Enviado por Raimundo Xavier (xavier·raimundoΘgmail·com):

“O Comitê de Software Livre da Regional Belém realizará o seu do 3º Ciclo de Palestras da Regional Belém. O evento acontece no dia 04 de Agosto de 2010, das 10:00 às 11:30, no Auditório da Regional.

Programação:
* 10:00 – 10:10 – Coordenador do Comitê
* 10:10 – 10:45 – DataMining para Governo – Lorena Morais – CETEC/CTBLM
* Mini – Currículo: Tecnóloga em Processamento de Dados – CESUPA(2003), Especialista em Sistemas de Banco de Dados – UFPA (2004), Mestre do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Pará (2005 – 2008). Atualmente é Professora do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação e Bacharelado em Sistemas de Informação no Centro Universitário do Estado do Pará e Analista de Desenvolvimento de Sistemas no Serviço Federal de Processamento de Dados. Principais linhas de pesquisa são nas áreas de : Bancos de Dados e Inteligência artificial.
* Resumo da Palestra: A palestra tem como objetivo divulgar a técnica de mineração de dados para as empresas, demonstrando os benefícios que a utilização desta tecnologia pode trazer às empresas, no auxílio à tomada de decisões estratégicas e operacionais com a utilização somente ferramentas livres disponíveis, como o sistema gerenciador de banco de dados Postgresql 8.4 e a ferramenta de mineração de dados Weka.

* 10:45 – 11:20 – Rede sem fio utilizando software livre – Marcelo Lobo – SUPOP/OPBLM/OPRRE
* Mini – Currículo: Mestrando em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação Aplicada na Universidade Federal do Pará – UFPA, especialista em Desenvolvimento de Aplicações para Internet pela UFPA e graduado em Processamento de Dados pelo CESUPA. Professor de pós-graduação em Redes de Computadores e de graduação em Análise e Redes de Computadores da Faculdade de Tecnologia da Amazônia – FAZ. Atualmente trabalha na divisão de gerenciamento de rede – OPRRE/OPBLM.
* Resumo da Palestra: Proposta regional de uma rede sem fio de caráter experimental utilizando servidor radius, IDS e firewall baseado em software livre atendendo as recomendações/normas de segurança elaborados pelo CEIR.
* 11:20 – 11:30 – Encerramento” [referência: tux-es.org]