Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Canonical-census: usuários OEM do Ubuntu serão contabilizados

Segundo a nota no Phoronix, a Canonical está tomando os primeiros passos técnicos para saber mais sobre os usuários do Ubuntu pré-instalado em máquinas comercializados por parceiros OEM (como Dell e ZaReason): o pacote canonical-census, recentemente disponibilizado, permite contar em quantas máquinas on-line o Ubuntu OEM está instalado, e responder a uma pergunta comum no Brasil sobre máquinas com Linux pré-instalado: quanto tempo elas ficam com o sistema operacional incluído originalmente?

Me parece que, ao menos por enquanto, o recurso não estará ativado por default para quem instala o sistema – apenas para os clientes OEM. Mas como usuário, geralmente sou simpático a iniciativas que oferecem aos fornecedores melhores condições de entender quem são os seus usuários – ainda mais quando oferecem poucas informações privadas – no caso, um acesso http diário que informa à empresa há quantos dias (de efetiva operação) o sistema está instalado, o canal de distribuição, o nome do produto (obtido via DMI), e a versão do Ubuntu que está sendo usada. No que me diz respeito, eles poderiam até ir além e obter mais informações, como as obtidas pelo pacote popularity-contest do Debian.

O artigo do Phoronix não explica se vai ser opt-in ou opt-out, ou mesmo se vai haver uma interface para desabilitar o serviço durante a ativação do computador, mas como a funcionalidade estará em um pacote exclusivo para isso, sua remoção certamente não será muito complicada em qualquer caso. (via phoronix.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    elias (usuário não registrado) em 11/08/2010 às 12:01 pm

    se nao avisar durante a instalacao ou primeiro boot, nao acho um bom negocio

    IVAN (usuário não registrado) em 11/08/2010 às 1:07 pm

    O Fedora já faz isso, salvo engano.

    O Fedora é diferente, ele usa o Smolt para coletar informações de hardware e pergunta se você quer ou não enviar essas informações para eles. Não é procedimento obrigatório e não fica pingando todo dia com algo como “eu estou vivo”.

    Júnior (usuário não registrado) em 11/08/2010 às 4:33 pm

    @ cenoura: isso a Canonical já faz também com o “Sistema de testes” que (se você concordar e preencher com um e-mail válido) é enviado ao Launchpad. Pelo que entendi da notícia, a proposta é outra.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 12/08/2010 às 12:24 am

    Interessante. Já instalei aqui, uma forma importante de contribuição e que ajuda a empresa e definir suas estratégias.

Este post é antigo (2010-08-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.