Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Bê-á-bá do SSH, parte 6: X remoto

Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br):

“Depois de uma breve pausa para cobrir as novidades do kernel Linux 2.6.35, está de volta a série Bê-á-bá do SSH.

Segue um trecho do último post (X remoto).

X remoto

Conforme afirmado na parte 1 desta série, o SSH permite, entre vários outros recursos, executar aplicativos gráficos remotos. Sim, isso significa estar em um computador e executar, por exemplo, o Firefox que está em outro computador.
Isso significa também que, se a rede do seu trabalho bloqueia alguns sites, você pode abrir, no computador do trabalho, o seu Firefox de casa e navegar sem limitação, como se estivesse em casa. Infelizmente, o uso desse recurso via Internet (em vez de via LAN) torna o processo todo extremamente lento, muitas vezes inutilizável.
Mas vamos aos procedimentos.

Servidor e cliente invertidos

O primeiro aspecto a ser levado em conta para a execução de aplicativos gráficos remotos é a inversão dos papéis de cliente e servidor.
Quando você está no computador ‘casa’ e quer acessar o computador ‘trab’ via SSH, o servidor, neste caso, é ‘trab’. E o cliente, claro, é ‘casa’. No acesso a aplicativos gráficos remotos, esta lógica se inverte: a sua máquina local age como servidor, e a máquina remota é o cliente.” [referência: ]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-09-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Patola (usuário não registrado) em 11/09/2010 às 7:53 pm

    Lento? Não se usar NX, procure cobrir esse tópico.

    Felipe de Almeida (usuário não registrado) em 11/09/2010 às 11:07 pm

    este site referido a principio sendo da IBM está com problema de certificado SSL, pelomenos através do choromium está mostrando como certificado invalido.

    @Felipe Almeida

    Acabei de checar o certificado da IBM no site referido, e ele está OK.

    O alerta do navegador diz apenas que o site possui recursos que são carregados de fontes sem SSL.

    Ou seja, provavelmente o site carrega imagens de endereços sem SSL, o que não é uma falha de segurança em si ou qualquer problema com o SSL do site.

    Todo o texto do site foi criptografado normalmente e sem restrição de validade do certificado.

    Pode ficar tranquilo.

    Xinuo (usuário não registrado) em 13/09/2010 às 9:07 am

    Estava precisando dessa execução remota, mas não está funcionando. Há muito tempo atrás o pessoal falava de insegurança na exportação de telas do X, que foram trancando tudo e agora uma coisa simples não funciona.

    Pensei numa solução para exibir vídeos, apresentações, etc. em telas espalhadas pela empresa. Vou configurar um user1 para logar automaticamente e que não têm menu, nem mais nada no desktop, sendo que as apresentações serão enviadas para o primeiro por processos de um user2. Antigamente um “xhost +” abria tudo e deixava tudo acontecer (não que eu usasse desse jeito), hoje em dia nem isso funciona. Se alguém tiver uma dica, deixa aí nos comentários.

Este post é antigo (2010-09-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.