Chamada da Reuters, no IG Tecnologia:

A Apple processou a HTC, que fabrica celulares equipados com telas sensíveis a toques e sistema operacional do Google, acusando-a de violar 20 patentes de hardware e software relacionadas ao iPhone. (via tecnologia.ig.com.br)

A lista de patentes que a Apple disse estarem sendo infringidas pelos produtos da HTC é grande, e várias delas se referem de maneira bem específica a componentes do Android, o que faz com que boa parte dos analistas interpretem que o Google também é um alvo da ação, embora ela tenha sido dirigida explicitamente contra a HTC.

Só que mesmo sendo grande a lista da Apple, a HTC está neste mercado há mais tempo e provavelmente vai desencavar uma lista de patentes maior ainda para contra-atacar dizendo que a Apple as infringe, levando-a a negociar em um tom de voz menos grosso – o que talvez explique a resposta aparentemente pouco preocupada da empresa oriental.

O Google também respondeu, claro, dizendo que apesar de não ser parte da ação, defenderá o Android e os parceiros que o ajudaram a desenvolvê-lo – e a ajuda do Google deve ser bem-vinda para a HTC.

Mas ele não é o único que pode dar uma mãozinha: várias das patentes que a Apple levantou referem-se a interfaces do tipo touchscreen, e empresas que atuam nessa área há mais tempo (Palm, Synaptics, etc.) podem querer se juntar à HTC contra a Apple e aproveitar para tirar uma casquinha.

Ainda é cedo para ter uma idéia clara de onde isso vai chegar, mas o comentário do OSNews sobre as reações iniciais do Google e da HTC é interessante mesmo assim.