Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Assistindo Blu-Ray no Linux com o lxBDPlayer

Ver filmes em Blu-Ray ou genericamente “tocar discos Blu-Ray” em Linux é uma tarefa potencialmente complicada devido a tecnologias de DRM não licenciadas para esta plataforma até o momento, mas sempre há quem busque formas de contorná-las, e assim acabam surgindo soluções ao alcance do usuário final, como parece ser o caso do lxBDPlayer.

Mais ou menos como aconteceu com o DRM dos DVDs, já há alguns anos, hoje já há também várias alternativas para obter as chaves criptográficas necessárias para ter acesso ao conteúdo dos discos distribuídos comercialmente em Blu-Ray, mas sua execução ainda não é trivial, e a distribuição delas continua sendo um problema no caso de softwares que transitam internacionalmente, pois o simples ato de distribui-las pode violar a legislação de copyright (no caso, o DMCA) nos EUA.

Mesmo no Brasil seria um desafio interessante fingir vivo interesse durante 30 minutos após perguntar a um profissional jurídico para sintetizar a questão do direito de exibir os filmes por este meio, apesar dos Termos de Uso que neguem especificamente esta possibilidade, à luz do Código de Defesa do Consumidor e da legislação de direito de autor, e em contraste ao direito dos distribuidores limitarem o uso das obras à luz da mesma legislação, considerando a doutrina e a jurisprudência.

Deixando de lado os aspectos jurídicos, entretanto, o lxBDPlayer é criação de um conjunto de estudantes franceses e escapa da questão do DMCA por não incluir em seu próprio código os recursos para lidar com o DRM dos Blu-Rays – o usuário interessado precisa procurar por conta e risco próprios um plugin que faça isso.

Pessoalmente não tenho drive de Blu-Ray no PC, e estou bem satisfeito assistindo filmes neste formato só lá na TV da sala, com apoio do meu videogame que tem suporte a este formato. Mas quem gostaria de assistir, converter, fazer backups e outras operações com seus discos Blu-Ray no PC com Linux pode, após fazer a consulta jurídica, experimentar esta solução (tem pacote deb para Ubuntu e Debian, e tar de executável para outros) e descobrir se lhe atende. (via omgubuntu.co.uk)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    MarceloDC (usuário não registrado) em 16/06/2010 às 12:18 pm

    É preciso lembrar q antes de tudo vem o Código de Defesa do Consumidor. DRM, vincular um proiduto à outro (tipo uma obra só pode ser reproduzina em tal mídia…) e tb PRÁTICA DE DISCRIMINAÇÃO BASEADA EM NACIONALIDADE QUANDO À REGIONALIZAÇÃO DO DVD, SENDO CRIME INCLUSIVE.

    Assis (usuário não registrado) em 16/06/2010 às 2:04 pm

    ah, se direito fosse tão simples

    Ezequiel (usuário não registrado) em 16/06/2010 às 5:49 pm

    Na internet já está cheio de filmes ripados de BD.
    Alguém sabe quais são os programas que estão utilizando para isto?

    luiz (usuário não registrado) em 16/06/2010 às 6:23 pm

    Ezequiel,

    Qual eh eu não sei, mais duvido q o handbrake não o faça.

    Livre1 (usuário não registrado) em 20/06/2010 às 2:28 pm

    Hahahaha é que historia e está de juridico?

    Se a proteção de Dvds via CSS foi quebrada e usada aqui no Brasil porque não poderia fazer o mesmo com o Blu Ray?

    As leis que se explodam!!!

Este post é antigo (2010-06-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.