Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Artigo traduzido: Qual é o público do Fedora?

Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br):

“Mais uma tradução de Roberto Bech, nesta vez sobre a polêmica discussão na lista do Fedora, em um artigo de Jonathan Corbet (LWN):

“Se você tem frequentado a lista de discussão do Fedora recentemente, deve ter reparado que as coisas andam meio agitadas. As discussões chegaram a um ponto em que os moderadores tiveram que intervir fechando tópicos, e muitos participantes devem ter cancelado sua inscrição em prol da relativa calmaria e polidez de listas como a linux-kernel. É fácil classificar essa situação como mais uma guerra de flames no Fedora, mas a discussão envolve questões bastante sérias desta vez. Resumindo, parece que o Projeto Fedora ainda não sabe ao certo quem são seus usuários, ou como dar a esses usuários o que eles querem. Por Jonathan Corbet”

Leia em: http://www.guiadohardware.net/artigos/publico-fedora/” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-03-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Eu fico muito triste com essas noticias pois um dos motivos de ter saido da distro diretamente foi essas a questão. O usuário tem que ser ouvido e temos que fazer muita das coisas que eles querem. Ai sim vem os resultados. Torço pelo projeto fedora e espero que um dia ele mude de cara.

    Christian Tosta (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 3:13 pm

    Pelo mesmo motivo que o Cristiano, eu e outros amigos também deixamos o projeto Fedora. O Fedora é um projeto internacional, mas trás muito das necessidades dos usuários americanos, onde se localizam os principais desenvolvedores da distro. Diálogo é preciso, participação da comunidade é preciso – sem isso não temos como saber o nosso rumo no software livre.

    O Padula tem tentado fazer o possivel para mudar esse quadro inclusive com o apoio da midia internacional do Fedora, mais se passa ano e continua patinando no mesmo lugar. Vejo as vezes a pagina do Fedora.org e simplesmente PARADA.
    Ultima noticia util do fedora:

    Participe da Wiki Fedora Dicas
    sab, 03/06/2010 – 02:22 — lennoazevedo

    Tem que mudar ou não? O Fedora é muito mais do que isso. A comunidade tambem tem que ajudar mais.

    Posso dar meu testemunho de que não é preciso ter muitos recursos para colocar ao menos uma notícia nova por dia em um site comunitário sobre código aberto ;-)

    @Augusto Campos
    Não tenho nem dúvida. Não é somente o Fedora não, qualquer distribuição existente. Existem distros sendo utilizado em escolas, empresas, casas entre outros. Essas noticias tem que sempre estar rodando para mostrar que a distro esta viva no pais. É como o ubuntu faz atualmente, se for ver existe no minimo uma mensagem por dia do ubuntu aqui no br-linux. Isso mostra que ele esta mais vivo do que nunca. O Fedora tem que seguir da mesma forma.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 5:00 pm

    Isso também me deixa triste. Sou um usuário de desktop e apesar de gostar muito de outras distros, nunca consegui deixa o fedora e usar outra distro como principal por ser bem apegado a ele. No entanto, tenho notado que as coisas andam paradas. Os fórum do projeto tem poucas pessoas contribuindo, não é algo movimentado. O wiki do projeto falta colaboradores (mas está começando agora também), a revista fedora brasil entrou em crise e não teve mais nenhuma edição e poucas notícias na página principal do projeto fedora.

    Eu não sei porquê motivos isso tem ocorrido, mas me deixa realmente chateado isso. Essa distro é excelente e precisa superar essa crise.

    Existem muitas pessoas que conhecem muito dessa distro e poderiam aparecer nessas horas.

    Bom, não sei.. talvez eu esteja por fora, mas é essa a impressão que se passa.

    Garcia (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 5:11 pm

    Faço coro a todos aqui. Sou um usuário que usa Linux fulltime (nem mesmo tenho maquina windows em casa) e uso Red Hat desde os tempos que a Conectiva estava recém começando, por volta de 2003 migrei para o Fedora e até hoje uso a distro em meu desktop e notebook.

    Conforme o artigo, eu lembro do caso do Thunderbird. Inclusive achei estranho vir um software beta quando o Fedora sempre usou apenas versões stables. Fiz um downgrade e segui usando minha versão 2.

    Confesso que alguma vezes já tentei mudar de distro, mas a paixão pelo Fedora/Redhat nunca me deixou sair dela. Aprendi a mexer em computador em um Redhat, e é dificil mesmo você simplesmente esquecer uma distro que usou a vida toda a fio.

    Eu não tenho problemas com o Fedora, minhas únicas reclamações são o curto ciclo de vida, atualizações todo santo dia e também o fato de ter um foco maior em criar coisas novas ao invés de corrigir os bugs. Nesse ponto tá quase indo a rumo da MS.

    Carlos Eduardo Lacerda (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 6:50 pm

    Também pensei muito antes de mudar de distro, sou usuário fedora desde sua primeira versão. Mas, me vi obrigado a procurar outra distro por ter passado por algumas situações que me prejudicaram no trabalho por conta de bugs que apareciam a cada atualização.
    Espero logo poder voltar a usar com segurança uma versão futura do Fedora.

    foobob (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 6:54 pm

    Minhas 2 últimas tentativas com Fedora se resumiram ao download de 2 LiveCDs das duas versões anteriores e não conseguir fazê-los passar do logotipo. Sim, esperei mais de 20 minutos.

    acho que flames é o de menos quando não se consegue nem testar pra saber do que se trata…

    A Red Hat sem dúvida foi e ainda continua sendo a empresa que tem uma distribuição comercial que mais contribuiu para o linux e muitos outros software livre importantes. Ela merece todo o nosso crédito e consideração por isso.

    Usei muito Red Hat linux desde as primeiras versões até a última gratuita e depois distribuições derivadas como Conectiva e Mandriva porque infelizmente nunca senti confiança da própria Red Hat quanto ao uso do linux como desktop. Um executivo dela mesmo disse isso quando a distribuição gratuita do Red Hat Linux foi terminada e foi iniciado o projeto Fedora.

    Outro ponto negativo para mim é que a Red Hat (e depois o Fedora) passou a mudar o visual do KDE de forma a ficar igual ao Gnome, privilegiando claramente este último tanto no visual quanto em todas as outras ferramentas administrativas envolvidas. As outras distribuições derivadas do Red Hat Linux, como o Conectiva, OpenSuse e Mandriva Linux eram mais orientadas ao KDE ou mais neutras.

    Algumas versões iniciais do Fedora trouxeram alguns bugs graves do ponto de vista de usabilidade por um usuário comum e em várias versões certas tecnologias inovadoras foram lançadas ainda muito imaturas para sistemas em produção, mesmo simples desktops.

    Mudar programas importantes como o thunderbird, firefox, openoffice.org de uma série para outra (não mudança de revisões de uma mesma série) no meio de uma versão estável é um erro imperdoável que não vejo em nenhuma outra distribuição principal. Para isso é que são lançadas versões estáveis com intervalos menores do que 1 ano, o que acontece também em outras distribuições.

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 8:15 pm

    Espero que o projeto fedora continue vanguardista e esses comentários não o abalem. A redhat sempre esteve a frente com novas tecnologias. Me lembro de quando não existia o HAL pra montar automaticamente o CD-ROM e a redhat tinha um programa chamado autorun se não me engano, o systen-network-config que era usado antes do networkmanagement (tá bom… ainda dá prá usá-lo), o pulseaudio que mal era falado quando o fedora começou a usar e agora está ae nas outras grandes distribuições, o Plymouth que torna o boot mais ágil e tão elegante quanto o RHGB, agora o nouveau que é usado por padrão e já podia ser testado desde a versão 11 e outras novidades além das que eu coloquei. Eu não uso mais o fedora como distribuição principal mas eu acho certas atitudes não merecem essa crítica toda. Claro que é bom ter um certo equilíbrio, mas confesso que temo perder esse diferencial do fedora.

    Eden (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 8:40 pm

    Deixo aqui meu relato de pq comecei a usar ubuntu e debian para desktop e servers.

    apt > yum
    fedora corre muito rapido para servidores, rede hat/centos não tem tantos pacotes nos repositórios
    Fora isso, na questão de bus, acho que o ubuntu ta na mesma do fedora. nada de matar ninguém.

    Heaven (usuário não registrado) em 23/03/2010 às 9:02 pm

    É claro que o beta tem seu público.

    Tudo começa no Fedora, novas tecnologias, novos entusiastas… e termina sempre nas outras distros… será que isso mudou?

    Renyer (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 12:47 am

    Minha distro principal, torço por ela e espero que essas questões sejam resolvidas.
    Sobre Fedora x Ubuntu, não acho que o Fedora tem que seguir o mesmo caminho, é por isso que uso Fedora.

    Espero ansioso por um “Fedora Rolling Release”.

    Utilizo sistemas Unix-like as uns 15 anos e sempre tive um queda pela RedHat. Utilizo RedHet/CentOS para servidores e Fedora para desktop, apoio a idéia de ter uma distro com as ultimas versões dos softwares mas não gosto de ter que ficar reinstalando o sistema a cada ano.

    Desde o começo do ano estou utilizando o ArchLinux no notebook e gostei muito da idéia de “rolling release”. Com “rolling release” consigo ter os 2 mundos, últimas versões dos softwares sem ter o trabalho de ficar reinstalando a cada ano.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 8:03 am

    @ Garcia

    Ganhou um +1 no seu comentário. :-)

    “Nesse ponto tá quase indo a rumo da MS.”

    Foi por isso que eu larguei o Fedora. Eu não deixei o Windows (em 2004) pra continuar tendo problemas no meu sistema operacional, e desde o Fedora 9, foi o que mais vi acontecer com essa distribuição. Não me agrada ter que reinstalar meu SO a cada 6 meses, meus Windows mesmo duram bem mais do que isso. Eu acho que a relação Software Atual x Estabilidade é uma coisa que os desenvolvedores do Fedora ainda precisam aprender.

    Existem distribuições (e eu não me orgulho disso, mas nesse caso tenho que apontar o Ubuntu LTS) que conseguem manter um ciclo de vida razoável sem abrir mão dos softwares atuais nem matar a estabilidade. Eu realmente gostaria que a comunidade do Fedora tomasse providências mais maduras nesse aspecto, pois por conta disso, hoje uso CentOS como distribuição (pra desktop e pra trabalho), e mesmo com a maioria dos meus softwares desatualizados, sei que posso contar com meu computador pra tudo e não preciso temer os updates que meu yum realiza diariamente.

    Se o Fedora amadurecesse nesse aspecto, certamente voltaria para essa distribuição.

    Leão do Norte (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 10:26 am

    Respeito o RPM(e tudo que está em volta dele), mas INFELIZMENTE deb e apt são mais amigáveis no mundo de hoje(seja gráfico, seja texto). É claro que pela empresa por trás e anos e anos de desenvolvimento não vão trocar um por outro, nem vão permitir que ninguém diga uma sandice dessas. Mas não da para negar o popularidade e a proporção que formato DEB e APT e outras ferramentas. Mas questão de formatos e ferramentas é o de menos.

    Se querem ganhar do Ubuntu, querem trazer usuários de outras distribuições também, querem ficar na crista onda, comecem pelas próprias falhas e depois as outras não estão conseguindo cobrir.

    Aqui ou em outro lugar foi postado que o Ubuntu não é muito democrático, sem problemas. Se não forem democráticos como eles, são mais do mesmo além das suas peculiaridades ai(não estou no universo das duas distribuições). Se partirem para outro principio, vocês vão oferecer e angariar pessoas que não estão satisfeitas com o modelo do Ubuntu e que no futuro vão abandona-la por isso, bastando só se sentirem limitadas e acuadas(não é um caminho distante, é só dar alguns passos e abrir a voz).

    Próxima linha de frente: O pessoal que não gosta muito de ferramentas automatizadas para determinadas coisas e obscurecimento do funcionamento do sistema. “…Não é deixar o mundo ‘DIFÍCIL’ para as pessoas ‘normais’ é manter um ambiente agradável e padrão para se algumas pessoas procurarem esse tipo de ambiente padrão…”. Mantenham ferramentas de administração e soluções simples, se lembrem que pessoas valorizam a simplicidade para resolver problemas(quando surgirem) com facilidade.

    Outra linha de frente: valorizar customização da distribuição e possibilitar baixar versões mais leves dependendo da necessidade.

    Não tentar formar uma diferenciação forçada com outras distribuições. Ter a ideia que você quer tanto angariar pessoas, como permitir que elas saiam mais facilmente do seu ambiente levando ou trazendo consigo conhecimentos úteis pra viver aqui ou acolá. Mantenham padrões em consenso com outras distribuições e padrões das próprias ferramentas que distribuem.

    ESTABILIDADE. Joguem assim que vão derrubar seus maiores concorrentes. Eles trazem o pessoal para conhecer esse “mundo”, mas depois de um tempo vão saber escolher(se for da vontade) coisas mais sólidas para utilizar no dia a dia. Evitem fazer os usuários de cobaias. Cobaias quando fogem saem por ai dando cria e se rebelando contra o criador.

    VOZ. Já falei no início, mas chega aqui. O correto de qualquer empresa e em algum grau organização é promover a liberdade de expressão e depois eliminar seletivamente quem se expressa da forma que você não quer. Dando realmente voz aos usuários, participação, não só passar coisas ai pra animar o pessoal “…humanidade com os outros…”, realmente comungar com os iguais se essa é a proposta. Dissidentes não se eliminam, porque se vocês não forem capazes de suprimir eles um dia suprimem você. Então dê a liberdade real como diferencial ou jogue limpo “Hugo”.

    =P :P =P :P =P :P =P :P =P :P =P :P =P

    Iuri Gules (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 1:23 pm

    Se fosse para todas as distribuições seguirem essa idéia de lançar pacotes estáveis e em um tempo longo então melhor seria ter só uma distribuição. Mas isso não faz sentido. Imagina se eu tivesse que usar o ubuntu e não tivesse uma opção melhorzinha… Eu desistia de usar computador.
    Na minha experiência de Ubuntu e Fedora eu tive mais problema com o ubuntu mas outro colega teve mais problema com o fedora… essas coisas são meio estranhas.. acho que esse papo não vale de nada.

    Bremm (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 5:15 pm

    Desculpem-me os “fedoristas” (ocorreu-me outro adjetivo, porém pejorativo), mas não é só de Fedora que vive o Linux. O mesmo vale para os “k|x|ubunteiros” (oi mãe, óia ieu no BR-Linux!). Em termos de novidades não posso deixar de mencionar as distros ArchLinux e Gentoo, que mesmo com propostas diferentes, possuem recursos que não são aplicados em outras distribuições (ditas mais sérias). “Rolling Release” não é novidade para quem usa o Arch, por exemplo.

    Q) When will the new release be made?

    A) Arch Linux releases are merely a snapshot of the /core repository, combined with various features or modifications to the installer script itself. The rolling release model keeps every Arch Linux system current and on the bleeding edge by issuing one command.
    For this reason, releases are not terribly important in Arch, because the rolling-release system makes new releases out of date as soon as a package has been updated. If you are looking to obtain the latest Arch Linux release, you do not need to reinstall. You simply run the pacman -Syu command and your system will be identical to what you would get with a brand-new install.
    For this same reason, new Arch Linux releases are not typically full of new and exciting features. New and exciting features are released as needed with the packages that are updated, and can be obtained immediately via pacman -Syu.

    Não é preciso ser fã de carteirinha de uma distro para reconhecer que a mesma tem suas vantagens.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 6:09 pm

    @ Leão do Norte

    Com relação aos seus comentários infelizes a respeito do APT e DEB e de uma suposta competição Ubuntu x Fedora, vou me restringir ao primeiro. É bom deixar claro que isso é unicamente a SUA opinião. Eu, particularmente, acho os pacotes RPMs melhores que os pacotes DEB, tanto pra empacotar/distribuir quanto para usar as ferramentas que o comando rpm me dá. O Yum teve um passado negro, mas melhorou muito nos últimos releases do Fedora. O Apt é uma boa ferramenta e que é mal utilizada, novamente no meu ponto de vista, em conjunto com os pacotes .DEB e seus problemas de redundância com dependências.

    Da mesma maneira, essa é a MINHA opinião e é válida unicamente pra mim, a SUA também deveria ser pra você, que também não é o detentor da verdade absoluta.

    kernel_script (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 6:54 pm

    Já tentei utilizar o Fedora muitas vezes, mas sempre esbarrei em problemas, sendo os mais comuns e recentes os erros nas imagens ISO, a dificuldade demasiada em criar um LiveUSB, os bugs constantes e a instabilidade. Da última vez pensei que até ia migrar do Ubuntu para o Fedora de vez, mas um dia atualizei e meu modem parou de funcionar, ficou impossível utilizar a distro sem acesso a Internet. Também, o yum é bem mais lerdo que o apt-get. O repositório relativamente pequeno em comparação com outras distros também somaram aos pontos negativos da minha análise da distro. Outro fator é que depois de se utilizar uma distro por muitos anos (Ubuntu no meu caso), e aprender muito sobre ela, fica difícil larga-la, como disse um dos colegas acima.

    Gostei muito do Fedora, muito elegante visualmente, leve, rápido, traz grandes e interessantes inovações, e é muito agradável de se utilizar, com softwares recentes e bem distintos que não se encontram em muitas distros por ai.

    Espero que o fedora melhore, saia dessa crise, e se algum dia adotar uma postura mais estável de lançamentos, provavelmente vou testa-lo novamente.

    Vitor e Léo (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 7:25 pm

    Só lembrando que o Linus Torvalds usa o Fedora hein…

    Acalmem-se, que logo essa bagunça toda se resolve. :)

    Fedora 13 vem aí.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 24/03/2010 às 10:45 pm

    Acho engraçado quando chego a ouvir algo sobre instabilidade no fedora. Pelo menos no que diz respeito a desktop, nunca tive problemas e considero o fedora muito estável.

    Talvez não em servidores, mas daí não posso responder por isso.

    Renyer (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 3:39 am

    Eu também acho o Fedora muito estável, comparando com outras distros que possuem pacotes recentes e para usuário comum. Esse foi o grande motivo pelo qual adotei como minha distro principal e única que uso atualmente.

    Pessoal esquece também da proposta de cada distro, não funcionar uma coisa ou outra é o preço que se paga por querer ter pacotes recentes.

    Se não está satisfeito, usa Debian.

    Como diz um ditado: “Gosto é igual a c#, cada um tem o seu”.
    Eu acho o YUM muito melhor que o APT, o YUM só perde por ser mais lento mas acho que isso não será problema nas próximas versões do Fedora.

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 8:53 am

    @ Renyer

    Eu decidi que não quero, não preciso pagar esse preço. Não aceito um SO que não seja estável, simples assim. Por isso o Fedora já não é mais a minha distribuição desktop.

    Filipe (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 10:20 am

    Buenas.
    Então, todo projeto com a participação da comunidade, passará, inevitavelmente, por momentos em que discussões construtivas irão ocorrer para definições, melhorias, etc. Com o Fedora não é diferente.
    O que é ruim é essa discussão toda que se passa por pessoas que, aparentemente, adoram uma fofoca, FUD, ou seja lá a expressão que queiram usar.
    É muito mais interessante um usuário que auxilia (reportando bug’s por exemplo) do que dez usuários que fazem FUD.
    Quer o Fedora estável? Utilize os repositórios padrão e updates.
    Quer auxiliar reportando bug’s? Utilize o repositório updates-testing.
    Quer emoção ao invés de ficar reclamando? Utilize o rawhide.
    O Fedora não irá ganhar nada com n pessoas aqui reclamando, divagando, etc.
    Se você realmente se importa com o Fedora, vai ajudar a solucionar qualquer problema que encontrar, e não apenas criticar.
    Os avanços no RPM são perceptíveis a alguns releases do Fedora já.
    DeltaRPMs, melhorias no RPM com a versão 4.8 agora no Fedora 13.
    Quer ajudar o Fedora?
    http://fedoraproject.org/get-prerelease
    Faça o download do Alpha do Fedora 13, teste, reporte bug’s no bugzilla.redhat.com enfim, divirtam-se! :)

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 5:21 pm

    @ Filipe

    E o KDE4 oficial do Fedora 9? Tava no repositório stable, e não era tão stable assim…

    Elder Marco (usuário não registrado) em 25/03/2010 às 6:36 pm

    Pois é, é disso que o projeto fedora precisa: ajuda. Da maneira como cada usuário pode fazê-lo.

Este post é antigo (2010-03-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.