100 mais influentes: Linus Torvalds entra na lista de inventores em destaque de todos os tempos na Enciclopédia Britânica: O livro “Os 100 inventores mais influentes de todos os tempos”, parte de uma série da Britânica sobre as pessoas mais influentes do mundo, lista os 100 inventores mais influentes desde o homem de Cro-Magnom.

VPNs ajudam chineses a escapar da censura do Estado: Que as VPNs *poderiam* ajudar a furar a grande muralha (virtual) da China é algo que não escapa a ninguém com o conhecimento técnico básico sobre seu funcionamento.

“HipHop”, o tradutor PHP do Facebook – aumenta o desempenho de execução, e também é servidor web: Confirmando o rumor da véspera, o Facebook anunciou mesmo a sua nova ferramenta, batizada de HipHop, que traduz PHP para C++ e aí compila pelo g++ – tendendo uma execução mais rápida, naturalmente.

Chrome 4 vai suportar nativamente scripts do Greasemonkey: Quem avisa é o próprio autor do Greasemonkey e engenheiro de software no Google, Aaron Boodman, neste post do blog do Chromium: a partir da versão 4.x do navegador Chrome, o Greasemonkey vai deixar de ser apenas uma extensão para o Firefox, passando a ser suportado (e nativamente) também no navegador do Google.

Net Applications divulga evolução do número dos usuários do Chrome, Firefox, Safari e IE: Na verdade a pesquisa da Net Applications (que já apareceu por aqui muitas vezes antes, geralmente comemorando o crescimento do Firefox) fala de vários outros navegadores também, mas a análise que me interessou foi a dos 3 que estão no título (Chrome, IE, Safari e Firefox)), porque em um deles o crescimento acelerou, no outro o encolhimento acelerou, no terceiro o crescimento lento se manteve, e no quarto o sinal da tendência trimestral se inverteu.

Unicode dominando a web: Lembra quando as distribuições de Linux e softwares para servidores começaram a vir configurados por default para caracteres Unicode, fazendo a troca dos conjuntos específicos para cada idioma por um conjunto único, capaz de representar símbolos e caracteres especiais de uma grande variedade de idiomas, incluindo no mesmo espaço o nosso, os dos chineses (e outros representantes do oriente extremo), os arábicos (e outros do oriente médio), o dos zulus, e até os hieróglifos egípcios.

Android removido do kernel Linux até que seus desenvolvedores voltem a sincronizá-lo: O Google deixou (já há alguns meses) de manter sincronizada o seu próprio branch do kernel Linux com o que havia sido incorporado ao staging e fica disponível a todos os interessados, desenvolvedores, etc.

Red Hat apresenta os riscos de Linux gratuito ou de baixo custo: Fiquei sabendo deste seminário on-line promovido pela Red Hat tarde demais (ele ocorreu ontem), mas a própria descrição pode ser tão interessante para usuários dos produtos “enterprise” da Red Hat (e seus sucedâneos) como foi para mim: “Você sabia que muitas de suas aplicações “enterprise” não são certificadas para uso com distribuições de Linux gratuitas?”

Linux x iPad e Apple: Onde está a mágica?: Artigo interessante do diretor-executivo da Linux Foundation colocando em pauta um assunto bastante abordado em botequins virtuais desde o lançamento do tablet da Apple na semana passada: os fatores que levam os clientes da Apple a terem tanta lealdade à marca (o que o Steve Jobs chama de “mágica” – e que parece funcionar bem mesmo quando os produtos são cheios de pontos em que a concorrência aparentemente leva vantagem), e como os envolvidos na cena Linux poderiam agir se quisessem oferecer uma experiência semelhante.

Mandriva disponibiliza novo website brasileiro: Enviado por Sergio Rafael Lemke (bedi·comΘgmail·com): “Hoje, 28/01 a Mandriva lançou o seu novo website, que agora é totalmente baseado na aparência do site francês (sim, a Mandriva é francesa).

Ressurge o projeto kernel pt_BR: Enviado por Fabricio Vaccari Constanski (fabriciovcΘgmail·com): “O centro de treinamentos de TI, Elaborata Informática, localizada em Curitiba, no Paraná, está patrocinando um projeto importantíssimo para a comunidade do software livre: a tradução para português dos menus de compilação do kernel do Linux.

15 novidades do Ubuntu 10.04 Lucid Lynx: O Ubuntu 10.04 está agendado para sair em abril, e será uma versão LTS (Long Term Support), ou seja, terá suporte e atualizações por 3 anos (no desktop) e 5 anos (na versão server).

Symbian abre seu código 4 meses antes do previsto: Notícias internacionais informam que o código do Symbian, cuja abertura foi anunciada em 2008, foi disponibilizado.

ONU pede tratado para evitar uma ‘guerra na internet’: Não sei quais são as ressalvas às quais o irmão mais velho do Nicholas Negroponte se refere no último parágrafo do trecho da notícia do G1 que reproduzi abaixo, mas também tenho as minhas, com base na experiência da predecessora da ONU que também tentou evitar guerras por meio de banimentos prévios.

Mozilla: Nova autoridade de certificação raiz na lista é a “China Internet Network Information Center”: A lista das autoridades certificadoras raiz aceitas por default em um determinado navegador é um dos fatores cruciais para a sua segurança, porque os certificados assinados por eles são considerados válidos e plenamente confiáveis.

MonoTouch: Novell leva ao iPad da Apple os desenvolvedores do .Net: Para quem acompanha com interesse o desenrolar da saga do Mono e seu ecossistema, uma notícia em conexão com o grande hype da semana passada: a Novell está se posicionando para levar, por meio do MonoTouch, os desenvolvedores .Net ao recém-anunciado tablet iPad, da Apple.

E mais: