Paulo Brito (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 1:57 pm

Estranho… A única coisa que faço há anos para atualizar o Ubuntu é clicar num botão da janela de atualizações. Nem baixar iso, nem formatar, nem mexer nas entranhas, nada! Um reles clique de botão.

Antônio José (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 2:02 pm

Também achei estranho esse artigo, pq, desde 2007 que não sei o que é mexer nas entranhas do ubuntu para atualizar.

E dizer que a cada 6 meses vc tem que fazer isso é ridículo, faz quem quer. Para falar a verdade, só tive problema mesmo na ataulização da 8.04 para 10.04, pois o meu sistema era o kubuntu e fiz direto a atualização. Nada q

Antônio José (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 2:03 pm

Detesto quando o sistema envia a mensagem sem eu pedir. Bom terminando o post anterior.

Nada que umas pequenas correções nos pacotes não resolvessem o problema, mas nada de entrar na entranhas do sistema

Julio Cesar (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 2:24 pm

Esse pessoal não lê com atenção mesmo! haha…

No início da dica eu explico o porquê de atualizar usando o CD alternate, e coloco ainda uma nota dizendo que há a possibilidade fácil de se fazer isso com o update-manager.

Mas julgam só lendo o título, e no máximo a descrição né… hehe

O título da dica não é “O jeito mais fácil de atualizar o Ubuntu”, e sim “O jeito mais fácil de atualizar o Ubuntu através do CD alternativo”.

Abraços

Gabriel (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 10:19 pm

“No início da dica eu explico o porquê de atualizar usando o CD alternate.”

Julio Cesar, confesso que reli o seu texto, mas ainda não entendi bem qual a vantagem de usar o CD Alternate e não o update-manager como você mesmo também propõe em nota. Não entendi o tal “porquê” que você sugeriu agora no comentário?

Qual seriam as vantagens ou diferenças?

Gabriel (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 10:21 pm

correção: No meu comentário anterior, a primeira interrogação deveria ser um ponto.

André Fonseca (usuário não registrado) em 16/12/2010 às 11:34 pm

Caros,

As vantagens de se utilizar o Alternate se tornam óbvias quando se necessita atualizar mais de uma máquina. Os pacotes está praticamente todos já baixados (o que foi feito uma única vez) e não será preciso baixar toda a atualização pela internet a cada máquina a ser atualizada. Por exemplo, tenho em minha casa um desktop, um netbook e dois notes, todos rodando o ubuntu. O que é mais fácil: fazer o update-manager em cada uma delas ou usar o alternate?

Gabriel (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 12:35 am

André, talvez seja mais prático com o Alternate, mas dá pra fazer isso usando o update-manager, já que todo pacote baixo via apt fica arquivado no diretório “/var/cache/apt/archives”, então basta baixar na primeira máquina, e nas outras substituir essa pasta por links na rede. Ou copiar diretamente os arquivos se quiser.

Antônio José (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 1:19 am

@André Fonseca

Acho que o único cenário em que vejo utilizando o alternate CD é quando a máquina que vc quer atualizar o sistema possui uma conexão com a net muito lenta e vc tem a disposição, em algum lugar, uma net bem mais rápida e que não possua um ubuntu equivalente rodando.

Em outras situações, é mais fácil fazer como o amigo Gabriel disse, copia tudo para o diretório “/var/cache/apt/archives” e executa o do-release-upgrade

Lauro César (usuário não registrado) em 17/12/2010 às 10:53 am

Tem um programa para o Ubuntu, e acho que tem origem brasileira que faz este tipo de coisa: pode-se criar um cd, dvd ou pasta com os pacotes baixados na máquina, tudo de forma simples e intuitiva (e no modo gráfico). Só não estou lembrando o nome agora…

Em tempo, a dica de se usar o Cd alternate tb é válida pois em alguns casos possuímos o dito cd e com ele podemos atualizar várias máquinas sem ter de fazer nada além de seguir o passo-a-passo proposto por nosso amigo @André Fonseca. ;)

Abraços!