Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Blog do maddog: Por que o LPI não publica seu próprio material de treinamento para ajudar os alunos

Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br):

“Recentemente, ocorreu uma discussão na lista de e-mails do Linux Professional Institute (LPI) sobre por que o LPI não publica seu próprio material de treinamento para ajudar os alunos a se preparar para seus exames. Comecei a responder na lista, mas decidi responder de verdade aqui mesmo.

O LPI, obviamente, é uma organização sem fins lucrativos que cria exames de certificação para administradores de sistemas Linux. Ele é independente de distribuição e tenta ser abrangente em seus testes.

Quando começamos o LPI, há muitos anos, houve uma longa discussão sobre o LPI criar ou não seu próprio material de treinamento.

Nessa época, o Linux era uma indústria ainda em sua infância, e o número de livros, publicações e (particularmente) cursos de Linux era relativamente baixo. Confira o post completo no Blog do maddog.” [referência: linuxnewmedia.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    danilo (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 2:30 pm

    Concordo em gênero, número e grau com ele.

    Roberto (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 3:41 pm

    Sinceramente eu acho caro as provas do LPI.
    Considerando que para atingir um nível interessante para o mercado é necessário fazer 4 provas (nível 1 e 2), acho que para muitos é caro.
    Não sei porque não juntam as duas provas de cada certificação.
    Isso ia ajudar e muito em relação ao custo da certificação.

    devnull (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 4:00 pm

    E que tal se parassem de repetir as mesmas provas?

    Tudo bem ela dizer que é sem fins lucrativos (embora isso seja discutível considerando os preços), mas se basear em segurança por obscuridade (o termo de sigilo) parece coisa de megacorp.

    Profeta do Caos (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 4:20 pm

    Podem me xingar, mas isto não passa de uma industria, mas afinal de contas sem dinheiro não se vive.
    Podem me apedrejar.

    r. (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 4:29 pm

    não entendi

    afinal, a LPI tem ou não tem material próprio que ela cede pra quem for fazer certificação com eles????

    novato (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 5:23 pm

    Tudo bem ela dizer que é sem fins lucrativos (embora isso seja discutível considerando os preços)

    Concordo, muito discutível. Quanto custa uma prova LPI? Em torno de R$260? As provas são de múltipla escolha, não são? Sem questões dissertativas.

    Enquanto isso, a taxa de inscrição dos principais vestibulares do país está na faixa de R$90 a R$100, sendo que os mesmos apresentam questões dissertativas, apresentam maior trabalho de elaboração (questões sempre variadas, de diversas áreas, etc.), demandam mais trabalho de correção e de logística.

    Qual a explicação? Não sei se quem está lucrando em cima é a LPI ou se são as instituições brasileiras que aplicam essa prova aqui no país, mas alguém está lucrando. Não acredito que seja “sem fins lucrativos” como dizem.

    Nada contra eles lucrarem, mas que não digam que a prova é “sem fins lucrativos” quando ela não é.

    psicoppardo (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 7:58 pm

    concordo com @novato, sem fins lucrativos e demandam uma taxa dessas por uma prova múltipla escolha. A LPI deveria ser igual as provas da OAB.

    psydu.. (usuário não registrado) em 25/02/2010 às 1:44 pm

    Pra onde vai o dinheiro que pagamos nas provas?

    Ivo Eduardo (usuário não registrado) em 25/02/2010 às 2:52 pm

    Ainda nem li o artigo, mas já vou dar meu palpite:

    Talvez devêssemos interpretar o custo da inscrição como um aviso e fator de “seleção natural”.

    Se os exames fossem gratuitos ou muito baratos, muita gente faria sem estudar o suficiente. Fariam várias vezes, até passar. Teríamos muitas pessoas certificadas, porém sem inclinação e disciplina para continuar se aprimorando. Melhor eliminá-los logo de saída, com menos custo para o sistema, a comunidade e o mercado.

    Não tenho certeza que isso seja a melhor maneira, mas humanos não são perfeitos, então alguém prevê problemas e tenta se adiantar…

    RJP (usuário não registrado) em 25/02/2010 às 5:27 pm

    @novato, um vestibular gera uma receita de R$ 3 milhões, mas tb tem um custo elevado. N dá p/ comparar a LPI c/ um vestibular por um simples motivo: escala. A LPI reúne no máximo algumas centenas de candidatos. Um vestibular reúne dezenas de milhares. Eu já participei de 2 concursos como fiscal de prova, e o gasto p/ montar a infraestrutura é simplesmente colossal.

    Agora, eu n sei, mas… Qto custa uma certificação por aí? A prova em si, s/ o curso q te prepara, qto custa? N acho q R$ 260 seja extorsivo p/ as provas, mas tb n é barato. Aliás, nada é barato nesse mundinho de Deus…

    novato (usuário não registrado) em 26/02/2010 às 10:01 am

    Se os exames fossem gratuitos ou muito baratos, muita gente faria sem estudar o suficiente. Fariam várias vezes, até passar. Teríamos muitas pessoas certificadas, porém sem inclinação e disciplina para continuar se aprimorando. Melhor eliminá-los logo de saída, com menos custo para o sistema, a comunidade e o mercado.

    Já tinha ouvido falar disso antes. Mas se for assim, para onde vai o dinheiro então, se o negócio é sem fins lucrativos? Para instituições de caridade?

    @novato, um vestibular gera uma receita de R$ 3 milhões, mas tb tem um custo elevado. N dá p/ comparar a LPI c/ um vestibular por um simples motivo: escala. A LPI reúne no máximo algumas centenas de candidatos. Um vestibular reúne dezenas de milhares.

    Compare com o vestibular do ITA. São relativamente poucas pessoas que prestam, e nem por isso o custo é maior. Pelo contrário, por um tempo a taxa de inscrição foi significativamente menor (R$50) que a da FUVEST.

    Eu já participei de 2 concursos como fiscal de prova, e o gasto p/ montar a infraestrutura é simplesmente colossal.

    Sério? Nunca vi nenhum concurso cuja taxa de inscrição custasse R$260. Poderia me apontar algum?

    Pelo contrário, concursos pequenos chegam a cobrar míseros R$20 de taxa de inscrição. Concursos maiores e com infraestrutura mais complexa que eu tenha conhecimento geralmente ficam na faixa dos R$80 a R$100.

    Insisto: duvido que o valor de R$260 seja todo gasto com os custos de elaboração e aplicação da prova.

    Bremm (usuário não registrado) em 26/02/2010 às 5:41 pm

    IMHO, se uma empresa exige certificação, deve pagar os custos da mesma. Hoje em dia as empresas não querem arcar com o ônus, mas querem exigir que o funcionário saiba operar desde a máquina de café até o mainframe. Se o camarada quer investir na LPI como certificação para um trabalho futuro, ótimo. Mas não pense que irá receber um bônus da empresa por isso, pois elas normalmente não pagam pelo conhecimento a mais. Para toda empresa o que mais conta ainda é a “experiência” (no ato da seleção/admissão), o que obriga os candidatos a se entupirem de cursos e mentirem descaradamente nos currículos.

    Com o currículo que eu tinha aos dezoito anos só escapei do exército porque era (muito) míope.

Este post é antigo (2010-02-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.