A matéria do IDG Now é longa, está dividida em 4 páginas, e não é conclusiva (ou melhor: conclui por empate nos critérios objetivos, e deixa a melhor escolha entregue a critérios subjetivos e ofertas das operadoras), mas levanta vários aspectos interessantes.

Trecho introdutório:

Os dois sistemas ainda não ganharam as ruas, mas uma análise de suas virtudes e limitações pode ajudar a definir qual seria o mais adequado.

O lançamento dos sistemas operacionais IOS4, responsável por manter o iPhone 4 rodando, e do Android 2.2, disponível em diversos aparelhos, inaugura um novo capítulo da história dos smartphones mais queridos do mercado. Os dois sistemas contam com uma infinidade de extensões para a diversão e a informação dos usuários, o que desperta uma pergunta: quando o assunto é aplicação corporativa, qual dos dois traz mais vantagens?

Possivelmente, quando se trata de uso para negócios, nem um nem o outro seja a escolha ideal, perfeita.

Com vários corpos de vantagem sobre a dupla Android 2.2 & IOS4, o RIM (leia-se BlackBerry) e o Windows Mobile  lideram a corrida. O Windows Mobile deverá ser rebatizado de Windows Phone 7 (assim que a nova versão ganhar as ruas) e possui boas opções de integração com aplicativos corporativos.

De qualquer maneira, o iPhone e as diversas implementações da plataforma Android são os melhores smartphones disponíveis até o momento atual. Isso deveria estimular profissionais de negócios e administradores de TI a avaliar qual solução responde melhor às necessidades da corporação. (…) (via idgnow.uol.com.br)