Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Questionando as certificações, 15 anos de PHP, Ubuntu no JN

Certificações em TI: uma necessidade ou pura invencionice?: A pergunta do titulo vem do IDG Now, e o autor de lá também responde o que pensa, e vou destacar uma frase da resposta: “O que o segmento de TI precisa é de pessoas com raciocínio veloz, capazes de se adaptar ao ambiente volátil intrínseco à atividade e ao desenvolvimento das tecnologias”.

Widget do BR-Linux para o dashboard do Mac OS X: O Rudá Moura, mantenedor do sistema Rudix (minha maneira preferida de expandir as funcionalidades à minha disposição no shell do Mac OS X com utilitários e comandos aos quais estou acostumado no Linux, como o wget e o gawk), escreveu para avisar que preparou um brinde ao crescente contingente de leitores do BR-Linux que usam desktops com Mac OS X: um widget do BR-Linux para o dashboard do Mac, já disponível para download e instalação no site da Apple.

Jornal Nacional: Ubuntu, uma lição fácil de aprender, melhor ainda de viver: Interessante materia sobre o significado da palavra Ubuntu, exibida no Jornal Nacional.

15 anos de PHP: No dia 8 de junho completaram-se 15 anos desde que Rasmus Lerdorf lancou o PHP com um post no newsgroup comp.infosystems.www.authoring.cgi.

Só i686 e superiores: Ubuntu 10.10 vai deixar de lado os processadores i586: Se voce usa Ubuntu em um PC com processador anterior à arquitetura i686 (lançada pela Intel em 1995), atenção: segundo noticiam várias fontes pela web afora (a partir deste sumário, aparentemente), o Ubuntu 10.10 talvez vá deixar de suportá-lo, para melhor oferecer as otimizações disponíveis nas arquiteturas mais recentes.

Como ter no Firefox ou Chrome o recurso ‘Reader’ do novo Safari: No lançamento do Safari 5 a Apple aproveitou, como de hábito, para apresentar com uma cara bem bonita e imerso numa atmosfera de inovação algo que já tinha sido implementado de formas similares em outras plataformas – embora agora com a aparente vantagem de já vir pré-instalado no navegador: um recurso para aumentar a legibilidade de textos comuns da web.

SCOwned: novo julgamento recusado, decisão do júri confirmada – SCO nunca teve os copyrights que dizia ter: A cruzada da SCO para tentar obter para si uma fatia do que a IBM e outras empresas ganham com o Linux, e ainda colocar sob suspeita a situação de direitos autorais deste sistema operacional livre, começou em 2003, causou boa dose de indignação e preocupação nos primeiros dias, e desde então acumulou bocejos, indiferença e a expectativa sobre quando iria acabar – e embora seja difícil dizer que este dia chegou (afinal, a empresa hoje subsiste aparentemente só para isso), a notícia de hoje ao menos indica mais um golpe sério contra as expectativas da empresa.

Procura-se interessados em “deixar o Debian mais agrádavel”: É o que diz a nota do PSL-Brasil, em que integrantes da comunidade brasileira associada a esta distribuição convidam interessados para atuar com design/arte (para “criar um novo conceito visual para a próxima release do Debian, aka Squeeze”), tradutores, usuários e militantes (para organizar um evento Debian em suas cidades) e outros.

Aptitude fora do Ubuntu 10.10: Via Ubuntex: Enquanto muitos acreditam que o aptitude irá em breve substituir o apt-get, posto que é bem mais “esperto” que o último, parece que não é esse o caso no Ubuntu – de fato, é o oposto: aptitude foi removido do Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat apesar de ainda disponível nos repositórios.

Livre: Google muda licença do WebM: Depois das discussões da semana passada sobre a possibilidade de a licença escolhida para o WebM não ser verdadeiramente open source, uma mudança esclarecedora: o Google trocou a sua licença do WebM, que era um texto próprio, no estilo BSD mas com modificação para proteção contra patentes, e agora adotou uma licença de copyright puramente BSD, livre e open source, e sem aditivos.

Omnislash: Pacote alternativo do kernel Linux: O Omnislash apareceu pela primeira vez por aqui em 2008.

Manifesto da comunidade OpenSolaris brasileira : Enviado por Franklin Ronald (franklin·desenvΘgmail·com): “O fundador do portal OpenYourSource.com, Franklin Ronald, disponibilizou na página inicial um pronunciamento que deixa claro a indignação da comunidade brasileira com a falta de respeito demonstrado pela Oracle ao não se pronunciar sobre o futuro do sistema operacional OpenSolaris de forma concreta.

5 solucões open source para hotspots sem fio: Montar um hotspot wi-fi num estabelecimento comercial, escola, área de lazer ou mesmo condomínio vem sendo um interesse cada vez mais comum, e as soluções para isso não faltam, com grande grau de variação: com ou sem captive portal, com ou sem suporte a cobrança, autenticação interna ou externa, etc.

Governança aberta: gestão do Qt passará a ser comunitária: O texto e do NoticiasLinux.com.br: No ano passado a Qt Software abriu os repositórios Git da biblioteca Qt, feito que hoje consideram de grande êxito dadas as inúmeras solicitações recebidas para adição de contribuições à Qt e ao Qt Creator.

Port nativo do ZFS para Linux: O ZFS rodando no Linux em userspace ja é notícia velha (de 2007), mas agora trata-se de algo diferente: ele foi portado parcialmente para rodar como um módulo do kernel.

Android supera Windows Mobile em vendas: De acordo com pesquisa realizada pela Gartner, a venda de smartphones ao redor do mundo cresceu 48,7% no primeiro trimestre deste ano, em comparação ao mesmo período de 2009.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-13

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-06-13) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.