Para o Dr. Stallman, a Apple é malévola – e pior que a Microsoft: Interessados nas opiniões e na ordem de escalação dos inimigos do software livre conforme identificados pelo emérito fundador do GNU terão neste artigo do El Mundo uma boa leitura, pois ele faz uma leitura ampla do que o histórico ativista tem a dizer sobre vários dos seus assuntos frequentes, incluindo a rejeição a celulares, Microsoft, questões de vocabulário – e a Apple.

Firefox 3.6.4 com processos separados para os plugins: Enviado por Rodrigo Carvalho (rcsilva83Θgmail·com): “Foi lançada a nova versão do Firefox que roda os plugins (Flash, Acrobat etc) num processo separado para aumentar a estabilidade.

Google lança site para desenvolvedores no padrão HTML5: Trecho inicial da nota no IDG Now: A Google lançou, nesta semana, um novo site de recursos para desenvolvedores, dedicados às tecnologias HTML5, batizado de HTML5Rocks.com, conforme anunciado no blog chromium.org.

Dell puxa o freio na sua comparação de segurança entre Linux e Windows: Há uma semana chamou a atenção de muita gente o documento da Dell dando razões para os clientes preferirem o Ubuntu ao Windows, e incluindo a afirmação de que o Ubuntu é mais seguro do que o Windows. Mas após alguns dias o tom dele mudou.

Serviços do Google: 5 exemplos práticos de uso da nova interface via linha de comando: No final da semana passada foi lançado o GoogleCL, interface via linha de comando para serviços como Calendar, Docs, Picasa e Youtube, feito em Python e disponibilizado (Linux, Mac e Windows) oficialmente pelo Google.

Código do Android 2.2 Froyo já disponível, e agora com mais jeito de projeto aberto: E não foi uma simples disponibilização para download: começando a cumprir o compromisso recentemente assumido, bastante esforço foi empregado para remover dependências de componentes não-livres, separar melhor o que é livre e o que não é, e inclusão de todos os arquivos necessários para fazer o build completo do Android open source a partir dos arquivos disponibilizados, tanto para rodar no emulador (interessante para os desenvolvedores de aplicativos) quanto para alguns aparelhos mais comuns, incluindo o Nexus One.

VLC 1.1.0 com decodificação de vídeos HD na GPU: O Sidney Doria avisa que neste domingo foi liberada a nova versão 1.1.0 do VLC media player, que na tradução em Português (Brasil) é doravante conhecido como “Reprodutor de Mídias VLC”.

Smartbook do Toshiba AC100 resgata as promessas do primeiro Eee PC?: Apesar de ter o requinte de uma porta HDMI, o smartbook da Toshiba me parece ser a concretização do que eu esperava do primeiro Eee PC: o mínimo necessário, sem ficar devendo.

RockPlayerBase: Android tocando DivX, AVI e outros formatos comuns: Os anos passam e o cenário não muda: interesses comerciais, patentes de software e outras razões impedem que nossos smartphones suportem diretamente os formatos de vídeo que gostaríamos, mesmo tendo CPU de sobra para isso.

Novidades do kernel 2.6.34: Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br): “Já faz um tempo que saiu o kernel Linux 2.6.34, mas acho que sempre vale a pena saber o que ele oferece de novo.

Ubuntu mudando sua política de disponibilização de pacotes novos para versões anteriores da distribuição: Enviado por Rodrigo Carvalho (rcsilva83Θgmail·com): “Algo muito pedido pelos usuários do Ubuntu, é tornar possível atualizar as aplicações para suas últimas versões antes da próxima atualização da distribuição.

Mandriva teria sido salva por investidores não identificados publicamente: Enquanto aguardamos a notícia ser independentemente confirmada por mais fontes (além do autor do artigo mencionado abaixo), vale destacar a feliz coincidência de a divulgação ter ocorrido na mesma data em que grupos de usuários da Mandriva lançaram manifestos pedindo mais clareza sobre a situação da empresa, bem como a continuidade da torcida por uma solução satisfatória para os funcionários, clientes e comunidade.

E mais: