parece que não se dedicou à engenharia genética.

    Quanto a você não fazer nada demais nos seus acessos, bem, eu também não faço. Aliás, acesso o banco, faço compras etc. Eu acho isso importante. Alguém pode dizer “ora, o(s) governo(s) tem como saber disso”. Ter têm, mas pelas vias institucionais e não pagando um bando de hackers para fazer na hora que der na telha.

    Quanto ao papinho da “internet livre”, você ignora o fato de que a ação foi realizada por um controlador de infraestrutura e, nesse caso, sim, todo mundo deve dizer o que essa gente pode ou não fazer, inclusive existem regras em todos os países e também internacionais para isso. Essa coisa não tem nada a ver com o uso livre da rede.

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 6:28 pm

    A notícia é da Globo.com, a suspeita foi levantada por uma comissão do congresso estadunidense, e a China Telecom nega tudo…

    Esta notícia está muito vaga, pouco embasada, para ser levada a sério. Dados potencialmente sensíveis terem possibilidades de serem capturados sempre existiu, isso não é segredo para ninguém. O problema é provar que realmente foi feito, mas não é tão simples assim.

    elias (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 6:46 pm

    Se fosse só comunista que fizesse isso, tava fácil. [2]

    Renyer (usuário não registrado) em 19/11/2010 às 8:39 pm

    Coisa mais normal do mundo. Não sei porque tanto mimimi.

    O tráfego da internet no mundo, deve passar quase todo pelos Estados Unidos e nunca ninguém questionou isso.

    andreluiz_net em 19/11/2010 às 10:20 pm

    Acho que a questão aqui não é a reter ou não os dados que trafegam, a final isto já é possível a muito tempo.
    O que vejo como mais importante se for verdade (se não for é um marketing tremendo!) é a capacidade da infra-estrutura em suportar o tamanho volume de dados trafegado.
    Muitos países(inclusive o Brasil) questionam o domínio exercido pelo EUA sobre a internet, alegando que isto feriria a “liberdade” da e na grande rede, mas este domínio sempre teve como uma das justificativas (talvez a principal) a disponibilidade estrutural que este país possui. Ninguém até o momento teria aparecido como alternativa viável “à altura” para se contrapor ao monopólio americano.
    Se a China é capaz de fazer isto, estamos diante de um novo capítulo do embate China-EUA, só que desta vez sobre o “domínio da a informação”.
    Não me espantaria se começassem a aparecer “vírus terroristas” para atacar os chineses, como supostamente aconteceu com o Irã:
    (vide- http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/11/16/stuxnet-foi-feito-para-sabotar-centrifugas-de-uranio-diz-symantec/)

    Livre1 (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 12:40 am

    Haha ainda tem pessoas que acreditam que essas “tecnicas” de segurança como AES ou PGP funcionam kkkkkkk.

    Será que por exemplo la no Estados Unidos eles não tem pessoal que consiga quebrar essas criptografias que conhecemos?

    Eles devem ter metodos criptograficos muito melhor que esses que conhecemos.

    Não estou afirmando nada, só estou questionando.

    Emerson Gomes (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 1:11 pm

    Sério que vocês acreditam que o tráfego da internet que passa pelos EUA, sendo que a vasta maioria dele passa por empresas privadas e idôneas por motivos óbvios de infraestrutura ser a mesma coisa sobre o tráfego passar por uma ESTATAL de um país que não existe liberdade de imprensa, que censura publicamente a internet e que PROVOCOU esse desvio é exatamente a mesma coisa?

    Teoria da conspiração não…

    self_liar (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 5:35 pm

    Agora Vamos ficar muito felizes com o Estados Unidos protegendo corporações

    O senado aprovou o COICA.

    http://www.anovaordemmundial.com/2010/11/fim-da-internet-livre-senado-americano.html

    E como ja falei ,mas foi censurado comunismo e capitalismo são praticados nos dois paises. Ambos protegem corporações e deixam corporações fazerem o que quiserem;.

    Livre1 (usuário não registrado) em 20/11/2010 às 8:33 pm

    Haha pelo geito o pessoal não gostou que eu revelei uma coisa que pode ser verdade.

    Tem gente que acha que com uma senha de 50 caracteres ta protegido haha.

    Continuem usando suas ferramentas enquanto continuam a te espionar.

Este post é antigo (2010-11-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.