Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Jogos grátis, jogos pagos, Steam e GNU/Hurd

Pacote de 5 jogos para Linux (e Mac, e mais) por preço livre – incluindo World of Goo: Via @rbp chega a notícia da promoção que a Wolfire Games organizou com alguns produtores independentes de jogos – incluindo o World of Goo, do qual sou fã há algum tempo (embora jogue no Wii).

Áudio no Linux: explicando e tentando entender: Para ser absolutamente sincero com vocês, preciso confessar que eu parei de tentar entender já há muitos anos.

O avanço do GNU/Hurd: O Barrapunto destacou e descreveu como otimistas as notícias de abril dos desenvolvedores do GNU Hurd, projeto em desenvolvimento desde 1990 que busca ser um substituto (em software livre e Unix-like) ao kernel do Unix.

24 jogos grátis para Linux: Quando percebi o sucesso do post do pacote de jogos a preço livre, achei que deveria dar um jeito de incluir logo algum material sobre jogos gratuitos e livres também, e a ocasião não tardou, com a conclusão da série “24 Extra Hot Free Linux Games”, do LinuxLinks.

Usuário consegue fazer o “cliente Steam para linux” exibir uma tela: Segundo o texto do Phoronix, a screenshot mostrando uma janela de abertura, e outra screenshot similar com ainda menos elementos servem como prova da existência de binários (em desenvolvimento na Valve) para Linux do cliente do sistema de distribuição digital de jogos Steam – que existe como boato há pelo menos 2 anos.

Campanha partidária é off-topic nos comentários do BR-Linux: Editorial e esclarecimentos sobre a política de moderação a ser adotada.

Animação que utilizou Blender foi indicada ao Oscar: Enviado por bebeto_maya (artedeagradoΘgmail·com): “A animação The Secret of Kells utilizou parcialmente o Blender na elaboração de algumas de suas cenas que necessitaram de 3D.

Indicadores: Ubuntu 10.10 reformula funcionalidades da barra de título das janelas: Melhor dizendo: a própria existência dos indicadores, da forma como serão implementados, será a novidade.

H.264 x Theora: licenciamento de patentes e você: O Engadget publicou um post tentando esclarecer a situação de patentes que circunda o padrão H.264/MPEG-4 parte 10, e o trechinho que o LWN destacou me lembrou daqueles filmes de Chicago na década de 1930, com gente violenta armando esquemas de extorsão baseados na defesa contra uma ameaça criada por eles mesmos.

Steve Jobs indica que detentores de patentes estão se preparando para atacar o Ogg Theora: Um e-mail que teria sido enviado por Steve Jobs em resposta a um interessado que lhe questionou sobre seu suporte ao formato H.264 e não ao Theora gerou debates durante o final de semana, pois nele o chefão da Apple sugere que o Theora infringe patentes existentes e afirma que alguém está se preparando para agir com base nisso.

Canonical responde sobre sua licença do H.264: O The H relata que, com a atual controvérsia sobre as patentes do formato de vídeo H.264 e os codecs de código aberto, alguns observadores notaram e divulgaram que a Canonical consta na lista dos licenciados da MPEG-LA, o que leva a pelo menos duas questões básicas.

Uma teoria sobre a razão de a Oracle ter passado a cobrar pelo plug-in do ODF da Oracle: Ao contrário do que você pode imaginar em um primeiro momento, existem sim muitas teorias que parecem fazer muito menos sentido do que a ideia descrita abaixo, de que a intenção da Oracle é fazer usuários migrem para o OpenOffice para evitar ter de pagar pela licença do plugin para o MS Office.

Artigo traduzido: Primeiras impressões do Ubuntu 10.04: Enviado por Julio Cesar Bessa Monqueiro (julioΘgdhpress·com·br): “Fresquinho: tradução, por Roberto Bech, do DistroWath Weekly desta segunda-feira, sobre o novíssimo Ubuntu 10.04: “Seja você fã ou não do Ubuntu, o fato é que essa criação da Canonical no momento é a distribuição Linux para desktops mais popular do planeta.

Beta 1 do Slackware 13.1: Slackware é a mais antiga das distribuições que permanecem em atividade.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2010-05-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.