Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Bono X Shakira, janela única no Gimp, (outro) PC do tamanho do transformador do meu Atari

42 dicas na linha de comando para geeks espertos: O TuxRadar publicou a íntegra de um longo artigo da revista inglesa Linux Format apresentando o cabalístico número de 42 dicas variadas para incrementar o uso do Linux por intermédio da shell.

Testando o novo modo de janela única do GIMP: Em setembro divulgamos a informação de que o Gimp passaria a trabalhar com janela única, opcionalmente, a partir de sua versão 2.8, e agora já dá para testar na prática este modo, com uma organização que, segundo comentam, lembraria mais o Photoshop.

Criando seu Calendário 2010 no Inkscape: A Comunidade InkscapeBrasil.org disponibilizou um tutorial de como gerar um Calendário 2010 utilizando a extensão Calendário que vem junto a mais nova versão do Inkscape 0.47.

Bono quer maior controle antipirataria: O vocalista da banda irlandesa U2 apresentou sua visão de futuro, citando a China como prova de que é possível o rastreamento de conteúdo on-line, e se posicionando ao lado dos barões do cinema, que – na opinião dele – talvez tenham sucesso onde os barões da música falharam: “a defesa da mais criativa economia do mundo”.

Spam: CGI.br determina bloqueio da porta 25 (smtp) a partir de janeiro: Segundo a cobertura no UOL Notícias, o Comitê Gestor da Internet no Brasil está divulgando que espera reduzir o tráfego de spam em até 90%.

Por que usar Software Livre no Design?: Interessante resposta proposta pelo Eduardo, que foge um pouco ao lugar-comum não tanto pela conclusão em si, mas por apresentar preliminares diferentes das que estou acostumado a ver, como respostas a questões como “As ferramentas livres para Design, como GIMP ou Inkscape, superam ferramentas proprietárias?”

Nova geração do Plug Computer: o computador que parece um transformador de Atari: Os computadores em tamanho pequeno e que se ligam diretamente à tomada elétrica, lembrando bastante as antigas fontes tijolão dos primeiros consoles de videogame populares no Brasil, têm aparecido bastante nas nossas notícias recentemente, e hoje é a vez do Plug Computer 3.0, da Marvell.

Opera 10.5 para Linux: tchau Qt, oi X11: Segundo este post do Techie Buzz, o pre-alpha do Opera 10.5 saiu para Linux só depois das versões do Mac e Windows por estar sob uma mudança mais profunda, trocando o seu já tradicional uso do Qt pela adoção direta do X11 – em paralelo à adoção do Cocoa no Mac OS X, se entendi bem – confesso que não acompanho muito de perto as notícias sobre este navegador.

Convertendo vídeos para celular e MP4/5/6/n: O script está disponível na íntegra no link de referência, e funcionará como facilitador da tarefa (sempre gerando arquivos nas mesmas dimensões e qualidade definidas no script) onde o mencoder e os codecs necessários estiverem instalados.

Pandora, mais um (futuro?) console Open Source: O Pandora (é|será|poderá ser) um sucessor da linhagem do GP2X, mini-console de videogame que já apareceu várias vezes por aqui.

NetApplications: Chrome ultrapassa Safari e se torna o terceiro navegador mais popular: Enquanto o Firefox permaneceu estável em seus ~24,6%, o Internet Explorer caiu para ~62,7% e o Chrome ganhou 0,7 p.p.

Nostalgia: Nova versão do Free Pascal Compiler: Na semana calma pós-reveillon, finalmente realizei o há muito adiado plano de testar o Lazarus, que de fato cumpriu o prometido: reativou sinapses que estavam desligadas desde a primeira metade da década de 1990, e em meia hora eu estava usando as recordações dos meus tempos de programador Pascal (e, brevemente, Delphi) para, com ajuda da variada biblioteca de componentes prontos para usar, desenvolver rapidamente um pequeno (e inútil) cliente HTTP que carrega o conteúdo das páginas diretamente em um campo memo.

A ressaca de ano novo do SpamAssassin: Longe vai o meu tempo de administrador de rede, mas naquela época o SpamAssassin já brilhava, e manter atualizadas as suas configurações era garantia de menos problemas causados por e-mails indesejados.

Android: Google anuncia oficialmente o celular Nexus One: Veja também a nota bem mais opinativa e fartamente ilustrada no Zumo.

Baixe já a sua Linux Magazine Community Edition de janeiro: Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br): “Já está disponível para download gratuito a Linux Magazine Community Edition 62, que traz o principal assunto da Linux Magazine deste mês (Windows 7) e o primeiro artigo completo da nova série sobre criptografia, da teoria à prática.

Nostalgia do Clipper: Harbour 2.0 lançado: Enviado por Marcos Antonio Gambeta (marcosgambetaΘgmail·com): “Após 16 meses de desenvolvimento, a versão 2.0 do Harbour foi lançada com uma série de novidades.

Ubuntu 9.10 – download e detalhes do lançamento oficial: O Ubuntu 9.10 ‘karmic koala’ foi lançado oficialmente no final da manhã de hoje, e traz uma continuidade dos esforços do projeto no sentido de oferecer uma distribuição amigável ao usuário do desktop.

Fundador do MySQL persiste na campanha para a Oracle não comprar o SGBD que ele vendeu – e tenta colocar o PostgreSQL na jogada: Monty Widenius, que criou o MySQL e posteriormente participou da venda do sistema para a Sun, continua na sua campanha para evitar que o sistema que ele vendeu seja adquirido pela Oracle.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-10

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo (usuário não registrado) em 11/01/2010 às 10:25 am

    O lançamento do Ubuntu 9.10 não está meio atrasada?

Este post é antigo (2010-01-10) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.