A pergunta do titulo vem do IDG Now, e o autor de lá também responde o que pensa, e vou destacar duas frases da resposta: “O que o segmento de TI precisa é de pessoas com raciocínio veloz, capazes de se adaptar ao ambiente volátil intrínseco à atividade e ao desenvolvimento das tecnologias. Quem entra nessa selva tem de estar pronto para aprender algo novo, antes de serem lançadas apostilas sobre o assunto.”

Eu não concordo integralmente. Para mim certificação não serve como diferencial nem como comprovação de competência, mas entendo que faz sentido, para quem promove processos seletivos de profissionais, usá-la como peneira inicial (pontuando, mas não de forma eliminatória, idealmente). Nem todo contratante tem condições, competência ou interesse para fazer uma pré-seleção mais específica, então para o profissional que participa desse tipo de processo seletivo, exibir as certificações relevantes (gastando tempo e recursos para obtê-las) pode acabar sendo o que abre a porta para uma entrevista em que ele poderá mostrar que realmente manja do assunto que interessa à empresa.

Mas isso é apenas a minha opinião, e sei que há quem discorde veementemente, em pelo menos 2 extremos (certificação como algo extremamente necessário, e certificação como sendo uma cilada extremamente prejudicial injustamente a alguém). De qualquer forma, o link para o texto completo do IDG Now consta abaixo. Segue a introdução, detalhando a pergunta:

Para quem se apresenta como especialista, uma certificação poderia ajudar a atestar sua competência. Mas será isso o mais importante?

A questão da certificação em TI tem voltado à tona ultimamente e, à primeira vista, parece uma boa ideia. Praticamente todo mundo que trabalha com o segmento de TI já se deparou com quem se declara profissional e acaba demonstrando uma aptidão sem precedentes para estragar qualquer coisa em que encoste.

Normalmente leva poucos dias para que todos percebam que o sujeito não tem qualquer noção de sua área e de suas atribuições. Se certificação for a saída para esses casos, valerá a pena investir na busca pela solução e reciclar o profissional. Afinal de contas, as certificações têm funcionado para áreas como contabilidade e engenharia, não têm? (via idgnow.uol.com.br)