Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: LibreOffice, git, Chrome OS

Vídeo: Microsoft divulga OpenOffice em nova campanha publicitária: Pelo jeito nem todas as equipes de marketing da Microsoft rezam pelo mesmo missal ;-) E dessa vez, ao menos, o FUD parece estar saindo pela culatra: a matéria abaixo, do IDG, está longe de ser a única que observa que o destaque dado pela Microsoft ao OpenOffice funciona como um reconhecimento dele como um concorrente – uma publicidade que a turma do LibreOffice dificilmente teria como adquirir por seus próprios meios, e que os herdeiros do OpenOffice talvez nem estivessem pensando em buscar sozinhos.

Justiça bloqueia bens da Cisco no Brasil: O bloqueio como garantia para o pagamento de uma multa de R$ 3,3 bilhões emitida pela Receita Federal contra a empresa foi determinado no dia 13 de setembro, mas permanecia em sigilo.

Chrome OS alcança estágio RC e pode ser lançado ainda este ano: O sistema operacional Google Chrome OS foi inicialmente anunciado como estando programado para lançamento ainda a tempo da temporada de compras do final deste ano, e os indícios que podem ser colhidos no sistema de bug tracking e nas listas de discussão dos desenvolvedores do sistema indicam que a data vai ser cumprida: o sistema já está em estágio RC – abreviação de release candidate, indicativo de estar prestes a lançar uma versão oficial pública.

Governo da Índia pretende desenvolver sistema operacional próprio: E tem pouca similaridade com os casos comuns no início da década por aqui, em que prefeituras do interior anunciavam na imprensa que haviam criado sua própria customização do Kurumin: segundo as notícias (não muito ricas em detalhes técnicos), a intenção parece realmente ser criar um sistema operacional à parte, e não um fork ou adaptação.

Oracle avisa que o seu OpenOffice continua vivo: Talvez a parte mais interessante dessa história seja perceber que o OpenOffice está fazendo 10 anos.

LibreOffice e o sucesso de forks comunitários : O LibreOffice é o fork “da vez”, e foi bastante divulgada a recente iniciativa de um conjunto de desenvolvedores que gravitaram durante anos ao redor da Sun (agora Oracle) para manter (como voluntários ou mesmo profissionalmente) o OpenOffice, e agora se reuniram na forma da Document Foundation para passar a manter o LibreOffice, iniciado a partir da base de código aberto do projeto anterior.

Lançamento do AskUbuntu.com: Enviado por Carlo Tabuchi (carlotabuchiΘgmail·com): “Lançado oficialmente no dia 10 deste mês o “Ask Ubuntu”, um site para responder comunitariamente dúvidas de usuários do sistema.

Um jeito fácil – dizem – de assistir Blu-Ray no Linux: contornando as dificuldades impostas pelo DRM.

FSF anuncia programa de aprovação de hardware: Mais uma oportunidade para toda a população que prefere adotar itens nos quais a Free Software Foundation assina embaixo: agora, além da lista de distribuições reconhecidas como livres, a entidade anunciou um novo programa com a intenção de promover um selo de aprovação para ser incluído em produtos que atendam ao critério de respeito à liberdade do seu usuário.

Fez besteira no /etc? Use o git para retornar tudo ao normal: O post do Pablo no DeveloperWorks explica 2 métodos gerais de usar o git para gerenciar versões e alterações nos arquivos de configuração do seu sistema.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-10-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.