Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Blogueiro analisa Ekaaty Linux

Enviado por CristianoFurtado (cristianoΘekaaty·org):

“É de muita importância uma análise de um profissional da área à nossa distribuição. O Edson do umbyte.com analisou o Ekaaty Linux versão 4 e achei de grande importância usuários e simpatizantes lerem os prós e contras da distribuição. Estamos abertos a críticas das mais leves às mais pesadas. O nosso intuito é ter a distro o mais perto possível do usuário final.

Um trecho da conclusão: “Quanto aos aplicativos que vêm instalados no sistema, é um conjunto que atende a maioria dos usuários. Quem deseja algo mais específico, deve informar-se como instalar. Não encontrei algo parecido, por exemplo, à central de programas do Ubuntu. De maneira geral, achei o sistema um pouco complicado para usuários convencionais, ou seja, aqueles que não têm muita experiência nem paciência para procurar, por conta própria, soluções. Sempre há a possibilidade de enviar um e-mail para a equipe do Ekaaty, através do endereço suporte@ekaaty.org para resolver algum eventual problema. Isto talvez seja o carro forte do projeto, mas ainda não é um meio imediato. A popularidade, traz benefícios. À medida que o Ekaaty for adotado por aqueles que já têm certa experiência com sistemas Linux e estas pessoas gerarem conteúdo, como este post, que breve será indexado pelos mecanismos de busca mais comuns da internet, outras pessoas que estão tendo o primeiro contato terão mais meios para resolver os pequenos problemas e tirar dúvidas.”

” [referência: umbyte.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-04-01

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ao contrário do que muitos pensavam, o Ekaaty não é só “mais do mesmo”. Como membro do Projeto Fedora conheço as origens do Ekaaty de forma bastante sólida, não apenas por ele ser derivado do Fedora, mas porque os idealizadores são meus amigos e trabalhamos juntos nos primórdios do Fedora no Brasil. O Ekaaty surgiu porque esses caras queriam um Fedora feito para os usuários. Tá aí o resultado: um trabalho árduo e excelente, uma distro que só está crescendo.

    Paulo Henrique (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 2:26 pm

    Mais uma distro e a velha reinvenção da roda e a ideia de criar o MEU PROJETO pra ir pra evento..

    @Henrique “LonelySpooky” Junior
    Ler palavras iguais a sua é para nós uma grande honra. Nós sabemos a dificuldade que encontramos no início quando abandonamos o Projeto Fedora e resolvemos acreditar nas opiniões dos membros que se juntaram para a criação do Ekaaty Linux. Se atualmente somos o que somos é graças aos usuários que a cada dia confiam não somente em um DVD do Ekaaty mais sim no projeto em um todo. Parabéns para todos os membros que estão firmes todos esses anos e parabéns aos usuários que nos deram a confiança de estar utilizando o Ekaaty 4. Nosso lema lembra? “UM POR TODOS E TODOS POR UM”. Obrigado ao “Edson” do Umbyte.com por analisar a nossa distribuição.

    Linux boy (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 2:32 pm

    Acho uma besteira chamar uma remasterização de uma distribuição com outro nome, dando a entender que é uma nova distribuição. Não seria melhor chamar como algo do tipo “Easy fedora” ou “Fedora for dummies” ?

    Acho muito mais saudável e produtivo criar scripts que automatizam o tuning da distribuição para leigos como o easyLife

    http://easylifeproject.org/

    Na minha opinião, se a pessoa quer um Fedora mais adequado para iniciantes e para uso em desktops em “produção”, já existem pelo menos 2 alternativas: Mandriva e OpenSuse.

    @Paulo Henrique
    Respeito totalmente a sua opinião porém lembre-se que as melhores distribuições atualmente no mercado são derivados de outras distros. Você sabe qual é a base do Ubuntu? Você sabe qual é a base do Suse? do Mandriva? todos são derivados e cada um segue a sua linha e seus ideais. Espero que entenda que o Ekaaty Linux não é somente um DVD para instalação, por tras tem muita coisa que você pode visualizar no nosso site. Caso queira fazer um teste fique a vontade. Faça uma analise, coloque no ar. Teremos o prazer de ver a sua opinião e tentar sempre fazer o melhor. Abraços

    @Linux boy
    A resposta para a sua dúvida esta dada ao Paulo Henrique. OpenSuse e mandriva??? tem certeza do que esta escrevendo? cite algo como Ubuntu, Slackware por ae. A sim eu conheço bastante o easylife, fui Embaixador do Projeto Fedora e não sei se você sabe que alem disso fui um dos maiores incentivadores do projeto. O Projeto Fedora segue uma linha internacional e o Ekaaty Linux segue uma linha brasileira.Eu respeito a sua opinião, mais baixe a distribuição e faça uma analise. Teremos o prazer de ouvi-lo.

    Paulo Henrique (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 3:03 pm

    @Linux boy, concordo!!

    Essa ideia de pegar uma distribuição, trocar papel de parece, icones e dar outro nome, pra mim se chama PROMOÇÃO PESSOAL!

    Por isso o ubuntu é tão forte e por isso que eu uso!! Essa galera de fedora e etc estao por fora, só ficam dividindo esforços e recriando coisa que ninguém vai usar!

    Lauro César (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 3:04 pm

    Rapaz… eita paizinho difícil esse nosso… só se acha gente pra jogar pedras… Pelo pouco que ando vendo este pessoal do Ekaaty vem fazendo um ótimo trabalho e acredito que se o projeto for mesmo bom continuará por longos anos e crescerá como aconteceu como tantos outros. Se não conseguirem ter uma boa aceitação (por não apresentar diferenciais importantes ao seu nicho) podem cair no ostracismo e sucumbir como tantas outras. Mas uma coisa eles já saíram na frente: é difícil ver pessoas na linha de frente de distribuições serem tão educadas e solicitas como alguns desta distro. Não perdem a paciência nunca e ajudam sempre que possível. Estão de parabéns!!!

    PS.: Não consegui rodar o Ekaaty 4 live no virtualbox pra testar, logo após o boot a tela fica totalmente preta e não sai disso. Alguém já relatou problema semelhante?

    @Paulo Henrique
    Meu amigo, você uma um derivado do Debian sabia? O ubuntu não foi criado do zero. Entenda o que você atualmente utiliza é um debian tambem modificado e colocado o nome Ubuntu. A diferença que existe atualmente é que muitos desenvolvedores do Debian atualmente desenvolvem tambem para o ubuntu. Eu torço que você possa continuar utilizando senão for Ekaaty, que seja Ubuntu. Sinta-se realizado no que mais te agradar. Nós torcemos pelo Software Livre e respeitamos qualquer distribuição que venha a começar agora ou não.

    @Lauro César
    O muitissimo obrigado pelas palavras e nunca morreremos por um único motivo, o Ekaaty é mais que uma distro é tambem um exemplo de vida para muitos membros e se não for para todos. Estaremos sempre ouvindo vocês e sempre tentando melhorar. Somente depende de sabermos no que estamos errando para corrigir claro. Em relação ao seu problema por favor mande um email para suporte@ekaaty.org para eu nós possamos te dar um suporte na situação. Tenho certeza absoluta que somente pararemos após a sua solução. Abraços.

    Lauro César (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 3:18 pm

    Não alimente os Trolls… mas alimentando:

    @Paulo Henrique, por favor se não sabe o que falar não fale besteira… como “Essa galera de fedora e etc estao por fora, só ficam dividindo esforços e recriando coisa que ninguém vai usar!”, se o Fedora foi criado antes do Ubuntu? Se fosse assim o Ubuntu é que estaria “recriando coisa”…

    PS Atualmente uso Ubuntu 9.10 (mas já usei várias distros e respeito todas elas).

    @Lauro César
    Eu somente respondo por que muitas das vezes existem usuários linux que não sabem o que utilizam. Inclusive muitos deles tem um comportamento estranho quando se diz que conhece de Linux e fazem certo tipo de coisas. Estamos totalmente abertos a críticas e o pior ja passou.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 3:34 pm

    Bom, não sou usuário do Ekaaty e sim do fedora, mas irei baixá-lo para testar no meu PC. Gostaria que futuramente dessem atenção também para o GNOME que, me parece, são uma fatia maior do que usuários do que o KDE aqui no Brasil (estou me baseando numa enquete que criei em uma comunidade e também nos dados que o LonelySpooky tem para o 1step-install e um post em que ele levantou a questão). Achei interessante essa ideia do suporte por e-mail e é algo que não vi em outro lugar. Não sei como ele funciona na realidade, mas se é da maneira dada o site, achei realmente boa. No entanto, gostaria de deixar aqui outras duas sugestão que senti falta (ou não encontrei no site da distro). Falta um fórum para discussão entre os usuários, bem como um wiki para que se tenha uma documentação maior da mesma que possa ajudar bastante gente. Somente o suporte por e-mail não me parece ser uma boa ideia, visto que é uma coisa boa que usuários da distro venham interagir com outros que também usam e não somente o suporte. Essas questões me parecem importantes.

    Do mais, parabéns. Espero que melhorem cada vez mais. :-)

    @Elder Marco
    Não há a possibilidade de trabalharmos com o Gnome por um único motivo, estamos seguindo uma linha e que é em QT. Quem sabe quando crescermos mais poderemos ter um pessoalmente somente focado no gnome? Em relação a forum, wiki HA HAAAAAAAAAAA temos uma coisa melhor para colocar breve no ar. Saiba que iremos novamente inovar e usuários do Ekaaty se sentirão privilegiados. Hoje via email suporte@ekaaty.org nós crescemos tanto mais tanto que estamos tendo que duplicar o número de membros responsavel pelo suporte. Nesse mês estarei preparando todos os membros do projeto para tirar LPI inclusive para as pessoas ficarem mais seguras da nossa equipe. Temos como destaque isso aqui que esta beneficiando tanto usuários do Ekaaty quanto do proprio fedora: http://www.ekaaty.org/v4/index.php/comunidade/compatibilidade e tambem http://www.ekaaty.org/v4/index.php/comunidade/3g Temos muito o que melhorar claro e lembrando que o Ekaaty 4 so tem 3 meses de lançado não é? Abraços e muito obrigado. Se precisar de algum suporte teremos o prazer de ajuda-lo sempre. Aguarde a nossa novidade em breve.

    Daverton Furtado (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 4:26 pm

    O que vcs tem que compreender é que vivemos num país democrático e respeitamos a opinião das outras pessoas, o Paulo Henrique talvez por não conhecer o nosso projeto criou uma barreira pelo que ele ja utiliza, mais como o Cristiano disse, pelo menos instale e tire suas conclusões.
    Lauro Cesár, é gratificante para o projeto saber que tem pessoas que nos apoiam e com os 3 meses que o Ekaaty 4 ja existe, buscamos sempre novas soluções para auxiliar os usuarios e testers..
    Faremos o possivel para resolver o seu problema quanto a questão o VirtualBox.

    Elder – Obrigado pelo seu apoio, isso é super importante para o nosso projeto.

    Linux Boy – Obrigado a vc tb pois não seriamos nada sem a critica dos outros, não se vive apenas de elogios. Agora só uma ênfase, não tenha vergonha não, baixe nossa distribuição, instale e depois poste a sua opinião…

    Ekaaty – ” Um por todos, Todos Por Um”

    Linux boy (usuário não registrado) em 1/04/2010 às 4:35 pm

    @cristianofurtado

    “OpenSuse e mandriva??? tem certeza do que esta escrevendo? cite algo como Ubuntu, Slackware por ae”

    Citei o Mandriva e OpenSuse porque usam rpm também e são inegavelmente tidas como amigáveis, possuem o mesmo ritmo de lançamentos do Fedora, possuem mais facilidade de configuração por causa das ferramentas gráficas de configuração centralizadas Yast e MCC e, no caso mais particular do mandriva, possuem a mesma origem (Red Hat).

    Slackware para desktop de iniciantes ? Você é que está brincando.

    O ubuntu, apesar de ser baseado no debian, não é uma mera remasterização porque trabalha com um repositório de pacotes próprio, que é obtido do debian é verdade, mas adaptado e mantido separadamente.

    Não sou contra o trabalho de remasterizações, muito pelo contrário. Acho que usuário leigo acaba tendo dificuldades de uso de linux no desktop por causa de falta de codecs, flash, drivers nvidia e ati, java da Sun e tantas outras coisas não livres que infelizmente ainda são necessárias. Trazer isso já num CD ou DVD e com repositórios não-livres ou extras já configurado facilita sim e muito a instalação e uso por iniciantes. Se essas coisas não podem vir no Fedora ou nas distribuições americanas, d@anem-se os gringos. O kurumin foi um sucesso aqui justamente porque colocou todas essas coisas facilmente instaláveis pelos leigos.

    O que sou contra é começar a dar nomes diferentes, dando a falsa idéia de uma nova distribuição. Isso só serve para lustrar egos e na minha opinião só serve para diluir ainda mais a presença da marca linux na cabeça das pessoas. Em vez das pessoas verem umas cinco ou dez distribuições principais que são usadas no mundo todo um leigo acaba só vendo um monte de nomes estranhos de distribuições e não associando o linux a uma coisa séria.

    Já chegam as distribuições linux OEM que são empurradas nos computadores baratos e que não passam de remasterizações de distribuições grandes, só que mal configuradas e mal mantidas.

    Por que manter um nome, site, listas de discussão, etc separados em vez de uma seção no forum do Fedora ? Já que é basicamente um Fedora, manter as coisas separadas só serve para fragmentar ainda mais a comunidade de usuários do fedora.

    @Linux boy
    Eu entendo perfeitamente o que você esta escrevendo. A única coisa que vc tem que entender que no inicio do caso “Ubuntu” utilizava não um repositório somente deles, utilizavam muitos dos pacotes do debian para pelo menos se manter no mercado. Esse é o caso do Ekaaty Linux, olha o nome Linux ae :). Eu viso poder contribuir com o Software Livre com ideais iguais. O Projeto Fedora tem uma visão diferente da dos membros do Ekaaty Linux e não é a toa que nós largamos o Projeto Fedora para fundar o Projeto Ekaaty Linux e o nome Ekaaty quer dizer EKA= Busca ATY=União, então o Lema é Busca por União e é exatamente o que estamos fazendo e talvez por isso que as coisas estão indo tão bem para nós. Quem somente ganha nisso é o usuário que passou a ver o Ekaaty como uma distro facil de utilizar, com um bom suporte, boas documentações. Tudo que esta sendo implantado no Ekaaty eu fui responsavel no Projeto Fedora porém não era ouvido como deveria. Nós estamos felizes e acima de qualquer coisa respeitamos o Projeto Fedora onde temos vários amigos de muitos anos la. Torço pelo Projeto Fedora como sei tambem que muitos la torcem pelo projeto ekaaty linux. Uma distribuição Feita por Brasileiros para usuários brasileiros. Quem sabe vc não passa a ser mais um usuário e quem sabe participa do nosso Projeto Diretamente? Terei o prazer de ter alguem com opiniões tão fortes igual a sua no gripo. Abraços

    Paulo Henrique (usuário não registrado) em 2/04/2010 às 3:04 pm

    Esse Cristiano nem sabe o que ta falando

    @Paulo Henrique
    Ok então nada justifica 10 anos de utilização de linux e 6 anos palestrando sobre Software Livre. Novamente informo que respeito a sua opinião e espero que você considere a de todos como algo mais produtivo.

    Leonardo (usuário não registrado) em 3/04/2010 às 2:28 pm

    Eu não consigo entender pq as pessoas perdem tempo para simplesmente criticar o trabalho de outras pessoas simplesmente por criticar.

    Quem critica, ok, mas faça da maneira certa.

    Critica ruim: Seu trabalho não vale nada mimimi

    Critica boa: Seu software não se adequa aos meus padrões de qualidade devido a FEATURE49/2 ter problemas na especificade XPTO2/1.

    E outra, se ninguém começasse a fazer a nossas distros, estaríamos presos para sempre entre Debian, Slackware e RedHat.

    little_oak (usuário não registrado) em 4/04/2010 às 12:28 am

    Cheguei aqui por estar procurando conteúdo para me atualizar, pois há dias estive um pouco fora do meu “mundinho unix”.
    Bem, para falar a verdade acho imbecilidade de qualquer pessoa entrar em uma discussão como este e sentar o dedo na cara da distribuição X ou Y, sinceramente, acho que é por causa dessas que o Linux até hoje ainda não abocanhou mais espaço entre os “CEOs e CIOs” perdidos mundo à fora.
    Quero deixar aqui o meu elogio pelo desenvolvimento desta distribuição e dizer que, assim como YAST é feito para alguns, MCC para outros, DPKG/APT e YUM, cada usuário tem uma necessidade em particular e cabe a ele saber o que é melhor para ele (ou alguém que o auxilie até essa escolha).
    Não vale a pena jogar pedra assim em um trabalho que está ganhando foco, não fosse bom nem citado seria pelo Augusto.

    Viva a liberdade sem imbecilidade!

    Detesto Debian, mas gosto de Ubuntu, não gosto muito do Fedora, mas Amo CentOS, e que há em comum?

    O “versátil das distribuições tradicionais geram as que gosto”.

    Debian/Fedora têm seu espaço garantido e seu público alvo, cada um faz seu nome, mas comigo não (questões de gosto mesmo).

    Bom desenvolvimento e espero excelentes notícias desta distribuição.

    Abraços.

    @Leonardo
    @little_oak
    Palavras sábias de ambos. Somente agradeço a confiança e esperamos sempre tentar pelo menos fazer a nossa parte. Muito obrigado a todos que deram boas opiniões e criticas tambem pesadas.

Este post é antigo (2010-04-01) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.