Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Oracle, LinuxCon Brazil e Darth Vader

Oracle, Java e Google: Os riscos da estratégia de ‘terra arrasada’ da Oracle para lucrar: Agora que já temos acesso ao texto que a Oracle submeteu à Justiça, que o Google divulgou sua resposta pública e que sabemos que o processo ocorreu após um longo período de negociações sobre os pontos de discordância – iniciados, talvez para surpresa de muitos, pela Sun (antes da aquisição pela Oracle), surgem análises um pouco mais consistentes.

Uma coleção de 50 softwares open source para substituir alternativas bem caras: Enviado por Nícolas Wildner[Ironmaniaco] (nicolasgauchoΘgmail·com): “Com a “grande recessão econômica”, muitas empresas estão buscando formas de cortar gastos, incluindo a busca por softwares “gratuitos” como alternativa a tecnologias bem difundidas.

E (aparentemente) a Microsoft não é mais patrocinadora e keynote na LinuxCon Brasil: Embora silenciosamente, a LinuxCon parece ter tomado a decisão certa ao retirar da programação do seu evento brasileiro o keynote que seria de Sandeep Gupta, atualmente diretor da Microsoft mas que muitas de vocês talvez lembrem que há 5 anos foi um dos funcionários da SCO que testemunharam na Justiça dos EUA “confirmando” que o Linux violava os copyrights da empresa.

Rumor: Oracle cancelando o OpenSolaris: Várias fontes circularam durante o final de semana o rumor, baseado no que se afirma ser um e-mail interno “vazado”, e com variados graus de confirmação não-oficial, de que a Oracle puxou mesmo a tomada do projeto OpenSolaris.

“Fotos vazadas do Nokia N9 mostram design estranhamente familiar”: Se as fotos vazadas forem mesmo reais, eu concordo com o Gizmodo sobre a semelhança em detalhes do design. Mas ficou bonito!

Monitorando o uso da sua banda: Enviado por Marcelo Nunes dos Santos (marcelo7889Θgmail·com): “Um amigo meu adquiriu um desses modens 3G que vem com um plano de limite de banda, ele me perguntou se eu conhecia alguma ferramenta para monitorar a quantidade de download e upload efetuados. (…)

Suporte a multitoque no Ubuntu 10.10: A Canonical anunciou o lançamento do uTouch 1.0, uma pilha de suporte a multitoque e gestos que vai ser incluída no Ubuntu 10.10.

cliente uTorrent para Linux em breve: Enviado por Fernando Seno (infoΘlinuxnarede·com·br): “Um dos clientes torrent mais populares para Windows, o uTorrent, logo terá uma versão para Linux, afirma um dos desenvolvedores desse programa.

“3G não é para heavy users, diz executivo”: Notícia interessante para reflexão quem depende da conectividade móvel ou faz bom uso dela: somos em cada vez maior número (o crescimento do número de usuários no continente foi de 81% no primeiro trimestre) e cada vez mais insatisfeitos com a qualidade de sinal e velocidade do tráfego.

O sucessor do Ubuntu Maverick já tem nome: Natty Narwhal: Enviado por João Santana (joao·abo·santanaΘgmail·com): “Hoje Mark Shuttleworth escreveu em seu blog qual será o mascote e codinome do próximo ciclo de desenvolvimento do Ubuntu: Natty Narwhal.

Video chat do Gmail disponível para Linux: Enviado por Ian Liu Rodrigues (ian·liu88Θgmail·com): “Tradução livre: “Se você estava esperando utilizar bate-papo com voz e vídeo no Linux (a característica mais requisitada a nós), então temos boas notícias para você: agora está disponível.

IDGNow: Seria a Oracle o novo Darth Vader do mundo da tecnologia?: Enviado por Francivan Bezerra (fba·igΘig·com·br): “A Microsoft já não ocupa o posto de arquivilão com autoridade; Google, Apple e Oracle aparecem como candidatas para substituí-la.

OpenOffice 3.3.0 Beta 1: Enviado por Megaf (mmegafΘgmail·com): “No dia 10 de Agosto de 2010 a equipe do OpenOffice anunciou a disponibilidade do OpenOffice 3.3.0 Beta 1.

Info ensina seus leitores a eliminar vírus do Windows usando um CD do Ubuntu: Um live CD pode ter muitas utilidades diferentes, até para quem prefere usar outro sistema operacional – neste caso, o suporte a executar o antivírus Avast para se livrar de softwares maliciosos presentes no disco do Windows.

aBíblia Software 2.2: Enviado por Luis Vasquez (luisΘcomunidadeabiblia·net): “Foi lançada a aBíblia Software 2.2.

17 anos: Feliz aniversário, Debian: Em 16 de agosto de 1993, Ian Murdock fundou o que inicialmente foi chamado de ‘The Debian Linux System’, e os frutos dessa iniciativa são colhidos até hoje, não apenas pela continuidade da distribuição em si, mas também por subprodutos importantes, como a Open Source Definition, que nasceu das definições de software livre adotadas no âmbito do projeto.

Governo avalia ter economizado R$380 milhões com software livre: Enviado por rogerio (rgrlinuxΘgmail·com): “A adoção de softwares livres, programas de computador que podem ser usados gratuitamente, possibilitou uma economia de R$ 380 milhões ao governo federal até 2008.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-08-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.